segunda-feira, 5 de outubro de 2009

PINHEIRO: CIDADE ESTÁ SENDO ARBORIZADA COM NIN DA ÍNDIA


Herasmo Leite

A prefeitura está fazendo a arborização da cidade com mudas de Nim da Índia. Segundo o prefeito José Arlindo, nas cidades a vegetação presente, tem numerosos usos e funções no ambiente, podendo-se perceber as diferenças entre as regiões arborizadas e aquelas desprovidas de arborização. Os locais arborizados geralmente se apresentam mais agradáveis aos sentidos humanos e a presença de arbustos e árvores no ambiente urbano tende a melhorar o microclima através da diminuição da amplitude térmica, principalmente por meio da evapotranspira-ção, da interferência na velocidade e direção dos ventos, sombreamento, e principalmente o embelezamento das cidades, diminuição das poluições atmosférica, sonora e visual ela contribui para a melhoria física e mental do ser humano na cidade. “Vamos arborizar toda a cidade e alguns povoados que se encontram com degradação mais acentuada. Iniciamos esse trabalho no entorno da cidade, nas barragens Sarney e Justina. Já plantamos mais de duas mil mudas de Nim, uma espécie bastante utilizada em projetos de urbanização em várias cidades do país”, afirmou Zé Arlindo. .

O Nim da Índia foi trazida para o Brasil em 1992. Trata-se de uma árvore de crescimento rápido, que em poucos anos atinge mais de 10 metros de altura. Produz os seus primeiros frutos entre 3 e 5 anos depois do plantio. Nas condições climaticas do Nordeste chega a produzir frutos 2 vezes por ano. Ela se desenvolve bem em regiões semi-áridas, por ser resistentes à seca e suportar temperaturas elevadas, adaptando-se facilmente a diferentes tipos de solos. .

As substâncias encontradas no Nim da India funcionam como repelentes contra incetos. O Nim traz grandes benefícios para o agricultor ou agricultora. Suas folhas e se mentes podem ser usadas na defesa natural contra muitas pragas e doenças de plantas e também de animais. Controla largatas, gafanhotos, besouros, pul-gões, ácaros, mosca branca, bicudo do algodoeiro e pragas de grãos armazenadose algumas doenças de fungos. No tratamento de animais é usado como carrapaticida e como vermífugo. Não é tóxico ao ser humano, mamíferos em geral, pássaros e peixes. As plantas de NIM quando adultas, dão sombra, fornecem madeira de grande qualidade para moveis, mourões e estacas, por serem resistentes ao cupim. Também são usados na recuperação de solos degradados a na arborização de ruas e praças.

Nenhum comentário:

Secretários deixam cargos para disputar eleições municipais de Pinheiro

  O Prefeito Luciano Genésio, anunciou a troca de alguns secretários municipais, que deixarão seus cargos para disputar as eleições municipa...