quarta-feira, 10 de março de 2010

DO ACORDA ALICE

OPERAÇÃO BOI BARRICA É DESTAQUE DE PROGRAMA DA TV BRASIL

Casos Arruda e Sarney entraram para a pauta do Observatório da Imprensa, exibido nesta última semana pela TV Brasil.

Confira abaixo os vídeos e o compacto da analise dos jornalista sobre a censura imposta pelo filho indiciado do presidente do senado, José Sarney ao Jornal Estado de S. Paulo.

SARNEY E ARRUDA, PESOS E MEDIDAS

Alberto Dines (Observatório da Imprensa)

Por que foi possível publicar os impressionantes vídeos das propinas no governo do Distrito Federal enquanto eram embargadas pela Justiça as denúncias sobre a corrupção no Maranhão? Este é um debate que se trava em algumas redações brasileiras mas ainda não chegou ao leitor. Deveria. Seria muito instrutivo e sobretudo oportuno.


É evidente que ninguém está lastimando a divulgação daqueles vídeos da turma do governador Arruda embolsando as propinas. Graças à intensa exposição através da mídia, pela primeira vez em nossa história recente, um governador em exercício foi parar no xilindró. Um avanço, vitória inequívoca na luta contra a corrupção.


Mas este avanço poderia ter ocorrido meses antes se a Justiça não impedisse o jornal Estado de S. Paulo de prosseguir as revelações sobre o inquérito da Polícia Federal a respeito dos negócios da família Sarney. O Estadão está sob censura judicial há 214 dias. Não fosse este atentado contra a liberdade de expressão, o governador Arruda talvez não fosse o primeiro a ser encarcerado.


Dois pesos e duas medidas? Este tipo de comparação não pode ser linear. A ciência jurídica é mais sutil, complexa. Cada caso é um caso. A Polícia Federal investigou ambos, mas os inquéritos tiveram procedimentos diferenciados e foram apreciados por juízes com visões diferentes.


Cada cabeça uma sentença. Mas a sociedade brasileira deveria estar apta a entender como funcionam estas cabeças e o porquê de cada sentença. Pelo menos parte das suspeitas seriam esclarecidas.



Para Mauricio Azêdo, presidente da Associação Brasileira de Imprensa, existe um evidente favorecimento da justiça para um personagem poderoso que é o filho do presidente do senado, José Sarney. Segundo ele houve ali uma intermediação de favorecimento inadmissível do poder judiciário, pois o desembargador que proibiu a vinculação das matérias, Dácio Vieira, tinha e tem uma relação de camaradagem com a família Sarney)



repórter, Rafael Rangel, fala sobre sua estadia no Maranhão durante o trabalho de cobertura para o Jornal Folha de S. Paulo. Rangel conta ainda como a Família Sarney usa os seus veículos de comunicação para se proteger e para atacar seus adversários políticos. O repórter relata momentos vividos na porta da casa da governadora Roseana Sarney no bairro do Calhau)



(Ao fim deste video o representante do Jornal Estado de S. Paulo, Rafael Rangel, afirma que brevemente os leitores terão novas noticias sobre a farra da Família Sarney, desta vez no setor elétrico, Veja)


Nenhum comentário:

Precatório do FUNDEF e salário dos servidores TA NA CONTA

  O prefeito Luciano Genésio, confirmou hoje o cumprimento do acordo feito com o sindicato dos professores da cidade. A prefeitura pagou o p...