terça-feira, 9 de junho de 2009

PENALDON INCOMODA SEUS ADVERSARIOS


Com um discurso contundente, do deputado Penaldon Jorge (PSC) proferido  hoje pela manhã na Assembléia Legislativa, ele mostrou qual o seu papel na oposição, deixando claro, que vem incomodando seus adversários  mostrou também  a importância da união do grupo que hoje faz oposição a governadora do TSE.

VEJA NA INTEGRA SEU DISCURSO

O SENHOR DEPUTADO PENALDON JORGE (sem revisão do orador)

 – Senhor Presidente, Senhores e Senhoras Deputados e Deputadas imprensa, galeria muito bom dia mais uma vez. Deputado Marcelo Tavares V. Ex.ª retratou bem aqui o espírito da reunião que aconteceu ontem no município de Pinheiro e aqui não é nenhum segredo com relação as nossas posições políticas na nossa base as divergências que nós possuímos e já disse hoje nós temos que aprender a conviver com essas divergências, mas o que se discute, na realidade, é este momento por que passa o Estado do Maranhão, eu ainda há pouco quando me referia aqui na Tribuna desta Casa sobre algumas situações, é necessário que a gente possa entendê-las perfeitamente, em primeiro lugar há mais de um mês, a quase dois meses nós aprovamos aqui um pleito aqui nessa Casa para que a Comissão de Saúde fosse ao Município de Pinheiro, me parece que amanhã vai conseguir ir, não vou aqui atribuir a nenhum companheiro deputado ou deputada qualquer responsabilidade por isso, mas o Requerimento é do mês de março e desde essa época que nós procuramos viabilizar a ida dessa Comissão de Saúde, Deputada Cleide Coutinho que faz parte da Comissão que está presente e que da nossa parte não há nenhum sentimento de colocar defeitos ou qualidade em quem quer que seja, o único objetivo que nós temos com a viagem de Pinheiro e é bem anterior a posse da Senadora Roseana no comando do Governo do Maranhão é bom que se diga isso, o pleito foi feito bem antes disso, nós queremos na realidade que o Parlamento Estadual possa cumprir uma das suas funções, a exemplo do que aconteceu no Município de Bacabal em que a ANVISA, Vigilância Sanitária a Promotoria de Saúde Pública desta Capital e a Promotoria de Saúde da Comarca de Bacabal estiveram inspecionando, visitando os hospitais, todos os órgãos que cuidam da saúde pública no município de Bacabal fizeram o diagnóstico e eu tenho certeza de que deve ter produzido resultados, resultados satisfatórios tenho certeza de que a visita não piorou em nada o funcionamento daquelas unidades de saúde, e é isso que nós queremos que aconteça no município de Pinheiro, que a gente possa ir, possa verificar de que forma está acontecendo, que o Hospital Regional Dr. Antenor Abreu nas palavras de outros parlamentares que aqui já utilizaram que tenham sido realmente reformados, que não sejam depósitos de lixo e de material que nós temos recebido denúncias de que se transformou e que possa ser um grande hospital realmente e que possa desempenhar as suas funções, que não seja mais necessário o título de leitor do portador, do doente de Presidente Sarney, de Santa Helena, de Turilândia, de Palmeirândia e Perimirim, que já foi objeto e que continua sendo objeto de investigações por parte do Ministério Público, enfim que o sistema de saúde da nossa região possa ser um sistema de saúde bem melhor. Então é este o propósito que nós colocamos e essa visita está programa para amanhã, Deputada Gardênia, mas ontem nós estivemos com outro propósito, um propósito de discutir politicamente a situação da nossa região, quais as tendências, quais as manifestações das lideranças políticas dos mais diversos segmentos. Mas, entre ontem e amanhã, tem o hoje e o hoje, Deputado Chico Gomes, veio em tom de represália contra o Deputado Penaldon com uma matéria que está no blog, que aqui tantas vezes eu já denuncie, há uma pré-disposição do blogueiro travestido de jornalista, o Décio Sá, porque é pago para fazer isto, faz de forma voluntária, faz de forma direcional sabendo qual é o objeto. Tanto é assim, Deputado Chico Gomes, que hoje às 06h30min da manhã, no nosso município de Presidente Sarney, já havia três carros de som, Deputado Fábio Braga, com esta matéria que o blogueiro, travestido de jornalista, produziu a serviço do deputado que nos faz oposição e que tem esta posição antagônica politicamente e tem que ser respeitada a pedido de seu próprio pai, de seus veículos de comunicação. Então, 06h30min da manhã