terça-feira, 5 de março de 2013
O pai do secretário de Meio Ambiente do estado pratica crime ambiental em Pinheiro.
O prefeito abriu um canal levando os dejetos da "Vala do Gabião" para o Rio Pericumã, além de um crime ambiental, um crime contra a saúde popular. O rio Pericumã abastece de agua e peixes nossa população, e criminosamente esta sendo abastecido do esgoto in natura.
Centenas de peixes apareceram mortos, nesta segunda-feira, 03, no Rio Pericumã, que banha a cidade de Pinheiro. A mortandade, que começou a ser registrada no domingo, pode estar ligada a indícios de poluição que apareceram no rio após a escavação de um canal ligando a vala do gabião, que recebe praticamente todo o esgoto da cidade, ao Rio Pericumã. O canal foi escavado no inicio da administração do prefeito Filuca Mendes.
Esgoto clandestino
Em 1988, o então presidente da republica, o pinheirense José Sarney, mandou para Pinheiro recursos para a implantação de uma rede de esgoto. Infelizmente o dinheiro foi desviado. A única obra executada foi a drenagem de uma vala que corta a cidade, que passou a ser conhecida como “vala do gabião” , devido a técnica utilizada na drenagem. A partir de então todo o esgotamento sanitário, inclusive dos hospitais, passou a ser jogado diretamente na vala.
Em 2008 o então governador Jackson deixou em caixa dinheiro para a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto, com a chegada da Roseana Sarney a verba “sumiu”. E o esgoto da vala continuou poluindo nossos campos e rio.
No período de verão a água da vala fica com a cor escura e com um forte cheio de água apodrecida, o que prejudica os moradores mais próximos. Pesquisas realizadas pelo setor de epidemiologia da prefeitura e do estado apontam uma incidência muito grande de verminoses e esquistosomose nas pessoas que moram nos bairros por onde passa a vala. Provavelmente a contaminação está relacionada ao esgoto clandestino.
É do Rio Pericumã que a CAEMA retira a água que é distribuída na cidade. Exames realizados por uma universidade da capital, constataram grande incidência de coliforme fecal na água consumida pelos pinheirenses. Talvez, por isso exista uma incidência muito grande de ameba nas pessoas.
Denúncias chegam ao Ministério Público
A situação do Rio Pericumã está sempre sendo acompanhada de perto pelos pescadores. Foram eles que denunciaram à impressa local o grande número de peixes encontrados mortos hoje. Serão eles que levarão amanhã a denuncia ao Ministério Público, bem como pedirão a instauração de uma ação civil pública, para apurar a responsabilidade na abertura do canal, que se transformou em um afluentes de esgoto. Os pescadores pedirão também uma perícia, a ser feita com auxílio de órgãos ambientais. Vale lembra que o autor da abertura da que interliga o Gabião ao rio Pericumã é o pai do secretario de Meio Ambiente do Estado, alô Dr. Fernando Barreto faça uma visita a nossa cidade.
Gustavo: Com Informações Welligton Sergio da Band
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Gastos com pessoal: TCE-MA emite alerta a 62 prefeitos; saiba quais
O Tribunal de Contas do Estado (TCE), por meio de sua Secretaria de Fiscalização (Sefis), emitiu alerta relativo ao limite de gastos com p...
-
É Páscoa, é tempo de mudar É tempo de Páscoa, momento de celebração da vida em família, mas também de reflexão e mudança. Páscoa é sinônim...
-
O Domingo de Páscoa é um dia muito especial para comemorarmos com muita alegria e união, porém para falarmos dela primeiramente temos que ...
-
O enfermeiro Lourendir faz um apelo "Peço ajuda para que intensifiquem em suas redes sociais para que me ajudem na busca pelo meu irm...
Nenhum comentário:
Postar um comentário