sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Nova adutora do Italuís entrará em funcionamento no dia 9 de dezembro; sistema será desligado no dia 6 para mudança

A nova adutora do Sistema Italuís, no trecho do Campo de Peris, entrará em operação na madrugada do dia 9 de dezembro. Para os trabalhos de interligação, no continente e na ilha, o sistema será desligado no dia 6 de dezembro. Serão necessárias 72h para que seja retomado o bombeamento de água para São Luís,

A nova adutora, em um trecho de 19 km, tem um diâmetro maior que a antiga, permitindo que o sistema funcione com 100% de sua capacidade de bombeamento, sem riscos de rompimentos.

A adutora antiga, que já se encontra desgastada há vários anos, não suportava toda a pressão de bombeamento e rompia constantemente, causando transtornos ao abastecimento. Para evitar rompimentos, o Italuís operava com cerca de 70% de sua capacidade de bombeamento.
O incremento no volume de água bombeada para a capital será de cerca de 30%, o suficiente para a Caema resolver problemas de abastecimento em diversas áreas atendidas pelo Italuís.

Está projetada, ainda, a construção de uma obra de reforço de vazão, uma espécie de grande reservatório, à margem da BR-135, em São Luís. Pelo que está previsto no projeto, a água do Italuís chegará a esse reservatório e será rebombeada com uma força maior. Com isso, aumentará, de forma significativa, o volume de água para o abastecimento da capital, acabando com o rodízio existente atualmente. Ainda não se tem previsão de quando essa obra será licitada.

Áreas que serão afetadas com o desligamento do Sistema Italuís no período de 6 a 9 de dezembro

ZONA 01 (parcialmente, pois é abastecida pelo Sistema Sacavém/Batatã, que recebe reforço do Italuís)

Centro, São Pantaleão, Madre Deus, Goiabal, Codozinho, Vila Bessa, Belira, Lira, Parte da Areinha, Macaúba, Apicum, Camboa, Vila Bangu, Diamante, Vila Passos, Coréia de Baixo, Coréia de Cima, Sítio do Meio, Alto da Boa Vista, Retiro Natal, Liberdade, Tomé de Sousa, Fé em Deus, Floresta e Monte Castelo (trecho).

ZONA 04

Jardim São Cristóvão, Tirirical, Solar das Mangueiras, São Bernardo, Vila Brasil, Cohapam, Parque Universitário, João de Deus, Sítio Pirapora, Estação Rodoviária, Vila Itamar I e II, Parque Jaguarema, Conjunto Cial, Alameda dos Sonhos.

ZONA 05

São Francisco, Ilhinha, Morrinho, Jaracati, Ponta d’Areia, Ponta do Farol, São Marcos, Calhau, Renascença I e II, Residencial Novo Tempo II, La Ravardiere, Alto do Calhau, Recanto dos Nobres, Cohafuma, av. Litorânea, Solar dos Lusíadas, Solar dos Lusitanos, Conjunto Turu I II e III, Jardim Eldorado, Loteamento Brasil, Divinéia, Olho d’Água, Sol e Mar, Vila Luisão, Santa Rosa, Turu Velho, Matões, Parque Vitória, Vivendas do Turu, Vila São José, Canudos, Terra Livre.

ZONA 06


Vila Bacanga; Ufma, Sá Viana Novo, Sá Viana Velho; Jambeiro, Vila Dom Luís; Vila Isabel; Vila Embratel; Vila São Benedito; Vila Resende; Vila Primavera; Anjo da Guarda; Fumacê; Vila Mauro Fecury I e II; Vila São Luís; Vila Nova; Bonfim; Vila Ariri; Vila Sete de Setembro, São Raimundo; Vila Alto da Esperança; Gancharia; Vila Itaqui; Porto do Itaqui.

Nenhum comentário:

Secretários deixam cargos para disputar eleições municipais de Pinheiro

  O Prefeito Luciano Genésio, anunciou a troca de alguns secretários municipais, que deixarão seus cargos para disputar as eleições municipa...