segunda-feira, 22 de junho de 2015

Colunaço do Pêta

Petinhadas
Longe do Dr. Pêta ter a pretensão de ser um Samuel Wainer, o fundador, editor-chefe e diretor do jornal Última Hora, que, ainda nos Diários Associados, fez uma entrevista com Getúlio Vargas que o consagrou e o tornou amigo pessoal do futuro presidente da República!!! Nessa entrevista, relatada no seu livro “Minha razão de viver”, Wainer revela detalhes do seu furo jornalístico: a informação bombástica de que Getúlio Vargas, ‘refugiado no interior do Rio Grande do Sul e ‘ressurgido das cinzas’, disputaria pela segunda vez a Presidência do Brasil!!! Bom, Dr. Pêta não entrevistou ninguém, muito menos Roseana Sarney, mas tem motivos fortes para acreditar que a ex-governadora será candidata do PMDB a prefeita de São Luís!!! E que ‘motivos fortes’ seriam esses???!!! Uma informação fidedigna, de dentro da ‘cozinha’ da ‘Casa Mal Assombrada’, de que Roseana já estaria sondando pessoas para montar a sua equipe de campanha!!! Pelos menos duas conhecidas figuras da ‘Grande Ilha’ já foram comunicadas para ficar ‘sob alerta’ para uma eventual campanha da filha de ‘Don Bigodon’ à sucessão de Edivaldo!!!
Meu amigo, o novo romance da deputada Andrea, que, segundo fontes do Dr. Pêta, não é tão novo assim, agitou as ‘rodas’ sociais da cidade depois da divulgação aqui no ‘Colunaço’!!! Muitos falaram em exagero do Dr. Pêta em relação à aeronave do magnata!!! Pois digo e repito: a aeronave que  estava no aeroporto Marechal Cunha Machado era uma Gulfstream G450!!! Além dos dois pilotos, um brasileiro e outro americano, nas duas primeiras ocasiões que o jato pousou na ‘Grande Ilha’ vieram juntos mais dois assessores do magnata, que falaram abertamente que o chefe só tinha vindo olhar a namorada, e que iriam pegar os ares!!! O ‘repórter’ do Dr. Pêta não conseguiu entrar para fazer a ‘vistoria’, mas um informante que conversou com ele da segunda vez que o avião esteve por aqui passou os detalhes!!! O jato tem oito lugares, mesa de trabalho, sofá e até cozinha!!! Indagada no ‘Poder Rangedor’ sobre a aeronave do ‘love’, a deputada desconversou ao dizer que estão sabendo mais do que ela!!! Então, tá!!!
Ô ‘povo’ que não tem jeito…, Dr. Pêta já avisou e não cansa de repetir: tem gente que ‘toca terror’ em rádio, jornal e blog porque quer boicotar a ação firme do sistema de segurança do estado contra a bandidagem!!! O jornal “do outro lado da ponte” chegou a ‘ficcionar’ uma matéria que qualquer leigo atento percebe que foi todinha adulterada, do começo ao fim!!! Que que é isso, ‘rapaziada’!!! Menos, menos!!! O combate ao tráfico, aos roubos e a todo tipo de crime tem que ser apoiado por todos!!! São vidas em jogo!!! Até a morte de cinco bandidos no Coroadinho foi ‘escondida’ do noticiário dos ‘oposicionistas’!!! E sabe por quê???!!! Porque a população aplaude e o clima de medo diminui!!!.Marrapá…, me compre dez bodes!!!
E o grupo de ‘zap-zap’ dos jornalistas e blogueiros, hein!!! Pois é…, acredita que o debate da semana foi se um ‘cabra’ aqui da ‘casa’ era ou não apaixonado por outro ali da Avenida Ana Jansen???!!! Marapá!!! Pior é que os dois começaram a se ‘acusar’ reciprocamente, na base do “eu não sou, mas tu és…!!! Pense!!! Eu, hein…, tanta coisa pra debater!!!
