terça-feira, 27 de outubro de 2015

Polícia Civil deflagra Operações no combate ao tráfico de drogas no Maranhão



Com um trabalho investigativo contra o crime organizado envolvido com o tráfico de drogas no Maranhão, a Polícia Civil, por meio da Superintendência Estadual de Repressão ao Narcótico (Sernac), realizou, na madrugada da última segunda-feira (26), uma operação que resultou nas prisões de Evanoel Almeida e Valdeço Pereira da Silva, conhecido como “Buriti”.

O resultado da operação foi apresentado durante coletiva realizada no Auditório Leofredo Ramos, na Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), pelo secretário de Estado de Segurança Pública, Jefferson Portela; o delegado geral de Polícia Civil, Augusto Barros; e o superintendente do Senarc, Tiago Bardal.


Durante a coletiva, o superintendente do Senarc relatou que a dupla estava sendo monitorada há seis meses, após a quadrilha composta por Evanoel Almeida e Valdeço Pereira participar de explosões de caixa eletrônico no interior do estado. Com o dinheiro obtido nos delitos praticados, a dupla foi ao Paraguai comprar drogas e armamentos.

No retorno para o Maranhão, Evanoel Almeida e Valdeço Pereira foram interceptados pela equipe da Senarc com apoio da Polícia Rodoviária Federal, na madrugada do dia 26, na BR-222, entre os municípios de Vitoria do Mearim e Arari.

Para transportar a droga oriunda do Paraguai, a dupla utilizou um veículo pick-up, modelo Fiat Strada readaptado. No interior do carro, foram encontrados 200 quilos de maconha prensada, duas escopetas calibre 12, duas pistolas 9 milímetros, um revólver calibre 38, uma pistola 6.35, munições e 8 mil em guarani-moeda, de origem Paraguaia. “Quando assumimos o Senarc verificamos que uma quadrilha que realizava explosões à caixa eletrônico, comprava drogas e armamentos no Paraguai, com o dinheiro obtido do roubo. Observamos a movimentação dessa quadrilha e ao retornar ao Maranhão realizamos a abordagem na BR-222, onde constatamos o forte cheiro da droga. Na Seic, ao ser desmontado o carro foi encontrado em diversos compartimos maconha, e em baixo dos bancos estava o armamento”, disse Tiago Bardal.

Para o secretário da SSP, Jefferson Portela, a criminalidade é um mal que assola toda a sociedade, por isso deve ser combatida de maneira firme e segura. “Essa foi uma grande ação contra o crime organizado, onde a quadrilha teria um faturamento em mais de dois milhões de reais. Iremos empregar cada vez mais ações significativas, no combate a este tipo de crime”, afirmou.

O titular do Senarc informou ainda, que os presos na operação possuem antecedentes criminais. Evanoel Almeida tem passagem na Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), onde foi autuado pelos crimes de tráfico e explosão à caixa eletrônico. Já Valdeço Pereira responde pelo delito de explosão à caixa eletrônico e a dois mandados de prisão em aberto, um no município Dom Pedro e outro, em Senador.


Nas dependências da Seic, Evanoel Almeida e Valdeço Pereira da Silva, foram autuados pelos crimes de tráfico com agravante de tráfico internacional, associação para o tráfico e porte ilegal de uso restrito. O flagrante será encaminhado para Justiça federal, por se tratar de tráfico internacional.


De acordo com o delegado geral de Polícia Civil, Augusto Barros, essa organização criminosa possui não só ramificações no Maranhão, mas também, nos estados do Pará e Piauí. “A Polícia Civil segue firme no combate ao narcotráfico internacional. Esse grupo organizado investia pesado na sua logística para equipar veículos sem levantar qualquer suspeita. Vamos impor essas perdas constantes e a prisão permanentes dos que se envolverem com tráfico de drogas no Maranhão. Essa é a filosofia da Polícia Civil.”, declarou.

Nenhum comentário:

Assassino da drag queen Paula Ferraz é condenado a mais de 13 anos

Em julgamento realizado na tarde desta quarta-feira (13), no Fórum Desembargador Sarney Costa, o réu Genilson da Silva Reis foi condenado a ...