já tinham três veículos no município trazendo uma matéria que não tem nada de novo, Deputado Domingos Paz, é uma matéria que o Deputado Penaldon teve os seus bens bloqueados, e quem é o homem público que fez e que geriu finanças públicas de um município que nunca teve um dissabor, uma ação de improbidade administrativa? Eu dizia isso aqui ao Deputado Cutrim, isto é, que naquela época da questão de Presidente Juscelino, e parece que eu estava dizendo numa direção que parecia até que estava adivinhando o que ia acontecer e eu dizia e chamava a atenção dele naquele período para os discursos que ele fez aqui com relação àquelas matérias e, com menos de 15 dias depois, o próprio Ministério Público Federal fez uma ação de improbidade administrativa contra ele, contra o Ricardo Perez e contra outras pessoas, mas isso aqui não é fruto disto. Muito embora o blogueiro, travestido de jornalista, diga que é com relação à prestação de contas, ele deveria ler que bem aqui tem segredo de Justiça no processo e eu sei e já tenho, Deputada Graça Paz, mais ou menos a informação de onde se consegue o título porque ele montou a matéria, pegou o título na capa do processo onde há uma correspondência e que tem escrito aqui “Segredo de Justiça”. Matéria de improbidade administrativa não tramita em segredo de Justiça e só não sabe disso quem é analfabeto nesta linha, principalmente analfabeto jurídico, o Deputado Fábio Braga sabe bem disso. Improbidade administrativa não tramita em segredo de Justiça, esta matéria tramita em segredo de Justiça porque é uma briga antiga minha com a Receita Federal, é de 2002, Deputado Cabral, imposto de renda, nós temos uma briga imensa, já fomos ao Conselho Nacional do Contribuinte, ao Conselho de Fortaleza, ao Conselho Nacional de São Paulo, estamos com uma ação na Justiça Federal do Maranhão tentando desconstituir um auto de fração que, por conta ainda da CPMF, me multou com relação ao imposto de renda nas minhas declarações. Então por isso que é segredo de Justiça porque trata de questão fiscal. Ninguém pediu segredo de Justiça, quem pediu foi o próprio Ministério Público porque as informações que envolvem o Fisco Federal e que envolvem a situação fiscal de qualquer cidadão, não é de Penaldon, da Cleide, do Edivaldo, de nenhum, mas de qualquer cidadão brasileiro, são obrigadas a serem protegidas pelo segredo de Justiça. Então, vejam bem, uma matéria de 2002 que briga há muito tempo, nós temos, já tivemos muitas etapas. Há 90 dias, eles bloquearam duas contas minhas do Banco do Brasil e, quinta-feira passada, saiu a decisão em Brasília desbloqueando as duas contas, nós conseguimos em Brasília, e aí elas pegam uma matéria de sete anos atrás e requintam a matéria com a data de hoje para botar, por quê? Porque ontem nós estávamos em uma reunião em Pinheiro, que não agradamos a eles, e amanhã nós vamos estar com a Comissão de Saúde, então é preciso ofuscar o Penaldon dentro de Pinheiro, é preciso fazer isso. Hoje, às 06h30min da manhã, tenho certeza, a maioria dos jornalistas ainda não tinha conhecimento dessa matéria, mas os carros de som do deputado já estavam lá na nossa cidade em Presidente Sarney para distribuir a matéria que ele encomendou para o blogueiro dele com esta finalidade. Não é a primeira, não é a segunda, nem a terceira vez que ele tenta denegrir a minha imagem, agora tentar denegrir a minha imagem é um propósito, agora conseguir me acovardar, conseguir tirar de mim quem teve a oportunidade de sentar no banco de uma sala de aula, de frequentar uma universidade e, acima de tudo, de ter tido o dom que Deus me deu para que fosse sempre essa pessoa combativa que não se acovarda, que não se intimida. Então, essas tentativas podem funcionar perante a opinião pública, agora imaginar que isso funcione contra mim de alguma forma, está equivocado, está equivocado porque nós não temos nenhuma vocação para correr do embate, pelo contrário, eles têm, Deputado Edivaldo Holanda, quem primeiro inaugurou inquérito de Polícia Federal, CPI, foi o pai do Deputado desta Casa. Em 86, quando era senador, o Senhor Maurício Correa, que depois foi Ministro do Supremo Tribunal Federal, e o processo não sumiu, ele tramita aqui na 6ª Vara Criminal do Fórum Desembargador Sarney Costa, e o pai dele é indiciado pelo desvio de recurso do esgoto público do município de Pinheiro e por tantas outras condutas. Construiu empresas

