sexta-feira, 31 de julho de 2015

Procon fiscaliza agências bancárias em Pinheiro


PROCON Maranhão fiscaliza agências bancárias em PinheiroA Gerência de Proteção e Defesa do Consumidor do Maranhão (Procon-MA), órgão vinculado à Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), realizou mais uma etapa da ‘Operação Paciência’, nesta quinta-feira (30), quando fiscalizou, pela segunda vez, todos as agências bancárias do município de Pinheiro, Baixada Maranhense.
Na primeira fiscalização, realizada em maio, todos os bancos foram autuados por descumprimento às legislações. Já nesta segunda ação, dos cinco bancos da cidade, somente dois foram autuados. Entre as irregularidades constatadas pela equipe de fiscalização do Procon, a demora na fila de espera, falta de distribuição de senhas, redução do número de caixas para atendimento, falta de divisórias que separam o consumidor atendido no caixa dos demais e ausência do painel de senha.
De acordo com o diretor-geral do Procon Maranhão, Duarte Júnior, que acompanhou a ação, é possível perceber melhorias no atendimento bancário prestado aos consumidores no município, mas o problema ainda existe. Segundo ele, a melhoria na qualidade dos serviços bancários no estado é uma prioridade do governo Flávio Dino e, por essa razão, as fiscalizações têm sido periódicas em todo o Maranhão. “Caso não existam melhorias consideráveis, continuaremos aplicando as sanções de forma gradativa em prol da melhoria e humanização deste serviço”, afirmou.
O órgão informou que, desde o início do ano, 30 agências foram multadas, totalizando R$ 400 mil em multas e que ainda se somarão novas multas cujos processos estão em fase de conclusão. O trabalho segue um cronograma iniciado em janeiro e se estende a todas as regiões do estado. Já foram fiscalizados 37 bancos em São Luís, dois em Paço do Lumiar, sete em Bacabal, seis em Timon, cinco em Codó, seis em Caxias, quatro em Estreito, cinco em Açailândia, três em Imperatriz, três em Itapecuru-Mirim, quatro em Pinheiro, seis em Santa Inês e quatro em São José de Ribamar. Em alguns municípios a fiscalização já ocorreu mais de uma vez em todas as agências, a exemplo de Santa Inês, Estreito, Pinheiro e São José de Ribamar.
Denúncia
O Procon orienta o cidadão que, ao verificar o descumprimento da lei, formalize uma denúncia no Procon, localizado na Rua do Egito, 207, Centro. A denúncia também pode ser feita pelo aplicativo do Procon-MA, pelo Portal do Consumidor, nos postos avançados ou pelas redes sociais (instragram: @proconmaranhao, twitter: @proconmaranhao e facebook: Procon Maranhão).

Nenhum comentário:

Assassino da drag queen Paula Ferraz é condenado a mais de 13 anos

Em julgamento realizado na tarde desta quarta-feira (13), no Fórum Desembargador Sarney Costa, o réu Genilson da Silva Reis foi condenado a ...