quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Senado aprova acordo do Brasil com os EUA que permite uso da base de Alcântara


O Senado aprovou nessa terça-feira (12) o acordo que permite aos Estados Unidos lançar foguetes e satélites da base de Alcântara, no Maranhão.
Com a aprovação, o texto seguirá para promulgação. A Câmara já aprovou a proposta.
O acordo foi assinado em março, durante a viagem do presidente Jair Bolsonaro a Washington. O texto passa a permitir o uso comercial da base. Em troca, o Brasil receberá recursos para investir no desenvolvimento e no aperfeiçoamento do Programa Espacial Brasileiro.
O território onde a base está localizada permanece sob jurisdição do governo brasileiro.
O Acordo de Salvaguardas Tecnológicas proíbe o lançamento de mísseis da base de Alcântara, assim como a produção, a compra e o teste desses. Será permitido somente o lançamento de equipamentos civis de países signatários do Regime de Controle de Tecnologia de Mísseis (MCTR).
O MCTR busca limitar a proliferação de mísseis e de tecnologia para a fabricação. Portanto, não só os EUA estarão aptos a operar na base. Países que utilizam a tecnologia norte-americana têm a possibilidade de aderir ao aco

Nenhum comentário:

Chuvas já desabrigaram mais de 940 famílias no MA; desalojadas ultrapassam 2.600

Os temporais das últimas semanas já deixaram mais de 940 famílias desabrigadas no interior do Maranhão, além de 2.663 desalojadas – segundo ...