Meu amigo, a ‘bagaceira’ foi grande, sexta-feira última, na região dos Cocais!!! Por volta das 3 da tarde, ‘ex-deputado-corajoso’ recebeu a visita de um oficial de justiça, com três policiais, que anunciaram: “Temos um mandado de prisão, por falta de pagamento de pensão alimentícia”!!! “Mas já paguei essa dívida”, respondeu ‘corajoso’, ouvindo do oficial que isso não constava no processo!!! Rumaram todos, então, para a Caixa Econômica, onde ‘ex-deputado’ tem uma conta ‘alaranjada’!!! Já na agência, ‘corajoso’ preencheu um cheque do ‘laranja’ e disse que ia ‘lá dentro’ falar com a gerente!!! Um dos policiais, experiente e exímio conhecedor das peripécias do ‘réu’, saiu do banco, deu a volta por trás, e, adivinha???!!! Pegou ‘ex-deputado’ com a ‘boca na botija’, tentando ‘se escafeder’ pela porta dos fundos, que dá acesso a uma outra rua!!! Sem saída, o ‘cabra’ se dirigiu ao caixa, sacou pouco mais de ‘dez pilas’ e honrou o ‘compromisso judicial’, livrando-se de ver o ‘sol nascer quadrado’!!!
Será que esse oficial de Justiça foi o mesmo que realizou uma ‘busca e apreensão’ de um carro de ‘corajoso’ e voltou pra o fórum sem conseguir cumprir a missão???!!! Pois é…, ao ouvir a ‘sentença’, lida pelo oficial, ‘ex-deputado’ pediu a ele para tirar umas coisas pessoais de dentro do veículo!!! O oficial permitiu, o ‘réu’ entrou no carro, travou as portas e disparou, tomando rumo ignorado!!! Até hoje o banco corre atrás do carro!!! É ‘ninja’, ‘meu filho’!!!
Rapaz, o que tem de empreiteiro sob efeito de tranqüilizante é uma ‘festa’!!! Também, depois de perder os acordos e benefícios conseguidos nas mesas do carteado, queria o quê???!!!
Um ‘passarinho’ ‘enfronhado’ nos bastidores dos bastidores informou ao Dr. Pêta que vem ‘bomba’ aí!!! Que se cuidem algumas pessoas de confiança da ‘ex’ que mexeram com milhões da Univima e duas secretarias, uma forte e outra ‘média’!!! Tcham, tcham, tcham, tcham…!!!
Olha essa!!! Sabia que uma revendedora de veículos japoneses foi adquirida por um ‘togado’ que estava com um polêmico processo de um ex-presidente de concessionária???!!! E pode???!!!
E essa ‘embromação financeira’ na Secretaria de Cultura para detonar o Américo Azevedo do teatro, hein!!! Pois é…, não bastasse deixar a principal casa de espetáculos do Maranhão sem uma manutenção, sem nem uma passada de tinta, agora o governo pode responder a um processo por conta de uma grelha tirada, e nunca reposta, da calçada da frente do Arthur Azevedo, que causou um acidente com um idoso!!! O ‘coitado’ não viu a ‘vala’, caiu e parece que quebrou a perna!!! Agora, a família vai cobrar na ‘justa’!!!
Um perito médico da Previdência Social assumiu, essa semana, a direção geral de um hospital materno infantil na região tocantina, juntamente com um médico que foi nomeado para a diretoria administrativa!!! Até aí, tudo bem!!! Agora, o que está assustando, mesmo, na administração da unidade hospitalar é a contratação abusiva de parentes e amigos do diretor geral, que resolveu vetar as demais aquisições na casa de saúde alegando que não pode contratar parentes na administração Flávio Dino, afirmando isso, inclusive, a um secretário muito próximo do governador que intercedia para ‘emplacar’ um cunhado do guerreiro Sálvio!!! Pior é que o diretor geral já apresenta acúmulo de funções, como de perito do INSS e de socorrista do Samur!!! E pode???!!! Pior é que fala tudo isso e indicou um cunhado, médico, para auditor do Estado; e o próprio irmão para diretor da ICN, empresa terceirizada, do Rio de Janeiro, vencedora da licitação na Saúde e que tem a missão de fiscalizar os atos do diretor do hospital regional!!! Ou seja, no hospital Regional de Imperatriz arrumaram problemas para o governador, que se iniciam na lavanderia, passando pela cozinha e chegando na direção, onde o diretor do hospital tem o seu irmão como chefe maior!!! Entenderam???!!! Um irmão é patrão do outro…, tudo ‘juntos e misturados’!!! Como que um irmão vai fiscalizar o outro???!!! O diretor contratou, ainda, mais cinco enfermeiras com salário de 3 mil, cada uma, sendo uma delas a sua ‘cara-metade’; 01 nutricionista, pelo critério ‘amiga da cara-metade’, e também três irmãs, uma delas para administrar o centro cirúrgico!!! Diante de tanto ‘desmantelo’, há informações de que os ‘exames admissionais’ dos contratados foram feitos pela empresa do diretor e de um amigo do peito!!! O laboratório e a cozinha que prestam serviços ao hospital foram indicados pelo diretor geral!!! Licitação???!!! Bom, isto é a ‘ponta do novelo’!!! Cabe agora ao governador investigar, punir e dar conhecimento, e ao Ministério Publico da comarca tocantina usar de suas atribuições e competências!!! Que história!!!
