quinta-feira, 18 de junho de 2015

Governo anuncia investimentos e realização de concurso público para a Fundação da Criança e do Adolescentes

Elisângela Cardoso, presidente FUNAC
O Governo do Maranhão fará uma série de investimentos na Fundação da Criança e do Adolescente (Funac). Entre eles estão a suplementação da dotação orçamentária da Fundação em R$ 3,5 milhões; acréscimo da Gratificação Técnica da  instituição; realização de processo seletivo simplificado e de concurso público; adequação ao Sistema Nacional de Atendimento Socieducativo (Sinase) e a execução do Projeto Político Pedagógico e do Plano de Segurança.

A presidente da Funac, Elisângela Cardoso fez nesta quarta-feira (17), na sede da Fundação, em nome do governador Flávio Dino, o anúncio do pacote de investimentos. “Com esta determinação do governador teremos mudanças significativas no atual quadro da Fundação. O pacote inclui melhorias nas condições de funcionamento, melhorias pedagógicas e na segurança das unidades de atendimento socioeducativo, além da aquisição de novos equipamentos, efetivação do quadro funcional e ganhos salariais para os servidores”, comemora a presidente.

As medidas serão adotadas a curto e médio prazo. Para 2015, está prevista a realização do processo seletivo simplificado para atender de forma imediata às demandas de recursos humanos das unidades e, a partir de 2016, a realização de concurso público que possa garantir um quadro de servidores efetivos com planos de cargos e salários.

Parceiros

Em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), já está em processo de execução, o Projeto Político Pedagógico, que inclui a escolarização dos adolescentes. Com a Secretaria de Estado de Segurança Pública está sendo firmado um termo de cooperação técnica para realização do Plano de Segurança, que visa estabelecer um atendimento de forma mais humanizada e instituir rotinas de prevenção de conflitos e de intervenção em momentos de crise. 

Também está sendo realizada uma força tarefa entre as secretarias de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular, Gestão e Previdência, Infraestrutura e o Comando Geral do Corpo de Bombeiro Militar, para a melhoria das condições de trabalho dos servidores e de habitabilidade das unidades pelos adolescentes.

Atualmente quatro unidades da Fundação passam por reformas. Serão disponibilizados ainda, dois imóveis para o funcionamento de uma unidade de internação e outra de internação provisória. A gestão está finalizando a construção da Unidade de Atendimento Regionalizado na Região Tocantina e construindo um Centro Socioeducativo na Região Metropolitana, que cumpre a resolução 05/98 do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca) e também atendem às exigências do Sinase – Sistema que designa a forma como devem ser prestados os atendimentos aos adolescentes que ingressam no sistema socioeducativo, em todo o país.


A presidente destaca que todas as ações contam com o esforço de diversas secretarias e a perspectiva é incluir outros parceiros. “Todas essas melhorias que estamos anunciando conta com o empenho de órgãos como a Sedihpop – órgão ao qual somos vinculados –secretarias de Planejamento e Orçamento, Educação e Segurança, dos órgãos de segurança e justiça do Estado, do Fórum dos Direitos da Criança e Adolescente (DCA), doCedca, dos Conselhos Tutelares, da comunidade e do Sindicato dos servidores da Funac que estão atentos e vigilantes ao pleno cumprimento das diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente e demais legislações aplicáveis direta ou indiretamente às ações desta Fundação”, explica Elisângela. 

Nenhum comentário:

Secretários deixam cargos para disputar eleições municipais de Pinheiro

  O Prefeito Luciano Genésio, anunciou a troca de alguns secretários municipais, que deixarão seus cargos para disputar as eleições municipa...