quarta-feira, 18 de maio de 2011

Medicina na Bolívia


CUSTO DE VIDA, CUSTOS DO CURSO, CONVALIDAÇOES, VISTO DE ESTUDANTE, TRABALHO NA BOLÍVIA, DICAS DIVERSAS.
Futuros Doutores e Doutoras, pais e mães de futuros alunos,

Chegando na Bolívia:

Você ingressa na Bolívia com o status de “turista”, que lhe permite ficar em solo boliviano por até 90 dias, porém sem o direito de trabalhar ou estudar.

Para regularizar esta situação você precisa tirar seu “visto de estudante”, e para obtê-lo terá que cumprir as normas do Serviço Nacional de Imigração da Bolívia, que exige determinada certa documentação.

1º - Seus Documentos Brasileiros:

Passaporte – A vigência de um passaporte é por 5 anos. Caso você já tenha, verifique se não vai vencer em menos de seis meses. Caso não tenha, poderá obtê-lo aqui em Santa Cruz em apenas dois dias! Sim, é rápido e custa 80 dólares (cerca de 130 reais).

Carteira Internacional de Vacinação - Obtida na Anvisa, com agências em diversas cidades brasileiras e em todos os aeroportos internacionais), basta apresentar sua carteirinha normal e obter gratuitamente na mesma hora.

Certidão de Nascimento Original ou fotocópia autenticada em BOM ESTADO. Não é mais necessário selar, carimbar em NENHUM ORGAO PÚBLICO. Certidão original simples ou fotocópia autentica apenas!

O custo total para retirar seu visto de 2 ANOS, renovável automaticamente para mais 5 anos (não havendo nenhum antecedente policial) é de 380 DÓLARES. Todo o processo é feito através do Dr. Javier Cremer, Advogado da Udabol. Nenhuma outra pessoa, fora da equipe supracitada tem autorização de falar em nome da Universidade de Aquino – Udabol.

Este novo processo de visto lhe dará direito a, caso deseje, trabalhar legalmente na Bolívia!

Histórico Escolar de Ensino Médio – Embora não seja mais exigido para obter o visto de permanência, será necessário para a Universidade. Este documento deve ter a assinatura, do Diretor ou Secretário que o assinou, reconhecida em Cartório. Deverá então ser encaminhado ao Ministério da Educação e Cultura, Ministério das Relações Exteriores e passar por um Tradutor Juramentado, reconhecido pelo Consulado Boliviano, onde também deverá passar por último. Não adianta fazer uso de tradutores bolivianos (bem mais baratos), o tradutor deverá estar registrado no Consulado Boliviano específico para onde seu diploma será encaminhado. Este documento também pode ser legalizado por um serviço prestado a universidade por 250 dólares (inclui todos os carimbos, tradução, legalização e entrega na secretaria da Universidade)
Carta de Solvência Econômica – Atenção!!! Este documento não é mais necessário!!! Não caia em armadilhas de falsos tramitadores!!!

RECOMENDAÇÃO ESPECIAL:

m dos piores problemas, enfrentados pelos estudantes brasileiros na Bolívia, são os “falsos tramitadores”. Pessoas que se aproveitam da ingenuidade e entusiasmo dos estudantes para obter vantagens e dinheiro. Prometendo o quê não podem cumprir, fornecendo documentos falsos, carimbos ilegais, desaparecendo com seus documentos e dinheiro, e muitas vezes colocando o estudante em situação ilegal no país, ficando sujeito a extorsões e a corrupção

Você precisa de um bom lugar para morar, materiais didáticos, compras básicas de móveis, computador, etc.

Nada será cobrado de você antecipadamente! Somente ao efetivar sua matrícula na Universidade é que deverá pagar estes valores, dentro da própria Udabol.
Convalidações:

A Udabol está autorizada a aceitar disciplinas cursadas em outras faculdades do Brasil. Para isso, seu histórico será analisado inicialmente com base na carga horária, após aprovadas as disciplinas a serem eliminadas, você terá seis meses para providencias o conteúdo programático de cada disciplina, devidamente legalizado (selos, carimbos e traduções).
A Udabol não cobra nada pelas convalidações, muito pelo contrário, você recebe um desconto por conta das matérias que não serão cursadas.

A legalização de todos documentos de convalidação poderá ser providenciadas pela assessoria jurídica da Universidade e o custo é proporcional à quantidade de matérias convalidadas e a despesa de tradução. Em média fica em torno de 500 dólares (valor apenas médio).