O SENHOR DEPUTADO PENALDON JORGE – .... (ENCAIXE)..... Construiu empresas em 85 depois que o presidente Sarney assumiu a Presidência da República, 03 meses depois ele constituiu uma empresa na Junta Comercial chamada de Pericumã Engenharia, e foi ser a fiscal da Mendes Júnior, da Andrade Gutierrez e de todas as empresas da Consiste Engenharia e de todas, Deputado Cabral, que se instalaram no município de Pinheiro, eu tenho a cópia do processo completo não trago a essa Casa porque vou mexer com outras pessoas que não merecem, mas tem o prefeito da época,  ele que era o construtor foi indiciado pela Polícia Federal, tem Deputados Federais do mandato de hoje, tem pessoas importantes na república que estão todos lá relacionados, a CPI, Deputada Gardeninha, eu ainda era um jovem aspirante, de um dia ocupar um cargo público e ter este encaminhamento de questões, porque nasci e me criei ouvindo sempre uma família só mandando no município de Pinheiro.

O SENHOR DEPUTADO PENALDON JORGE -  Então essa ofuscação que eles tentam dar hoje Deputado Edivaldo Holanda, eu tenho certeza que tem incomodado bastante, disse aqui aquele dia, o discurso que o Deputado (Vitor) fez aqui nesta Casa com relação aos recursos da saúde ele não tem, e não teve nenhuma palavra de seriedade, ele na realidade foi fruto de uma reunião que aconteceu na noite anterior na casa da Senadora Roseana Sarney, em que ele e o pai bateram na Mesa para que um saísse candidato Federal e o outro Estadual, e o Deputado Ricardo Murad deu murro na mesa dizendo que não aceitava que isto era uma imoralidade, e que a Roseana não deveria permitir, por isso veio o discurso contra o Ricardo na manhã seguinte. Mas isso é roupa suja que eles têm que lavar na banheira deles, não é na minha. Eu continuo sendo aqui o advogado que me orgulho bastante, de assim ser e de assim exercer. Concedo o aparte ao Nobre Deputado Edivaldo Holanda.

O SENHOR DEPUTADO EDIVALDO HOLANDA (aparte) – Nobre Deputado Penaldon Jorge quer me solidarizar com V. Exª. e lamentar que essa é uma prática aqui no nosso Estado, isso o que estão fazendo com V. Exª. graças a Deus é pela atitude cristalina, é pela posição irretocável que V. Exª. tem diariamente na Tribuna desta Casa, e tendo escolhido o lado do povo e tendo se posicionado contra os desmandos do atual governo. V. Exª. então está sendo exposto nessa questão segundo soube, carros de som rodando na cidade de Pinheiro, para usar autos contrários a V. Exª. alardear esse fato, que é um fato que ocorre com V. Exª. que ocorre com qualquer outro cidadão que tenha relações com empresas e que temos problemas sempre com o imposto de renda, todos nós temos esses problemas a maioria dos brasileiros, problema com o imposto de renda e V. Exª. está sendo agora vítima disto, está sendo explorado na mídia, e nós lamentamos que infelizmente essa é uma maneira menor, essa é uma maneira pequena de se conduzir tanto na mídia quanto na vida pública. Eu me congratulo me solidarizo com o pronunciamento e a posição de V. Exª. neste momento.

O SENHOR DEPUTADO PENALDON JORGE – Obrigado! Deputado Edivaldo Holanda, e concluindo Senhor Presidente ..... (ENCAIXE)..... trazer para a imprensa em forma de denúncia e deixando aqui, mais uma vez, de forma muito cristalina, muito firme a minha posição, porque eu que para eles Deputado Edivaldo Holanda, já fui o melhor prefeito da região da Baixada, que os seus veículos de comunicação durante os tempos em que tiveram a receber os grossos cachês e os serviços pagos pela divulgação da mídia, que eles passaram 8 anos fazendo era um prefeito irretocável, conduta ilibada, elogiado todos os dias bastou ser candidato a deputado estadual, ou ter a pretensão de sair candidato a deputado estadual, para que nunca mais fosse a mesma pessoa, no entendimento deles. Mas graças a Deus continuo a ser a pessoa que sou, não no pensamento deles, mas no sentimento e no pensamento da população que me viu nascer, que me Viu crescer e que convive conosco no dia a dia. Muito obrigado, Senhor Presidente

 

Um comentário:

Olhudo disse...

Tente ser sincero.
Você acredita em Penaldon?

Chuvas já desabrigaram mais de 940 famílias no MA; desalojadas ultrapassam 2.600

Os temporais das últimas semanas já deixaram mais de 940 famílias desabrigadas no interior do Maranhão, além de 2.663 desalojadas – segundo ...