segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Do blogdocontrolesocial

Caminhada da cidadania reúne centenas de pessoas em São Luís

Caminhada para divulgar a Consocial na Av. Litorânea, São Luís-MA

Todas às vezes que o povo se une em torno de um propósito definido e faz uma marcha, a sociedade muda. Esta velha máxima está atualmente muito presente na história contemporânea do País.

Ontem (26/02),  mais uma vez, os ludovicenses (habitantes de São Luís-MA) deram uma mostra de que não mais aceitam práticas de corrupção na gestão pública. Centenas de pessoas ocuparam, ontem, uma das faixas da Avenida Litorânea, cartão postal de nossa capital.

E o sentimento de todos era um só: acabar com a corrupção, por meio de práticas de transparência e controle social.

"Chega de pessoas morrendo em filas de hospitais por falta de medicamentos e profissionais", foi uma das das indignações externadas nos microfones do carro de som. 

Outro participante lembrou dos desmandos que ocorrem com a merenda escolar. Enfim, houve muitas manifestações no sentido de fazer com a população acorde para estas práticas que, sobretudo, atingem o cidadão mais humilde.

Registre-se ainda a presença de muitos órgãos, tais como: CGU, CGE, TCU, CGM-São Luís, Sefaz-MA, Seplan e Secom. No Maranhão, a consocial é realizada por um grupo de órgãos que atuam em parceria  para realizar a 1ª Conferência Estadual sobre Participação e Controle Social.

Dr. Cutrim, Pres. da Ampem
A Associação dos Membros do Ministério Público (AMPEM) teve atuação destacada na marcha, os ex-presidentes Luiz Gonzaga e Doraci Reis, além de Cutrim, atual presidente,  fizeram reflexões abordando a importância  do tema da CONSOCIAL. A Federação dos Trabalhadores em Serviço Público Municipal (FETRAM) participou ativamente do ato público de divulgação da conferência. O Poder Legislativo da capital estava sendo representado pelo vereador Geraldo Castro (PCdoB).

Foi uma festa cívica como há muito tempo não se via em São Luís, nem o sol forte tirou o ânimo das pessoas que se aglomeram para participar da caminhada. A caminhada foi acompanhada pela Banda do Bom Menino e pelos carros de som do Sindicato dos Metalúrgicos de São Luís.

Em tempo, a 1ª Conferência Estadual sobre Transparência e Controle Social será realizada no período de 6 a 8 de março no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana em São Luís. Participe!
João Gabriel, estudante

Nenhum comentário:

Assassino da drag queen Paula Ferraz é condenado a mais de 13 anos

Em julgamento realizado na tarde desta quarta-feira (13), no Fórum Desembargador Sarney Costa, o réu Genilson da Silva Reis foi condenado a ...