Início das aulas:

Para os primeiros grupos do segundo semestre de 2011, as aulas iniciarão na primeira semana de agosto, porém outros grupos devem iniciar até a terceira semana.

Não pague nada adiantado! As faculdades daqui não tem pessoas autorizadas a receber para fazer sua matrícula! Basta que você envie seus documentos pessoais (Identidade e CPF) e uma cópia da passagem para Santa Cruz de la Sierra, devidamente escaneados para o email contato.udabol@bolivia.com para ter sua reserva realizada.

Despesas com a Universidade:

Semestre – Plano Mensal – 125 Dólares de matrícula + 5 parcelas de 125 Dólares. Paga ainda UMA parcela de 20 Dólares, referente ao Seguro de Acidentes Pessoais e 31 Dólares referente ao curso de Espanhol (oferecido pela Udabol).

Semestre – Plano Semestral – UMA parcela de 720 Dólares. Paga ainda UMA parcela de 20 Dólares, referente ao Seguro de Acidentes Pessoais e 31 Dólares referente ao curso de Espanhol (oferecido pela Udabol).

Pagamento Único – O curso todo (5 anos) custa 7.500 dólares, porém, se pago a vista, o valor fica em 4.250 dólares, restando apenas uma taxa administrativa de 20 Reais a serem pagos mensais (valor aproximado).
Custo de vida:

Viver na Bolívia é muito mais barato do que no Brasil. Exceto os aluguéis (supervalorizados por conta da grande procura pelos brasileiros) tudo é muito mais barato.

Em média um estudante gasta 900 reais para viver bem por aqui (incluindo, mensalidade, aluguel, alimentação, etc). Muitos vivem com bem menos, e outros precisam de mais para suas necessidades pessoais. Pessoalmente recomendo que disponha deste valor para ficar tranqüilo.

Retorno ao Brasil

A Udabol tem convênios com dezenas de hospitais e clínicas no Brasil para que você possa fazer o sexto ano (internato) diretamente no Brasil. Convalidar o diploma a cada dia se torna mais fácil para quem verdadeiramente vem para cá para estudar.
Um pouco de Santa Cruz de la Sierra

Santa Cruz de la Sierra é a “mais brasileira das cidades bolivianas”. Isso não elimina o natural “choque cultural” que ocorre com hábitos e alimentação, mas, devido à grande presença de brasileiros, ameniza bastante.

A cidade conta com diversos lugares dedicados ao público brasileiro, inclusive com proprietários brasileiros. Esses nem precisamos indicar, você vai conhecer pelos novos amigos já nos primeiros dias.

Existem diversos parques públicos, praças e churrasqueiras para fazer um churrasco ou compartilhar uma feijoada com os novos amigos. Acredite! Você vai sentir faltar de um feijão com preparo bem brasileiro!

Os “crucenhos” são na maioria bastante receptivos e de fácil amizade. Gostam do jeito alegre brasileiro.

Procure conhecer logo o nome dos pratos locais. Aqui normalmente não se prepara o prato de acordo com sua vontade. Existe um modelo a ser seguido e o prato é pedido por aquele nome. Não fique insistindo para “trocar” isso ou aquilo, não é costume. Escolha o que gostar e pronto! Conhecendo os nomes e sabendo escolher vai desfrutar do melhor da culinária local, bastante diversificada e bem diferente da nossa.

Seu maior risco é cair na mão de “falsos tramitadores”, ou mesmo de “ex-estudantes” que levam a vida explorando os compatriotas, dando “jeitinho” em tudo, e levando um futuro médico a uma incompatível situação moral com a carreira que abraça.

Também, como no Brasil, existem policiais corruptos e falsos policiais! Por isso cuidado!

FRED LOBATO DIRETO DA BOLÍVIA!

2 comentários:

Frango em Kasa disse...

Gostaria de saber se preciso traduzir todos os documetos antes de cariba-los ou se posso carimbar na Bolivia que mais barato?

GUSTAVO LOPES disse...

Não, a Universidade de la providencia a documentação pra você.

Assassino da drag queen Paula Ferraz é condenado a mais de 13 anos

Em julgamento realizado na tarde desta quarta-feira (13), no Fórum Desembargador Sarney Costa, o réu Genilson da Silva Reis foi condenado a ...