segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Pinheiro - IEMA abre 80 vagas para os cursos de Inglês Básico e Panificação e Confeitaria




As Unidades Vocacionais do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) vão abrir 1.505 vagas neste primeiro semestre. São 17 unidades espalhadas em 14 cidades. Para Pinheiro estão sendo oferecidas 80 vagas para os cursos de Inglês Básico e Panificação e confeitaria.
O edital para as matrículas será liberado nas próximas semanas. A previsão é que as aulas comecem na segunda quinzena de março.
Os cursos vocacionais do IEMA são feitos para atender rapidamente as necessidades de cada cidade. A ideia é que haja mercado de trabalho para quem conclui os cursos.
“São cursos de acordo com as demandas dos municípios”, conta o diz o reitor do IEMA, Jhonatan Almada.
Duração
A maioria dos cursos vocacionais do IEMA tem 160 horas de aula. Alguns têm 80 horas. São cursos com conclusão rápida, ainda no primeiro semestre.
“Isso significa mais oportunidades para qualificação profissional, sobretudo neste momento em que o país tem um grande número de desempregados. Essa qualificação profissional está ligada à geração de emprego e renda”, afirma Almada.
Criado pelo governador Flávio Dino, o IEMA já capacitou 26 mil pessoas nas Unidades Vocacionais. “São 26 mil maranhenses com cursos profissionalizantes”, resume o reitor do instituto.
Quem pode fazer
As 17 Unidades Vocacionas do IEMA oferecem qualificação profissional para adolescentes, jovens e adultos com escolaridade desde o ensino fundamental incompleto até o ensino superior. Cada curso tem uma exigência.
Veja os cursos oferecidos: 
Açailândia – Inglês Básico e Corte Costura (Fardamento Escolar) – 80 vagasBarra do Corda – Inglês Básico e Eletricista Predial – 80 vagasBequimão – Inglês Básico e Produtor de Mudas e Hortaliças – 80 vagasCaxias – Inglês Básico e Cabeleireiro – 80 vagasCodó – Inglês Básico e Estética – 80 vagasCarolina – Inglês Básico e Gastronomia Regional – 80 vagasCoroatá – Robótica Educacional e Informática Básica – 80 vagasImperatriz – Inglês Básico e Corte e Costura (Lingerie e Moda Praia) – 80 vagasPinheiro – Inglês Básico e Panificação e Confeitaria – 80 vagasPedreiras – Inglês Básico e Produção de Massas Alimentícias – 80 vagasRibeirãozinho – Inglês Básico e Design e Produção de Manufaturados do Couro – 80 vagasSão Luís (Estaleiro Escola) – Inglês Básico, Construção de Embarcações Artesanais Maranhenses, Marceneiro, Artesão em Reciclagem de Papel, Artesão em Reaproveitamento de Garrafa PET, Artesão em Biojoias, Reaproveitamento de Madeira, e Artesão em Cerâmica – 225 vagasSão Luís (Praia Grande) – Inglês Básico e Cerveja Artesanal – 80 vagasSão Luís (Convento das Mercês) – Inglês Básico e Informática Básica – 80 vagasSão Luís (Escola de Cinema) – Produção Cinematográfica e Atuação para Cinema – 80 vagasSão Mateus – Operador de Máquinas Agrícolas e Agricultura Orgânica – 80 vagasTimon – Inglês Básico e Artesão em Pintura em Tecido e MDF – 80 vagas

Nenhum comentário:

Secretários deixam cargos para disputar eleições municipais de Pinheiro

  O Prefeito Luciano Genésio, anunciou a troca de alguns secretários municipais, que deixarão seus cargos para disputar as eleições municipa...