segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Integração e parcerias entre Governo e Municípios serão discutidas no ‘Encontro de Prefeitos’

anexo1_divulgacao-encontro-prefeitos-1O governador Flávio Dino vai receber uma comitiva de prefeitos em reunião para promover a integração entre gestores, apresentar as ações do Governo e alinhar planos e parcerias. Este é o objetivo do evento ‘Governando Juntos: Encontro de Prefeitos e Prefeitas com o Governador Flávio Dino’, que será realizado dia 1° de dezembro, a partir das 8h, no Rio Poty Hotel, Ponta d ‘Areia. Estão confirmadas as presenças de 212 prefeitos, eleitos e reeleitos, que assumem a partir de janeiro de 2017.
O secretário de Estado de Assuntos Políticos e Comunicação Social (Secap), Márcio Jerry destacou a pertinência do evento para evidenciar a prática comum da atual gestão. “O governo Flávio Dino é do diálogo com todos os prefeitos, independente de políticas partidárias, destinando igual tratamento a todos os gestores”, afirmou. O Governo do Estado conta com apoio de mais de 150 gestores municipais, pontuou o titular da Secap. 
“Diferente do que ocorria no passado, o governador Flávio Dino governa para todos os maranhenses e para todos os prefeitos. Os gestores podem ter a certeza de que serão atendidos de maneira igualitária, sem distinção, para que possamos construir políticas integradas pelo bem do povo maranhense”, enfatizou Jerry. 
O secretário ressaltou a crise que o país atravessa e que culminou na restrição orçamentária e financeira, onde há poucos recursos para uma demanda maior. Outro ponto do evento é a construção da relação com os novos prefeitos e discussão das prioridades, considerando as vocações e necessidades de cada região. “A diretriz do governo Flávio Dino é caminhar de mãos dadas com todos os prefeitos”, disse. 
No cenário atual, complementa Jerry, é esperado das gestões que consigam executar mais ações, com menos verbas. Neste ponto, o governador tem demonstrado sua capacidade de gerenciamento, pois tem conseguido driblar a crise e manter em dia os pagamentos, tanto de servidores, quando de fornecedores. “E é um cenário que vai se manter nos próximos anos. Para 2017 prevemos o quadro de muita crise, mas também de superação desta crise, mantendo a normalidade na condução da máquina pública”, garante Jerry.
Programação 
Na ocasião do encontro o governador Flávio Dino fará a apresentação das ações e programas de governo, de seu secretariado e demais compromissos. O governador também discute com os gestores possibilidades de parceria. Participam representantes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para tratar do Programa de Ações Articuladas; da Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq), que vai explanar sobre o Prêmio Prefeito Amigo da Criança e seus critérios; e ainda debates sobre política ambiental e gestão do setor. 
Será apresentado o painel ‘Experiências de Governança Exitosas’, que serão apresentados pelos prefeitos Edivaldo Holanda Júnior, de São Luís; e os convidados Roberto Cláudio, de Fortaleza e Firmino Filho de Teresina. Na ocasião será pactuado com os prefeitos o programa ‘Bolsa Escola – Mais Bolsa Família’ que garante material escolar a estudantes de baixa renda.
Os gestores conhecerão, ainda, o ‘Programa ProMunicipio’, ação do Governo que vai oferecer orientação, capacitação e assistência técnica aos gestores. Os gestores terão acesso a uma plataforma de dados com informações sobre ações do Governo em cada município. Entre os temas da página estão convênios estaduais em vigência e outros dados usuais aos prefeitos. O programa é um compromisso do governador Flávio Dino e integra o plano de Governo. 
Os prefeitos terão a chance de tirar dúvidas sobre as ações do Governo nos estandes das secretarias estaduais e instituições como Banco do Nordeste (BNB), Banco da Amazônia (BASA), Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal (CEF) instalados no local. “Deste encontro vamos fortalecer ainda mais a integração do estado com todos os municípios maranhenses”, reforçou Márcio Jerry.
Integração
A prévia deste plano de integração do Governo com os municípios ocorreu no último dia 7, durante reunião com os prefeitos eleitos da Região Metropolitana de São Luís. Estiveram presentes Edivaldo Holanda Júnior, de São Luís; Domingos Dutra, de Paço Lumiar; Luís Fernando, de São José de Ribamar; e Thalita Laci, da Raposa. 
O objetivo do encontro foi traçar estratégias para fortalecer políticas públicas entre as quatro cidades e discutir a metropolização da região para que sejam trabalhadas ações conjuntas para esta população – cerca de 1,6 milhão de pessoas. Dia 30 deste mês, antecipando o encontro geral, o governador Flávio Dino reúne com os 30 prefeitos dos municípios incluídos no programa ‘Mais IDH’.

Nenhum comentário:

Assassino da drag queen Paula Ferraz é condenado a mais de 13 anos

Em julgamento realizado na tarde desta quarta-feira (13), no Fórum Desembargador Sarney Costa, o réu Genilson da Silva Reis foi condenado a ...