Após ser perseguido pelo suspeito, José Augusto Boas Costa, de 32 anos, morreu baleado, na tarde desta sexta-feira (25), na Rua Senador Pompeu, na Vila Isabel – no eixo Itaqui-Bacanga, na capital maranhense. A Polícia Civil apurou que a vítima, que era conhecida como “Pinininho” ou “Pezão”, teria ido a uma boca de fumo situada naquela via, sendo, posteriormente, executada a tiros.
1443193429-670379496José Augusto Boas Costa morreu com cinco tiros. (Foto: Flora Dolores)
José Augusto, conforme descreveu o delegado Walter Wanderley, titular do 5º Distrito Policial (DP), Anjo da Guarda, correu, por volta das 13h, na tentativa de escapar dos projéteis, em uma área de mato às margens daquela rua, mas foi alcançado pelo autor dos disparos, sendo atingido por ao menos cinco tiros, caindo em um brejo, em uma área de descida. O criminoso que o teria matado foi identificado como “Negueba”, como a equipe de investigadores descobriu junto a possíveis testemunhas.
Wanderley explicou que, segundo familiares e populares, “Pezão” morava na Vila Embratel, também no Itaqui-Bacanga, e, recentemente, se mudou para a Vila Isabel, pois teria se desentendido com membros da facção Primeiro Comando do Maranhão (PCM) que residem lá. Além disto, outro motivo que o levou a migrar de um bairro para outro foi o fato de ter discutido com parentes, em virtude da prática de assaltos na localidade.
Estas informações, contudo, estão sendo analisadas por Walter Wanderley e, também, pelos delegados Leonardo Carvalho e Jeffrey Furtado, do Departamento de Homicídios da Capital (DHC). O corpo, depois de ser periciado pela equipe do Instituto de Criminalística (Icrim), foi retirado do córrego pelos servidores do Instituto Médico Legal (IML).