Depois de levar um "puxão de orelhas" o vereador Beto de Ribão, um dos cabeças da manifestação foi obrigado a recuar. |
Foi interditada na manhã de sexta feia (08) a MA 106, o movimento idealizado pelos vereadores Beto de Ribão e Sinval Souza , e acompanhada pelos demais edis de Pinheiro, resolveram convocar cerca de 40 representantes de Câmaras das cidades em apoio nessa luta contra o esquecimento da Baixada Maranhense.
Apesar do movimento não ter bandeiras partidárias, muitos foram obrigados a recuar, inclusive um dos organizadores, Beto, que depois de receber uma ligação do secretario de Infraestrutura Luis Fernando via Ramos, “parou!”, em plena reivindicação contrariando os cerca de 70 vereadores de 36 municípios, o secretario teria mandado o parlamentar subserviente parar a manifestação, Pedindo quatro dias para estudar a situação. “cômico senão trágico”!
Já o combatente vereador Enésio Ribeiro, falou da importância da manifestação, “Já que o governo do estado deixou abandonada a região da Baixada nos últimos anos, não fazendo quase nada e o pouco que faz fica pela metade, inacabado, queremos ver se o governo tem um pouco de dignidade e manda um representante para que seja assinado um Termo de Compromisso com a Baixada,mesmo sem credibilidade queremos dar um voto de confiança, são 50 anos de abandono”
Por cerca de três horas o acesso ao Cujupe ficou fechado causando indignação de alguns passageiros, que erroneamente diziam que esse não é papel do vereador, e sim dos deputados, do povo, ledo engano dessas pessoas leigas. É papel de todo cidadão, e em especial os que ocupam cargos eletivos, porque esses sim, são eleitos e pagos para representar o povo. Mas, contrariando o que queria o governo, o movimento foi um sucesso cerca de 36 cidades se fizeram representar na interdição da MA, “não é somente pelas péssimas condições das estradas no Maranhão, é falta de Educação de Saúde” afirmou o atuante Vereador Lucas do Beiradão
Mais uma vez ficou patente a falta de respeito da governadora, dos deputados com a Baixada, ninguém, absolutamente ninguém da Assembléia, da Sinfra ou do Governo do Estado apareceu pra dizer alguma coisa, nem mesmo os canais de rádios e televisão , parece que foram proibidos de divulgar ou comentar sobre a manifestação, O repórter Batista Peixoto até tentou contato com a Mirante AM, para entrevistar alguns vereadores foram descartados, apenas na Difusora , Silvam Alves teve a coragem de divulgar a manifestação;
“Eu vim aqui pensando que a governadora mandaria alguém aqui para conversar como os vereadores, ela mandou foi o comandante da PM, que não tem nada a ver com nossa manifestação” presidente da Câmara de Centro Novo do Maranhão.
Já o vereador Walter Soares, disse que ficou com “cara de palhaço” com a decisão de Beto de Ribão e do Cel. Ramos, Comandante do 10º batalhão, em parar com a interdição sem a presença de ninguém do governo do estado, O estado tem três helicópteros e quando é pra fazer reunião Luis Fernando os três vem.
“Eles querem que a Baixada continue abaixada”, prestem atenção quem está no governo e quem eles vão apresentar ano que vem, que é ano de eleição. Desabafou uma vereadora de Central do Maranhão.
Em junho, após a passagem de Flávio Dino (PCdoB) pela Baixada, secretário de Infraestrutura do Estado, Luís Fernando Silva, anunciou, entre diversas obras, a melhoria de 230 km de vias na região. Segundo o auxiliar da governadora Roseana Sarney, todas as estradas estariam recuperadas em 90 dias, prazo que se esgotou no último dia 5.
A população é que mais sofre com as péssimas condições das estradas da baixada. Temos nessa manifestação mais de 70 vereadores de vários municípios da Baixada Maranhense que querem a mesma coisa: a recuperação das estradas – disse o vereador a rádio Difusora AM.
Na semana passada, reivindicando a pavimentação de 42 km da estrada, moradores e lideranças políticas de Pedro do Rosário também interditaram a BR-316 na altura do povoado Cocalinho, no município de Zé Doca. O trecho está incluído no pacote de obras da Sinfra que nunca saiu do papel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário