quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Pinheirense e Pesquisadora do Amazonas realizará estudos científicos na Itália



Estudante viaja no próximo dia 24 de agosto e passará 11 meses no país.
Aluna desenvolveu pesquisa sobre diagnóstico de câncer de mama.
Do G1 AM
Comente agora

Estudante irá desenvolver pesquisas científicas na Universidade de Estudos de Padova, na Itália (Foto: Divulgação/Fapeam)
A estudante Valéria Pacheco irá cursar os dois últimos períodos do curso de Enfermagem na Itália. Ela é uma das contempladas pelo Programa ‘Ciência sem Fronteiras’, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), e será inserida em pesquisas científicas desenvolvidas pela Universidade de Estudos de Padova.
A aluna viaja no próximo dia 24 de agosto para a Itália, onde passará 11 meses. “Depois que comecei na iniciação científica, minha curiosidade aumentou tanto em pesquisa quanto na vontade de conhecer outros projetos. Esta oportunidade dada aos alunos é importante, pois podemos conseguir algo inesperado, além de contribuir com a pesquisa para o desenvolvimento do nosso Estado, ressaltou.
Valéria Pacheco realizou um estudo que consistiu em investigar o tempo que a mulher leva para procurar assistência após a detecção de um nódulo nos seios. O trabalho será levado ao conhecimento do público em Manaus, no mês de outubro, durante a Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, coordenada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).
De acordo com a universitária, as expectativas são grandes em relação ao Programa ‘Ciência sem Fronteiras’. “Os cursos em que me inscrevi foram relacionados ao câncer. Com essa viagem, vou poder me aprofundar sobre o tema, e com certeza vamos ter uma fonte valiosa de informações, além da troca de conhecimentos”, destacou.
Resultados do estudo
Durante a pesquisa realizada pela estudante, foram investigadas 158 mulheres com diagnóstico de câncer de mama, com idade média de 51 anos, sendo que mais de 41% eram moradoras do interior do Amazonas, e 55% admitiram conhecer o autoexame. Questionadas se o praticavam, 82% disseram que sim.

O estudo também apontou que 45% das mulheres informaram realizar apenas duas vezes por mês o autoexame e 58% das entrevistadas foram motivadas a procurar o serviço da saúde.
De parabéns a família, a sua mãe Geovana  Pacheco fala do orgulho que é ver sua  filha levando o nome de Pinheiro, do Maranhão de forma positiva além fronteiras.
Veja aqui:

2 comentários:

Valeria Viegas disse...

Valéria Pacheco esta representando muito bem a juventude pinheirense a moça que adora ter o bem estar da sociedade está de parabéns!
desejo tudo de bom :D
Valéria Viegas

Unknown disse...

Muito obrigada pela pela divulgação. Fico feliz de poder contribuir de alguma forma no incentivo da educação de Pinheiro.

Secretários deixam cargos para disputar eleições municipais de Pinheiro

  O Prefeito Luciano Genésio, anunciou a troca de alguns secretários municipais, que deixarão seus cargos para disputar as eleições municipa...