quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Viva Cidadão realizará atendimentos em sete municípios pelo ‘Rota da Cidadania’

Nos próximos dias o Programa Rota da Cidadania, realizado pelo Viva Cidadão, realizará atendimentos em sete municípios maranhenses. São eles: Açailândia, Mata Roma, Cururupu, Paço do Lumiar, Alcântara e São João dos Patos.

A meta é realizar em média 10.500 atendimentos. Na oportunidade serão oferecidos os serviços de emissão de carteira de identidade (RG), inscrição no Cadastro de Pessoa Física e serviços do balcão do cidadão, que incluem emissão de boletim de ocorrência, consultas (NIT, PIS/PASEP, bolsa família), inscrições em concursos e outros serviços online.
O objetivo do programa Rota da Cidadania é oportunizar o acesso aos serviços públicos, atendendo à grande demanda dos municípios do interior do estado, com vistas o exercício da cidadania dos maranhenses.
Para solicitar o RG é necessário apresentar a original da certidão de nascimento ou certidão de casamento. A primeira via é gratuita, e a segunda via custa R$ 29,50.
No caso do CPF, o solicitante deve apresentar certidão de nascimento ou de casamento. A inscrição é gratuita, bem como a segunda via. Vale lembrar que para menores de idade, é indispensável o acompanhamento dos pais ou responsáveis. E para maiores de 18 anos é exigida a apresentação de título de eleitor ou comprovante de votação.
Unidades Prisionais
O Viva Cidadão realiza ainda o atendimento aos internos das Unidades Prisionais de Pedrinhas, Olho D’Água e Paço do Lumiar para prestação dos serviços de emissão da Carteira de Identidade (RG), Carteira de Trabalho (CTPS) e o Cadastro de Pessoa Física (CFP), além de consultas sobre a situação desses documentos.
A atividade é resultado da parceria com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Sejap) para garantir aos internos a obtenção da documentação básica como forma de promover o acesso à cidadania.

Nenhum comentário: