quinta-feira, 25 de março de 2010

Lançamento de Serra à Presidência reunirá os três partidos de oposição


Da Folha Online)

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), vai lançar sua candidatura à Presidência da República no dia 10 de abril em um evento em Brasília que vai reunir os três partidos de oposição numa demonstração de apoio ao seu nome na corrida presidencial.

Intitulado de "Encontro dos partidos", o evento vai reunir filiados do DEM, PSDB e PPS para lançar oficialmente a pré-candidatura do tucano --sem o caráter de pré-convenção partidária do PSDB.

Depois do PT lançar a pré-candidatura da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) em um encontro nacional do partido, os tucanos querem passar a ideia de que candidatura de Serra tem o apoio conjunto da oposição, numa ação que não é isolada do PSDB.

"É muita gente querendo fazer essa campanha. O sentimento é o de olhar para a frente e se unir na campanha", disse o presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra.

Os tucanos têm como principal objetivo mostrar que o nome de Serra tem o aval de todos os partidos da oposição, especialmente depois que democratas criticaram publicamente a demora do PSDB em lançar o seu candidato.

Serra assumiu sua pré-candidatura somente na semana passada, depois de ser pressionado dentro e fora do partido para afirmar publicamente sua intenção de ser candidato.

Guerra afirmou que, além de Serra, somente os presidentes do DEM, PSDB e PPS vão discursar durante a cerimônia. Os tucanos prometem não mobilizar militantes para o evento, mas convidar políticos, intelectuais e integrantes da sociedade civil apoiadores da candidatura de Serra.

"Vamos fazer um encontro dos três partidos em que o Serra vai falar ao povo e aos nossos liderados. Ele vai falar das suas ideias, mas nada que pareça um plano de governo. Há uma imensa disposição de se fazer as coisas", afirmou.

O evento será realizado no espaço de eventos "Brasil 21", que será alugado pelo PSDB por R$ 18 mil. Como a legislação eleitoral só permite o início das campanhas em julho, o PSDB decidiu realizar o evento em um sábado, previsto para ter início às 9h e encerrar às 13h.

Em sua página do microblog Twitter, o presidente do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ), diz que irá mobilizar os deputados do partido. "Estaremos em peso no lançamento da pré-candidatura de Serra", afirma.

Pesquisas

Guerra disse acreditar que, com o início da campanha eleitoral, Dilma vai interromper o ciclo de crescimento registrado nas últimas pesquisas de intenção de votos.

"A campanha não começou, os candidatos não se mostraram ainda. Vamos ver o que o povo acha da candidatura da ministra Dilma. Tem muita gente que diz que a Dilma não é candidata", afirmou.

O presidente do PSDB disse que Serra pretende, na campanha, andar pelo país para conhecer microrregiões brasileiras. "O objetivo será identificar os problemas de cada área. Temos tempo para isso."

Nenhum comentário:

Secretários deixam cargos para disputar eleições municipais de Pinheiro

  O Prefeito Luciano Genésio, anunciou a troca de alguns secretários municipais, que deixarão seus cargos para disputar as eleições municipa...