quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Começa o Período de Piracema



Piracema

A palavra piracema é de origem tupi e significa "subida do peixe". Refere-se ao período em que os peixes buscam os locais mais adequados para desova e alimentação. O fenômeno acontece todos os anos, coincidindo com o início do período das chuvas, entre os meses de dezembro e fevereiro.

A pesca é uma atividade de subsistência e os pescadores amadores devem portar a carteira de pesca. A carteira deve ser renovada anualmente. Na piracema ou subida (cema) do peixe (pira) várias espécies migram para áreas de cabeceiras dos rios com o fim de se reproduzirem. Algumas se deslocam dezenas de quilômetros para realizar a desova e os lagos marginais, que perdem contato com os rios depois das cheias, acabam servindo como uma espécie de "berçario" para os peixes que repovoarão os rios no futuro.

As normas fixam o dia 1º de dezembro de 2010 como início das restrições de pesca e o dia 30 de março como final. Com as portarias, a pesca de espécies nativas está proibida em todo o Estado. Ficando restrita a cinco quilos diários, ou por jornada de pesca, por pescador. A pesca amadora e de subsistência, embarcada e desembarcada, são permitidas desde que observadas às restrições constantes nas portarias e demais legislações em vigor.

A presidente da colônia de Pescadores Z 13, Selma Durans ratifica que nesse período o pescador será beneficiado com o seguro defeso, ou seja, a quatro salários mínimos nos quatro meses de pesca proibida.



Nenhum comentário:

Chuvas já desabrigaram mais de 940 famílias no MA; desalojadas ultrapassam 2.600

Os temporais das últimas semanas já deixaram mais de 940 famílias desabrigadas no interior do Maranhão, além de 2.663 desalojadas – segundo ...