MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA SIMPLES
O ensino médio nas escolas públicas esta crítico, nas cidades do interior nem se fala, é preocupante. Sou bacharel e licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Maranhão, e professor de matemática há doze anos em escola pública no ensino médio, tendo, inclusive, quatro anos de experiência também em escola particular
Recebemos alunos que vêm do fundamental totalmente deficientes. Alunos que não sabem e não gostam de ler, não sabem escrever, não sabem interpretar um texto, não dominam as quatro operações fundamentais, não conseguem nem pensar e nem raciocinar para resolver problemas básicos de matemática.Não estou falando em dois ou três alunos, e sim, de uma parcela significante de uma turma, algo em torno de 50% ou mais,ou seja, menos de 50% dos alunos conseguem acompanhar o conteúdo de maneira satisfatória, o restante fica “viajando em sala de aula”. São alunos que não têm a mínima condição de encarar um curso de graduação.A realidade é essa, infelizmente.
Não existe um único assunto em matemática do ensino médio que não precise de conhecimentos básicos da matemática de 5ª a 8ª serie, e é bem nesse ponto que está o problema. Nossos alunos chegam ao ensino médio sem base alguma, o que torna impossível o entendimento da disciplina.Os professores do ensino fundamental em sua grande maioria não têm curso superior, e alem disso, não passam por nenhum tipo de capacitação e alguns ainda ensinam de maneira errada o aluno, dificultando ainda mais a aprendizagem da Matemática no ensino médio.Eu, particularmente, passo os quatro primeiros meses do ano letivo fazendo revisão dos conteúdos de 5ª a 8ª serie, e a cada ano que passa estou mais convencido de que é um tempo quase que perdido. Como o aluno vai aprender em quatro meses os conteúdos básicos que ele deveria ter aprendido em quatro anos ? Sou professor, não sou mágico !
Falar aqui de quem é a culpa não convém, entendo que seria uma discussão sem resultado prático, sem sentido.Seria necessário outro artigo para discorrer sobre tal assunto. Nos últimos meses a televisão do grupo político que comandou o estado por décadas tem mostrado insistentemente o caos que se encontra a educação em nosso estado. Sabemos que isso tem um apelo meramente político, pois na verdade eles nunca deram a devida importância para educação, e foi exatamente eles que deixaram essa herança maldita. Mas sabemos também que o problema existe, talvez não na dimensão que eles tentam mostrar, mas existe, e é dever do estado e nosso, enquanto educadores, assumirmos e tentarmos pelo menos minimizar o problema.
Eu tenho uma proposta simples, que não é nenhuma revolução educacional, seria apenas aplicar algo que algumas escolas particulares já vem adotando e com resultado satisfatório.Consiste basicamente em aulas de reforço.Funcionaria da seguinte maneira :
O professor de matemática no inicio do ano letivo, mais precisamente ao final do primeiro mês de aula identificaria aqueles alunos deficientes e encaminharia para o reforço que teria que acontecer pelo menos dois dias na semana em um turno diferente, ou seja, se o aluno estuda a tarde o reforço aconteceria pela manhã ou pela noite. O professor do reforço poderia ser o mesmo professor, se este quisesse e tivesse disponibilidade para ministrar essas aulas, caso não pudesse, a escola(Estado) contrataria um professor para fazer esse trabalho. É claro que o Estado teria que dar um incentivo financeiro ao professor efetivo para realização deste trabalho. É uma proposta simples e emergencial, que com certeza num curto espaço de tempo minimizaria o problema.É lógico que para resolver definitivamente esse problema teríamos que fazer uma reforma completa desde a educação infantil, passando pelo ensino fundamental pois é lá que está a origem do problema do ensino da matemática.
O problema do Ensino no Brasil e mais especificamente no Maranhão não vai ser resolvido por Decreto, até porque Educação é um processo que demanda tempo e capacidade dos dirigentes, mas eu sou um sujeito otimista e acredito que se nós começarmos agora a fazer a coisa certa, com certeza a próxima geração terá uma educação de qualidade.
Laércio Lúcio Oliveira
Professor do Ensino Médio
Bach. e Lic. em Matematica - UFMA
Peri-Mirim-MA
email: llaerciolucio@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário