quarta-feira, 24 de junho de 2015

Hemomarfaz coleta externa de doação de sangue na Praça Deodoro


Para facilitar o acesso daqueles que não podem se deslocar até o ponto oficial de coleta para doação de sangue, na sede do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), uma equipe de coleta externa está atuando em diferentes pontos,desde o dia 15 de junho. É que oHemomar iniciou a campanha junina de incentivo à doação de sangue com o tema: ‘Doar sangue faz parte da brincadeira. Salve vidas!’. A campanha é realizada no período junino por ser uma época em que o estoque está reduzido, devido à baixa no número de doadores, e segue até o próximo dia 27.

Nessa terça-feira (23), o caminhão de coleta esteve na Praça Deodoro durante todo o dia. “No período junino as pessoas estão mais envolvidas com as festividades e acabam esquecendo de fazer a doação. Através da coleta externa chamamos a atenção das pessoas distribuição folhetos no local. É importante informar que os mesmos procedimentos que são feitos no centro oficial de coleta são também realizados na coleta externa. A vantagem é que existe a facilidade do acesso”, ressalta Valma Costa, coordenadora da Coleta Externa do Hemomar.

Maria Reis, de 25 anos, doou sangue pela primeira vez no caminhão da coleta externa. “Vim pagar uma conta, passei pela praça, olhei o ponto de coleta e decidi parar. Já tinha vontade de doar sangue, mas não tinha tempo de ir ao Hemomar nos horários de funcionamento. Para quem não tem muita disponibilidade a coleta externa é muito boa. Estou me sentindo realizada de estar fazendo a doação”, conta a operadora de caixa.

A médica Maria do Rosário tranquiliza os doadores. “Depois de passar pela triagem, a doação é um processo normal de coleta que dura cerca de quatro minutos. Orientamos que após a doação a pessoa não faça esforço físico nas 12horas seguintes, não ingira bebida alcoólica, dirija somente após meia hora, se alimente normalmente e mantenha-se hidratado”, orienta a médica.

Além de estarem saudáveis, os doadores precisam ter entre 16 e 69 anos –sendo que menores de idade precisam de consentimento formal do responsável legal –, ter peso acima de 50kg, não ter evidência clínica ou laboratorial de doenças transmissíveis pelo sangue como hepatites B e C, Aids (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas, e não fazer uso de drogas ilícitas injetáveis. Além disso, há impedimentos temporários, como gripe ou resfriado, febre, gravidez e pós-parto. No dia da doação é necessária a apresentação de documento com foto, expedido por órgão oficial. Após a doação o intervalo para uma próxima coleta é de 90 dias para mulheres e 60 dias para homens.


Seguindo a programação de doação de sangue da campanha junina, a próxima coleta externa será nos dias 25 e 26, no município de Pinheiro. Até o dia 27, a equipe de profissionais que realizam a coleta na sede do Hemomar (Rua 5 de Janeiro, s/n, Bairro Jordôa) foi aumentada em 40% para agilizar o atendimento.



Nenhum comentário:

Secretários deixam cargos para disputar eleições municipais de Pinheiro

  O Prefeito Luciano Genésio, anunciou a troca de alguns secretários municipais, que deixarão seus cargos para disputar as eleições municipa...