Meu amigo, o ‘couro tá comendo’ na região de Presidente Dutra!!! Apesar de todas as ações da Secretaria de Segurança, no mês de junho já foram mais de dez assassinatos em Curupu e na vizinha cidade do ‘Zé Feio’!!! Na última sexta-feira, um idoso foi assassinado em plena luz do dia em uma tentativa de assalto!!! Moradores da região fazem um apelo ao Flávio Dino: “Governador, acione a Policia Rodoviária Federal, por meio da Presidência da República, e, em conjunto com as polícias Civil e Militar, organize uma operação de repressão ao crime na Região Central do estado!!! São muitos quilômetros de rodovias desguarnecidas!!! Vamos deixar para mudar nome de ruas, praças e avenidas em um momento mais oportuno”!!!
Informa o ‘nosso’ colaborador Urbano Lopes, da terra de ‘Don Bigodon’, que, depois que a Prefeitura de Pinheiro negou as passagens a pacientes que precisam fazer hemodiálise na capital, um grupo de hemofílicos procurou o programa ‘Repórter Cidadão’ para denunciar o ‘descaso’ com esses pacientes; afinal, trata-se, na maioria, de pessoas carentes!!! Para a surpresa geral, numa campanha de solidariedade relâmpago, feita pelo apresentador Wellington Sérgio, o programa conseguiu sensibilizar a população, que, em menos de uma hora, doou quase dois mil reais!!! Fontes pinheirenses garantem que a Prefeitura estaria com uma dívida de quase 200 mil reais junto ao ‘Mundo Cabo de Aço’, que fazia o transporte dos pacientes para Prefeitura pelo TFD!!! “Cabo de Aço’ não aguentou mais, já que nos últimos meses vinha recebendo pagamento em combustível, e agora nem isso!!! Consequentemente, ele teve que suspender as viagens!!! O Tratamento Fora de Domicílio (TFD), instituído pela Portaria nº 55, da Secretaria de Assistência à Saúde (Ministério da Saúde), é um instrumento legal que visa garantir, por meio do SUS, tratamento médico a pacientes portadores de doenças não tratáveis no município de origem por falta de condições técnicas!!! Caberia ao MP e à Justiça uma intervenção, mesmo porque esta semana as três pacientes têm como se deslocar para São Luis…, e depois???!!! E ainda tem outros pacientes!!!
Rapaz, a derrota do Brasil para a Colômbia enfureceu muitos brasileiros!!! E no Maranhão não foi diferente!!! Olha só o que um leitor assíduo do Dr. Pêta mandou para o Colunaço!!! “As atitudes de Neymar em campo são de moleque!!! Botar a mão na boca para não sabermos o que está falando é atitude de marginal!!! Achar que todos têm que se curvar às suas molecagens e desejos é ser tão pretensioso quanto Lula achar que o Brasil é dele!!! O Galvão e a Globo endeusam Neymar, mas a imprensa internacional começa a descobrir esse falso ‘ídolo’!!! O próximo jogo ganharemos, pois vamos entrar em campo com 11 jogadores, sem o moleque”!!! Viuchi…, esse tá brabo!!!
