quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Ações ‘Novembro Azul’ no Pam Diamante, Hospital Aquiles Lisboa e Hospital de Câncer

Equipe multidisciplinar do Hospital de Câncer, durante palestra. Foto: Francisco Campos/SES
Equipe multidisciplinar do Hospital de Câncer, durante palestra. Foto: Francisco Campos/SES
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES),  realiza diversas ações para estimular a população masculina a procurar atendimento médico preventivo, durante todo o mês dedicado a atenção à saúde do homem, com foco no combate ao câncer de próstata.
Na terça-feira (17), ‘Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata’, a campanha foi lançada no Centro de Especialidades Médicas e Diagnóstico do Diamante (PAM Diamante). O hospital disponibilizou atendimento médico pelos urologistas do Centro, aos pacientes entre 45 e 50 anos, que realizaram de 1 a 15 de novembro, o exame de sangue para a dosagem do antígeno prostático específico (PSA). No total, foram 150 atendimentos neste dia e a expectativa é de 300 para todo o mês.
A programação foi aberta com a participação da banda oficial do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), e da banda do 24º Batalhão de Infantaria Leve do Exército, seguida por palestras sobre: ‘Saúde do Homem’, ministrada pelo médico urologista Antonio Minervino e, ‘Doenças sexualmente transmissíveis’, pela enfermeira Julieta Rocha. Além disso, houve distribuição de material educativo, aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar, vacinação e ainda, cuidados de beleza para os homens.
Jorge Vieira, que fez consulta e aproveitou para cortar o cabelo em ação do Hospital de Câncer. Foto: Francisco Campos/SES
Jorge Vieira, que fez consulta e aproveitou para cortar o cabelo em ação do Hospital de Câncer. Foto: Francisco Campos/SES
Os pacientes dentro do perfil da campanha novembro azul, com risco para câncer de próstata foram direcionados para os consultórios médico para o exame do toque retal. Os resultados serão analisados e interpretados e, a partir destes, os pacientes serão encaminhados com consultas agendadas para urologistas do Pam Diamante.
A coordenadora de enfermagem Rafaela Pedroso, disse que ações como essa têm o objetivo de incentivar a classe masculina a cuidar da própria saúde. “Nesse mês dedicado ao alerta para o homem cuidar da saúde, o que queremos é contribuir com os esclarecimentos sobre a importância de fazerem o exame e deixar o preconceito de lado pelo bem maior, que é a saúde. Além de ressaltar a informação que nos casos de câncer, se descoberto em fase inicial, aumenta as chances de cura”, explicou. A ação “Novembro Azul” no Pam Diamante segue até o próximo dia 30.
Nesta semana, o Hospital Aquiles Lisboa (HAL), também está com uma programação voltada para o ‘Novembro Azul’. Desde a última segunda-feira (16), estão sendo disponibilizadas consultas médicas para homens, exibição de vídeos educativos no ‘Cine Comunidade’ sobre o câncer de próstata e de pênis, e a ‘Caminhada Azul’ para conscientização da população do bairro Vila Nova.
Na tarde dessa quarta-feira (18), foi aberto o ciclo de palestras que serão realizadas em diferentes alas do hospital abordando temas como ‘Sexualidade durante o tratamento de câncer de próstata’ e ‘Hábitos saudáveis para prevenção do câncer de pênis’. Na sexta-feira (20), serão oferecidos corte de cabelo para funcionários e pacientes da internação, além de atualização da carteira de vacinação.
Lúcio Paiva, médico urologista, durante consulta preventiva no Hospital de Câncer. Foto: Francisco Campos/SES
Lúcio Paiva, médico urologista, durante consulta preventiva no Hospital de Câncer. Foto: Francisco Campos/SES
Mutirão de Consultas Urológicas
No ‘Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata’, aconteceu no Hospital de Câncer do Maranhão – Dr. Tarquínio Lopes Filho (HCTLF), das 8h às 17h, o mutirão de consultas urológicas. Foram atendidos 180 pacientes, que já haviam passado por triagem.
Aos 66 anos, o senhor Honório Santos já havia feito outros exames requisitados pelo urologista, mas pela primeira vez passou pelo exame de toque. “Já vi exemplos de outras pessoas mais velhas que eu que já tem o problema do câncer e nunca tinham procurado médico. Acho que aproveitar essa oportunidade de ir ao médico quanto mais cedo é melhor”, disse.
Fábio Dias, de 47 anos, soube da ação por meio da empresa em que trabalha, e compareceu ao mutirão para fazer o exame pela primeira vez. “Estou aproveitando o momento da campanha, pois prevenir é melhor que remediar. Conheço casos de homens que infelizmente não estão mais aqui porque o exame passou despercebido e eles não se cuidaram. Os 50 anos estão chegando e quero chegar lá com saúde e sem preconceito”, disse.
A médica urologista Patrícia Canelas, considera os mutirões uma importante forma de contribuir para prevenção e promoção da saúde de uma população necessitada. “O homem não tem acesso a serviços exclusivos de saúde pública como a mulher tem. O Estado promover essas ações é uma forma de atingir um número maior de pessoas e um público alvo diferente”, afirma.
Segundo ela, todos os pacientes que participaram do mutirão realizaram o exame do toque retal – principal exame para identificar sintomas diferentes na próstata. “Primeiro orientamos sobre como fazer a prevenção do câncer de pênis e próstata. Realizamos a triagem através da ultrassom da próstata, que esta sendo ofertada pelo hospital, fazemos o exame do toque e solicitamos o PSA”, explica a urologista.
Os pacientes foram encaminhados para realizar todos os exames necessários para um diagnóstico completo. “No mutirão houve uma minoria de casos com alteração no exame do toque. Eles foram devidamente triados para fazerem a biopsia da próstata. É importante ressaltar que quando falamos de realizar o exame não significa dizer que o paciente vai detectar um câncer, mas que se ele existir, e for descoberto precocemente, o paciente terá uma chance maior de 95% de cura. Se estiver tudo normal ele vai realizar os exames e só retornará ao urologista após um ano”, ressalta a médica.
As atividades no HCTLF seguem até o dia 20, com palestras, momentos de beleza com corte de cabelo, barba e unhas, além de blitz nos setores sobre câncer de pênis e entrega de kits de sabonete, toalha, e preservativos.
O médico urologista Antonio Minervino, durante palestra no Pam Diamante. Foto: Francisco Campos/SES
O médico urologista Antonio Minervino, durante palestra no Pam Diamante. Foto: Francisco Campos/SES

Nenhum comentário:

Assassino da drag queen Paula Ferraz é condenado a mais de 13 anos

Em julgamento realizado na tarde desta quarta-feira (13), no Fórum Desembargador Sarney Costa, o réu Genilson da Silva Reis foi condenado a ...