terça-feira, 17 de maio de 2011

“É preciso amar a Baixada”, afirma Jota Pinto em sessão

“É preciso amar a Baixada”, afirmou o deputado Jota Pinto (PR) na sessão especial da Assembleia, nesta segunda-feira (16), depois de empossado no cargo de presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Baixada e do Litoral Norte Maranhense, instalada oficialmente, nesta tarde, pela Mesa Diretora da Casa.

Em seu pronunciamento, Jota Pinto destacou dados históricos sobre a participação da região da Baixada no desenvolvimento do Estado do Maranhão, como produtora de algodão, no século XIX e, hoje, com uma economia baseada na agricultura de subsistência — apenas para o consumo — com atividades, marcadamente, de extrativismo vegetal e pesca.

“A Frente Parlamentar em Defesa da Baixada e do Litoral Norte Maranhense tem caráter suprapartidário e propõe-se a discutir e elaborar políticas públicas em prol do seu desenvolvimento com a participação de todos os atores sociais interessados, incluindo os governos nas suas diversas esferas e a iniciativa privada”, esclareceu Jota Pinto.

As estratégia de atuação da Frente Parlamentar em Defesa da Baixada prevê a realização de Fóruns de Debate, Audiências Públicas, dentro outros, objetivando recolher subsídios para a definição de uma Política Estadual em Defesa da Baixada e do Litoral Norte Maranhense; propor ações concretas relacionadas ao desenvolvimento da educação, pesca, agricultura, pecuária e turismo; incentivar as manifestações culturais, artísticas e esportivas; conscientizar os cidadãos sobre a importância de se preservar o ecossistema e estabelecer canais efetivos de comunicação e diálogos entre os cidadãos dos municípios que compreendem a região da Baixada e do Litoral Norte Maranhense.

AÇÕES PREVISTAS

Na oportunidade, o deputado Jota Pinto divulgou a agenda de audiências públicas que serão realizadas pela Frente, num total de quatro, todas no mês de junho, sendo a primeira dia 15, em Pinheiro; a segunda, dia 16, em Cururupu; a terceira, dia 17, em Viana; e a quarta, dia 18, em São João Batista.

Ao final, o presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Baixada e do Litoral Norte Maranhense agradeceu a iniciativa do governo do Estado em desenvolver O Projeto de Revitalização da Baixada e, assim, possibilitar a elaboração e execução de políticas públicas amplas que possam assegurar a melhoria dos indicadores de desenvolvimento dessa região.
Participaram também do evento uma comissão de vereadores de Pinheiro, representada pelos vereadores Enézio Ribeiro, Stélio Cordeiro e Leonardo Sá.
 
Ribamar Santana - Agência Assembleia

Nenhum comentário:

Chuvas já desabrigaram mais de 940 famílias no MA; desalojadas ultrapassam 2.600

Os temporais das últimas semanas já deixaram mais de 940 famílias desabrigadas no interior do Maranhão, além de 2.663 desalojadas – segundo ...