Vários serviços de saúde foram oferecidos pela Carretas da Mulher Maranhense durante ação realizada em parceria com a prefeitura de Presidente Sarney.
A Secretária de Estado da Mulher, em parceria com a Prefeitura de Presidente Sarney, realizou nos dias 3, 4 e 5 uma ação de saúde no município e atendeu 1.216 pessoas. Os atendimentos voltados ao público feminino foram realizados na Carreta da Mulher Maranhense, que ficou estacionada na Praça do Rey, ao lado do Fundec.
Os serviços oferecidos foram nas áreas de exames preventivos, aferição de glicemia, mamografia, consultas, palestras, testes rápidos, de HIV, sífilis, hepatite B e C e outras atividades.
Para a prefeita Valéria Castro, as carretas foram mais um dispositivo para a prevenção da saúde da mulher de Presidente Sarney, que atenderam de forma itinerante mulheres da cidade e dos povoados. “Neste primeiro momento, as carretas atenderam parte da demanda que estava oprimida. Logo estaremos realizando mais ações voltadas para atender toda a população feminina do município, disse a prefeita.
Maria Côco, moradora das proximidades da Praça do Rey, encontrou na carreta a oportunidade para pôr a saúde em dia. “Realizei minhas consultas e exames na carreta. Fiquei surpresa quando a enfermeira disse que poderia fazer os exames no mesmo dia. Até em clínicas particulares eu preciso agendar os exames e aqui fiz no mesmo dia. É um serviço que está de parabéns, desde o acolhimento até a realização dos exames”, disse Maria Côco.
“Estava precisando fazer a mamografia. Graças a Deus fiz o exame aqui mesmo em Presidente Sarney, na Carreta da Mulher Maranhense, que visitou a cidade”, disse uma moradora de Três Furos.
Uma pescadora de Bebe Fumo também recebeu atendimento na carreta. “Nós mulheres, estamos tendo essa oportunidade de fazer nossas consultas e exames. Estou muito grata de poder ter sido atendida. Quero agradecer a Prefeita Valéria e ao governado Flávio Dino, que estão nos oportunizando fazer esses exames”, disse a pescadora.
A secretária da Mulher, Laurinda Pinto, disse que a ação em Presidente Sarney foi uma das que obteve melhores resultados em número de atendimentos.
“Nós vamos permanecer com esse trabalho na Caravana e também continuar com a capacitação, a nível metodológico, nos municípios para que possamos fazer uma grande mobilização para o enfrentamento e prevenção do câncer de colo de útero e de Mama”, conta a secretária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário