quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Governo lança Semana Nacional de Trânsito nesta quinta-feira (17) programaçãovai alcançar 60 municípios maranhenses



O Governo do Estado realiza entre os dias 18 e 25 de setembro a Semana Nacional de Trânsito, em 60 municípios do Maranhão, inclusive na capital. Várias ações serão realizadas a fim de conscientizar motoristas e pedestres a evitar acidentes. O pré-lançamento da campanha será na quinta-feira (17), 10h,no Salão de Atos do Palácio dos Leões.

A campanha sobre o trânsito acontece de acordo com a Lei Federal 9.526, que determina a realização do evento. O tema deste ano é “Seja você no trânsito” e foi escolhido pelo Conselho Nacional de Trânsito (CNT) e deverá ser executado durante o ano todo pelos órgãos competentes.

De acordo com o diretor do geral do Detran,  Antônio Nunes, este é um momento no ano que tem o objetivo de levar a sociedade a refletir sobre o grande número de acidentes de trânsito, problema que afeta a todos independentemente de faixa etária ou classe social.

“Durante a Semana estaremos intensificando as ações educativas para conscientizar e sensibilizar a sociedade sobre a importância de se criar um ambiente favorável à valorização da vida. Nossas atividades estão focadas para a mudança de comportamento de todos os atores do trânsito, entre pedestres, ciclistas, passageiros e condutores, como ação primordial para a redução de acidentes”, afirmou Antônio Nunes.

No Maranhão é alto o número de acidentes com motociclistas, segundo dados do Sistema de Informação sobre mortalidade (SIM/SES), foram registrados 1.417 óbitos nos 16 municípios maranhenses mais populosos, entre os anos de 2011 e 2014.  Em todo o Estado foram 2.535 motociclistas vítimas do trânsito no mesmo período.

No ano de 2013, houve 5.020 internações por acidentes de trânsito, no Maranhão; o que custou R$ 3,6 milhões aos cofres públicos, de acordo com o Ministério da Saúde.

Semana de Trânsito

Prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro, a Semana Nacional do Trânsito é uma comemoração anual, sempre entre os dias 18 e 25 de setembro, com o objetivo de conscientizar a sociedade para atitudes positivas nas vias, focando o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos com segurança.

No Maranhão, as atividades serão coordenadas por diversas instituições, entre elas o Conselho Estadual de Trânsito, Detran, Secretaria de Estado da Saúde (SES),  Polícia Rodoviária Federal, Unipas, SMTT, entre outras, que irão desenvolver uma série de atividades, como palestras educativas nas escolas, seminários, passeatas, concurso de redação, reuniões com motociclistas, panfletagem, blitz educativa,  etc.

Programação

A programação da Semana Nacional de Trânsito tem vários pontos de destaque. Uma caminhada do Palácio dos Leões até a Praça Deodoro vai marcar a abertura do evento na sexta-feira (18). No domingo (20), haverá passeio ciclístico para 400 pessoas, também no centro de São Luís. Mas durante toda a duração da Semana, diversas ações educativas estão programadas, como palestras, blitz e ações educativas. Confira a programação completa no portal do Governo do Estado (www.ma.gov.br).

Ações para redução de acidentes


Para reduzir acidentes no estado, o Governo do Maranhão já lançou uma série de programas que incentivam a regularização da documentação dos veículos e a habilitação dos condutores. Um deles é o ‘Moto Legal’, que isenta os proprietários de motocicletas com valor venal de até R$ 10 mil do pagamento de IPVA atrasados, ou do primeiro IPVA, para motos novas, desde que o condutor seja habilitado e comprove que possui capacete;o CNH Jovem que arca com os custos da primeira habilitação para jovens estudantes de escolas públicas; o CNH Rural que, no mesmo modelo do CNH Jovem, isenta trabalhadores rurais que comprovem baixa renda dos custos para emissão da primeira habilitação. Além dos programas que incentivam a habilitação dos condutores, o Governo do Estado intensificou a fiscalização da Lei Seca na capital e nas maiores cidades do interior do Maranhão.

Nenhum comentário:

Chuvas já desabrigaram mais de 940 famílias no MA; desalojadas ultrapassam 2.600

Os temporais das últimas semanas já deixaram mais de 940 famílias desabrigadas no interior do Maranhão, além de 2.663 desalojadas – segundo ...