Informações procedentes da cidade de ‘Zé Feio’ dão conta de que o idoso baleado na cabeça, sexta-feira, depois de mais uma tentativa de assalto, vai perder a visão!!! À noite, um jovem com passagem pela policia, identificado como ‘Popó’, foi assassinado em um bar às margens da BR-135!!! É, meu amigo, tá ‘feia’ a coisa por lá!!!
Lembra o Mistério sobre o apresentador de emissora AM que anda fazendo das ‘tripas coração’ para rebater críticas de ouvintes aos governos estadual e municipal???!!! Pense num ‘cabra’ ‘engajado”!!! Pois é…, durante a semana passada, o ‘dito-cujo’ realizou importantes entrevistas e novamente surgiram queixas de ouvintes…, e mais uma vez ele ‘me aparece’ com desculpa da ‘gestão passada’, para irritação dos ouvintes!!!
Buscam-se sugestões para o que deve ser feito com o Decreto N° 30.616, publicado no Diário Oficial do Estado, edição Ano CIX n° 001 de 02 de janeiro de 2015, páginas 25 e 26!!!
Lembram a ‘historinha’ do campeonato da OAB???!!! Pois é, a bola ‘rolou’ solta no gramado, e fora dele o que ‘rolou’ foi a ‘velha’ ‘bola’ da ‘azaração’!!! Uma diretoria inteira acabou sendo levada à ‘justa’ pela direção da ‘casa’ que serviu de palco para o evento!!! Como ‘noticiou’ Dr. Pêta no domingo, “depois de ‘umas tantas’, os nobres causídicos entraram numa de ‘Vem Verão, Vai Verão’, que até as garçonetes viraram paixão!!! Etchô”!!! Pois bem…., só tem um detalhe: ao contrário do que publicou o Colunaço, a festa não aconteceu no Sesc do Olho d’Água!!! A propósito, a assessoria de comunicação do Sesc encaminhou a seguinte nota ao Dr. Pêta: “O campeonato citado na coluna do Dr. Pêta, no último domingo, dia 14, não teve sua realização no Sesc Turismo, no Olho d´Água!!! O Sesc, como instituição social, recebe em sua Unidade Turismo diversas atividades na área de lazer; contudo, os fatos destacados na nota não se passaram em nossos espaços. Estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos”!!!
Meu amigo, o ‘caldo engrossou’ lá pras bandas da região do Salangô!!! Informações dão conta de que a ‘Arapuka’, a ponte que foi recentemente construída sobre o rio Peritoró, está com hora marcada para ser desmontada…, tudo por conta de um alcaide que não pagou as madeiras!!! O fornecedor tá dando ‘chilique’ porque ainda não recebeu o ‘faz-me-rir’…, e, como não tem nenhuma data definitiva pra receber, já disse que vai arrancar todas as peças numa madrugada dessas!!! “Jesus/ Maria/José”!!! Quem está chateado, mesmo, é um outro aliado do prefeito!!! O ‘dito-cujo’, que ficou responsável pela construção da ponte, agora só vive de ‘cara amarrada’!!! Achava que ia ‘faturar’ mais ‘algum’…!!!
E pra fechar…
Bom dia, Dr. Pêta;
Nós, moradores da Rua 17, Quadra 16, Conjunto Planalto Vinhais II, no Vinhais, estamos solicitando do editor do Colunaço a intercedência junto à Semosp, ou diretamente ao sr. Prefeito, para que nos ajude, pois sofremos aqui de alguns problemas que já chegam aos vinte anos ou mais, sem nenhuma satisfação ou resolução:
1 – Uma quadra de esportes inacabada, cercada por mato e deteriorada pela ação de vândalos e das intempéries, serve toda noite para abrigo de marginais e usuários de drogas;
2 – Uma vala de esgoto que corre a céu aberto em toda a extensão da rua, colada ao muro lateral de um jardim de infância (Escola Tom e Jerry), que frequentemente desaba para dentro da vala, com riscos às crianças da escola, e também corre ao longo da lateral da quadra;
3 – Buracos em toda a extensão da rua, que a Semosp não resolve nem na Ação Tapa-Buracos, que na realidade é uma Ação Tapa-os-Principais-Buracos-das-Principais-Ruas-e-Avenidas, que é o que de fato acontece. Pois aqui nesta rua chegam ao cúmulo do ridículo de tapar um buraco, por exemplo, e o asfalto escorrer para dentro do seguinte, que não é preenchido com alegação de que não está na ordem de serviço. Já presenciei pessoalmente esse acontecimento e com essa alegação do encarregado pelo serviço;
4 – A presença de mato em grande parte desta rua, o que nos traz permanente insegurança dia e noite.
