quinta-feira, 27 de agosto de 2009

AS COISAS BOAS DE PINHEIRO


Camila está cursando Biomedicina

A jovem e talentosa Camila Froes Soares, filha do ex-vereador Herasmo Leite, de Pinheiro, colunista e colaboradora do Jornal “Folha Regional”, está cursando Biomedicina na Faculdade São Luis.

A Biomedicina é uma das mais novas profissões da área de saúde. Ela dedica-se ao conhecimento da estrutura e função do organismo humano, aos mecanismos causais das doenças, aos métodos de investigação científica e de análise complementar de diagnóstico, à análise química e microbiológica do meio ambiente, visando à melhoria da qualidade de vida da população. Em outras palavras, a biomedicina investiga as doenças humanas, suas causas e a formas de combatê-las. .
O curso de ciências biológicas – modalidade médica (antigo nome da biomedicina) foi criado em 1966 na Escola Paulista de Medicina. A regulamentação da profissão ocorreu no final da década de 70. E no final da década de 80 surgiram os Conselhos Federais e Regionais de Biomedicina. A profissão de biomédico se encontra regulamentada pela Lei Federal n° 6.684, de 3 de setembro de 1979 e Decreto Federal n° 88.439, de 28 de junho de 1983. A mesma lei federal criou o Conselho Federal de Biomedicina e os Conselhos Regionais de Biomedicina. O biomédico é oficialmente reconhecido como profissional da área de saúde (Resolução no. 287 de 08/10/1998 do Conselho Nacional de Saúde CNS). O objetivo inicial suprir a carência de professores especializados na área de saúde e também formar cientistas em potencial, ou seja, indivíduos que tenham familiaridade com a metodologia científica e que possam desenvolver um plano de pesquisa dentro da área biomédica. O Brasil ainda tem uma grande demanda de desenvolvimento cientifico, logo é extremamente necessário aumentar o contingente de cientistas.
A biomedicina envolve, basicamente, três segmentos: a pesquisa – tanto empírica como aplicada á melhoria da qualidade de vida, o ensino e a docência – especialmente no ensino superior e o diagnóstico – nas suas mais diversas formas, como o laboratorial, o genético, o por imagem entre outros.
O curso de biomedicina tem duração de quatro anos e é realizado em tempo integral, sendo o último estágio obrigatório. Nesse período, serão ministradas as disciplinas de embriologia, anatomia humana, bioinformática, biofísica, Embriologia humana, metodologia cientifica, bioquímica básica e médica, fisiologia humana, inumologia básica e médica, microbiologia, epidemiologia e saúde pública, patologia, parasitologia médica, hematologia, hemoterapia, sorologia, bacteriologia médica, micologia médica, fluidos corporais, farmacologia, virologia médica, genética geral, molecular, humana e médica, entre outras. Também são disponibilizadas inúmeras disciplinas optativas: radiobiologia, socorro de urgência, hormonologia e marcadores tumorais, microbiologia de alimentos, ambiental e industrial, bromatologia (aferição da qualidade de alimentos), toxicologia aplicada, radiologia, citopatologia, citogenética, enzinatologia clínica, entre outras.A

O BLOG:

Deixamos aqui o nosso parabéns ao Herasmo e família!

Um comentário:

Prof. Welliton Resende disse...

Acertastes em cheio, meu caro Gustavo. As 'coisas boas' de Pinheiro. Um grande abraço

Secretários deixam cargos para disputar eleições municipais de Pinheiro

  O Prefeito Luciano Genésio, anunciou a troca de alguns secretários municipais, que deixarão seus cargos para disputar as eleições municipa...