quarta-feira, 1 de junho de 2011

Vereadores pedem a emancipação do Gama



Uma comissão de vereadores de Pinheiro estará protocolando hoje na Assembléia  Legislativa o requerimento solicitando a emancipação do Gama.
A comissão será recebida pelo deputado estadual Neto Evangelista, que dará entrada no requerimento pela criação do município, coordenada pelas Associações dos Moradores, pelos vereadores Enézio Ribeiro e Antonio Ribeiro pretendem materializar um antigo sonho dos moradores. Gama é um povoado localizado a ce5tttmt5rca de 53 kilometros do município mãe, portando o mais longe da sede, o autor do projeto justifica sua proposta argumentando que, a maioria dos municípios já desmembrados de Pinheiro ficava bem mais próximos da sede que o gama: Santa Helena 42 km. Presidente Sarney 26 km. Pedro do Rosário cerca de 50 km. Tendo vizinhos  a menos de cinqüenta kilomêtros, como Bequimão, Palmerãndia, Peri-Mirim  e São Bento. O que não deixa de prejudicar o desenvolvimento desta região.  Além de garantir que o Gama tem  condições sócio-econômicas de auto-sustentação.
O Gama figura hoje como o maior produtor de arroz, de feijão, com o maior projeto de piscicultura, tanto de água doce como salgada, maior produtor de farinha branca de mandioca, conhecida como farinha seca, maior produtor de cana de açúcar, grandes rebanhos. Vocação para o Turismo possui a única reserva ambiental conhecida como “Balssedo” com diversas aves, inclusiveis migratórias vinda da Patagônia, lontras, capivaras entre outras.
Santa Sofia, nossa sede foi à pioneira em transporte coletivos com ônibus, com Chorinho a cerca de vinte e cinco anos, temos a indústria da melhor cachaça artesanal, a Santo Antonio, portanto o  Gama tem um  enorme  potencial  crecimento em projetos produtivos na área de pesca, agricultura e pecuária, além de industrial.
A sede do pretenso município do Gama ficará localizada na Santa Sofia, por se tratar do povoado que atende a todos os requisitos para virar sede administrativa do novo munucipio. Com a nova Lei ressurge a esperança de vermos a transformação Gama,  em um dos mais novos municípios desse Estado: o município de Gama
A Mesa Diretora da Assembleia definiu  quarta-feira 05 de maio, o Projeto de Resolução Legislativa que estabelece critérios para a criação de municípios no Maranhão. Pela proposta aprovada pela Casa, os povoados que pretendem se emancipar terão de apresentar um estudo de viabilidade onde será levado em conta a população, o número de eleitores, de imóveis, viabilidade econômico-financeira, político-administrativa, entre outros. Hoje a criação dos municípios está sob responsabilidade da Câmara dos Deputados, que vem sendo pressionada a repassar a questão às Assembleias Legislativas. Leia em primeira mão a íntegra do projeto de resolução.


Nenhum comentário:

Gastos com pessoal: TCE-MA emite alerta a 62 prefeitos; saiba quais

  O Tribunal de Contas do Estado (TCE), por meio de sua Secretaria de Fiscalização (Sefis), emitiu alerta relativo ao limite de gastos com p...