quarta-feira, 13 de março de 2024

Câncer de Pênis: Saiba os principais sintomas, tratamento e como prevenir

 ...

Um estudo feito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no ano de 2018, comprovou que o estado do Maranhão possui a maior incidência de câncer de pênis do Brasil e do mundo. De acordo com a publicação, a doença atinge em sua grande maioria indivíduos mais jovens e também de baixo nível socioeconômico.

Ao todo, foram analisados 392 pacientes com diagnóstico de câncer de pênis nos três mais importantes centros de referência do estado, realizado no período de 2004 a 2014.

“As principais causas que levam o aparecimento do câncer de pênis, alguns a gente já conhece bastante, que é o baixo índice socioeconômico que tá ligado a uma má higiene pessoal, práticas como zoofilia, promiscuidade sexual (constante troca de parceiros) e principalmente, também, a infecção por HPV. A gente conhece muito a infecção por HPV como geradora de câncer de colo uterino em uma mulher, mas também pode gerar câncer de pênis”, afirma o médico oncologista, Antônio Machado.

Sintomas 

Além disso, fimose e hábitos como fumar são fatores de predisposição para o câncer de pênis. Com relação aos sintomas da doença, estão um tumor na região da glande (cabeça do pênis), do prepúcio, além de apresentar uma secreção branca e também um aumento anormal da cabeça do pênis.

Tratamento

No que diz respeito ao tratamento, o indicado é o paciente passar por cirurgia, radioterapia e também por uma quimioterapia.

Prevenção 

O Ministério da Saúde informa que para prevenir o câncer de pênis é necessário uma limpeza diária do órgão com água e sabão, principalmente após relações sexuais e também masturbação. Além disso, é de fundamental importância que os meninos sejam ensinados desde pequenos a fazer a higiene no local.

Em casos mais extremos, em que não há mais como tratar a doença, o indicado é a amputação do órgão. Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, de 2013 a 2023, houve 6,446 mil amputações, uma média anual de 600 por ano.

Nenhum comentário:

Chuvas já desabrigaram mais de 940 famílias no MA; desalojadas ultrapassam 2.600

Os temporais das últimas semanas já deixaram mais de 940 famílias desabrigadas no interior do Maranhão, além de 2.663 desalojadas – segundo ...