Por Oswaldo Viviani
A Polícia Federal (PF) do Maranhão desencadeou, na manhã de hoje (19), em São Luís e outras quatro cidades da Baixada Maranhense, a Operação Vínculos, de combate a crimes previdenciários. Um dos alvos da operação é o ex-prefeito de São Bento,   Luiz Gonzaga Barros, conhecido como Luizinho Barros (PCdoB), de 48 anos. Contra ele há um mandado de prisão temporária. Contadores, um advogado especializado em causas previdenciárias, um ex-funcionário do cartório de Palmeirândia, um servidor do INSS e intermediários também estão envolvidos.
O ex-prefeito de São Bento Luizinho Barros tem prisão temporária decretadaO ex-prefeito de São Bento Luizinho Barros tem prisão temporária decretada
Os policiais federais estiveram nas cidades de São Luís, São Bento, Palmeirândia, Pinheiro e Turilândia, para cumprir 32 mandados judiciais, sendo 9 de prisão temporária (5 dias), 19 de busca e apreensão e quatro de condução coercitiva.
Entre os mandados judiciais consta, ainda, a determinação para que o INSS suspenda o pagamento de 11 benefícios de pensão por morte, bem como, em relação ao servidor da autarquia previdenciária, a proibição de frequentar o ambiente de trabalho e a determinação do afastamento das funções públicas pelo prazo de 90 dias.