quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Matematica, qual a Solução?

MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA SIMPLES

O ensino médio nas escolas públicas esta crítico, nas cidades do interior nem se fala, é preocupante. Sou bacharel e licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Maranhão, e professor de matemática há doze anos em escola pública no ensino médio, tendo, inclusive, quatro anos de experiência também em escola particular em São Luis.Atualmente sou professor do 1º e 3º ano do ensino médio na Escola Estadual Artur Teixeira em Peri-Mirim-MA.Portanto, falo com um razoável conhecimento de causa.

Recebemos alunos que vêm do fundamental totalmente deficientes. Alunos que não sabem e não gostam de ler, não sabem escrever, não sabem interpretar um texto, não dominam as quatro operações fundamentais, não conseguem nem pensar e nem raciocinar para resolver problemas básicos de matemática.Não estou falando em dois ou três alunos, e sim, de uma parcela significante de uma turma, algo em torno de 50% ou mais,ou seja, menos de 50% dos alunos conseguem acompanhar o conteúdo de maneira satisfatória, o restante fica “viajando em sala de aula”. São alunos que não têm a mínima condição de encarar um curso de graduação.A realidade é essa, infelizmente.

Não existe um único assunto em matemática do ensino médio que não precise de conhecimentos básicos da matemática de 5ª a 8ª serie, e é bem nesse ponto que está o problema. Nossos alunos chegam ao ensino médio sem base alguma, o que torna impossível o entendimento da disciplina.Os professores do ensino fundamental em sua grande maioria não têm curso superior, e alem disso, não passam por nenhum tipo de capacitação e alguns ainda ensinam de maneira errada o aluno, dificultando ainda mais a aprendizagem da Matemática no ensino médio.Eu, particularmente, passo os quatro primeiros meses do ano letivo fazendo revisão dos conteúdos de 5ª a 8ª serie, e a cada ano que passa estou mais convencido de que é um tempo quase que perdido. Como o aluno vai aprender em quatro meses os conteúdos básicos que ele deveria ter aprendido em quatro anos ? Sou professor, não sou mágico !

Falar aqui de quem é a culpa não convém, entendo que seria uma discussão sem resultado prático, sem sentido.Seria necessário outro artigo para discorrer sobre tal assunto. Nos últimos meses a televisão do grupo político que comandou o estado por décadas tem mostrado insistentemente o caos que se encontra a educação em nosso estado. Sabemos que isso tem um apelo meramente político, pois na verdade eles nunca deram a devida importância para educação, e foi exatamente eles que deixaram essa herança maldita. Mas sabemos também que o problema existe, talvez não na dimensão que eles tentam mostrar, mas existe, e é dever do estado e nosso, enquanto educadores, assumirmos e tentarmos pelo menos minimizar o problema.

Eu tenho uma proposta simples, que não é nenhuma revolução educacional, seria apenas aplicar algo que algumas escolas particulares já vem adotando e com resultado satisfatório.Consiste basicamente em aulas de reforço.Funcionaria da seguinte maneira :

O professor de matemática no inicio do ano letivo, mais precisamente ao final do primeiro mês de aula identificaria aqueles alunos deficientes e encaminharia para o reforço que teria que acontecer pelo menos dois dias na semana em um turno diferente, ou seja, se o aluno estuda a tarde o reforço aconteceria pela manhã ou pela noite. O professor do reforço poderia ser o mesmo professor, se este quisesse e tivesse disponibilidade para ministrar essas aulas, caso não pudesse, a escola(Estado) contrataria um professor para fazer esse trabalho. É claro que o Estado teria que dar um incentivo financeiro ao professor efetivo para realização deste trabalho. É uma proposta simples e emergencial, que com certeza num curto espaço de tempo minimizaria o problema.É lógico que para resolver definitivamente esse problema teríamos que fazer uma reforma completa desde a educação infantil, passando pelo ensino fundamental pois é lá que está a origem do problema do ensino da matemática.

O problema do Ensino no Brasil e mais especificamente no Maranhão não vai ser resolvido por Decreto, até porque Educação é um processo que demanda tempo e capacidade dos dirigentes, mas eu sou um sujeito otimista e acredito que se nós começarmos agora a fazer a coisa certa, com certeza a próxima geração terá uma educação de qualidade.

Laércio Lúcio Oliveira

Professor do Ensino Médio

Bach. e Lic. em Matematica - UFMA

Peri-Mirim-MA

email: llaerciolucio@hotmail.com



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