Todos esses problemas relatados são de conhecimento da Semosp, porque já foram encaminhados várias vezes, não só para essa como para administrações municipais passadas,!!!
Certos de contarmos com a sua importante divulgação e ajuda. Ficamos gratos.
(Raimundo Rosa – São Luís MA)
Duas loiras viajavam de trem. Daí uma olha pra janela e comenta com a outra:
– Noossa, como as árvores andam depressa. A outra loira responde:
– Da próxima vez, nós vamos é de árvore !
Mistérios
Quem foi que ‘batizou’ o Arraial do Ipem com o nome de ‘NONATO Alves, em homenagem ao falecido cantador do Boi de Axixá, DONATO Alves???!!! ‘Ester’ é um grave erro cultural!!!
Qual é o setor estratégico do Estado que manda o servidor viajar, não adianta a verba indispensável como diária e cobra eficácia???!!! Trabalhar sem alimentação e hospedagem dá pra segurar???!!!
Quem, na redação do JP, foi o autor da ‘lambança’ de dar a chamada da abertura do II Campeonato Nordeste de Sinuca e não botar a matéria na edição???!!! Sorte do ou dos desatentos que meu chefe se classificou em primeiro da Chave dele e amenizou na ‘esculhambação’!!! ‘Rapá’, ‘prestatenção’ no ‘serviço’!!!
Quem é o investidor estrangeiro, representante de grupo forte e proprietário de uma potente moto, que chegou à ‘terrinha’ com justificativa de competição e aqui permanece há três anos, nas proximidades da casa de veraneio do governo, em ap de luxo???!!!
Qual é o empresário, dono de shopping, que há mais de seis meses cortou todas as verbas publicitárias para a imprensa (exceto a milionária permuta com o jornal “do outro lado da ponte”), sob alegação de que está em crise???!!! Crise braba, mesmo!!! Que o diga o grande casamento de ‘Parri’, com direito a vestido Dior e bolo de casamento feito em ‘Sampa’ e levado para a ‘Cidade Luz’…!!!..
Qual é o diretor da CBBS (Confederação Brasileira de Bilhar e Sinuca), que, embora bom de ‘bico’, é ‘devastadoramente’ contra os tucanos???!!! É, meu amigo, esse aí nem Érico Veríssimo, se ressuscitasse, faria o ‘dito-cujo’ olhar os lírios do campo e entender que o PT acabou com o Brasil!!!
Quem é o secretário de estado, bem articulado, que, de tão assoberbado de trabalho, “não tem mais vida” nem tempo para nada???!!! O negócio tá tão sério, que até a ‘Colina’ anda sentindo falta dos diálogos!!! Hahahahahahahahaha!!!
Quais seriam os motivos que levam um certo radialista a ser tolerante com os acertos e erros dos executivos estadual e municipal e intolerante com a presidente Dilma???!!!
Quem será o ‘Pêtanauta Cidadão’ que pretende ingressar com uma ação popular evocando os ‘set’ princípios da moralidade pública e o Decreto publicado no Diário Oficial do Estado, edição Ano CIX, n°001, de 02 de janeiro de 2015, páginas 25-26… vislumbrando garantir o “tratamento isonômico entre todos aqueles que almejam ingressar no serviço público por ‘meritocracia”!!! Alguém ainda lembra disso???!!!

Nenhum comentário:

Secretários deixam cargos para disputar eleições municipais de Pinheiro

  O Prefeito Luciano Genésio, anunciou a troca de alguns secretários municipais, que deixarão seus cargos para disputar as eleições municipa...