sexta-feira, 26 de junho de 2015

Polícia Militar faz planejamento especial para garantir segurança nas festas de São Pedro e São Marçal


A Polícia Militar inicia, a partir desta sexta-feira (26), as operações para garantir a segurança e tranquilidade da população durante o último fim de semana de São João em São Luís, Raposa e Paço do Lumiar. As equipes da Polícia Militar terão atenção especial para as festas de São Pedro e São Marçal, que ocorrem, nestas segunda-feira (29) e terça-feira (30), nos bairros da Madre Deus e João Paulo, respectivamente. O patrulhamento ostensivo segue normalmente, em todas as regiões Ilha, com as operações Catraca e Ilha Segura em avenidas da Região Metropolitana.
Serão empregados cerca de 500 homens da Polícia Militar nas duas festas.  Os militares estarão distribuídos nas modalidades de policiamento a pé, motorizados e em viaturas. Homens do 1º Esquadrão de Polícia Militar Montada (EpMont) também estarão distribuídos em pontos estratégicos do João Paulo a fim de evitar o registro de alguma ocorrência criminal. Além do patrulhamento terrestre, o Grupo Tático Aéreo (GTA) do Maranhão reforçará com helicópteros o patrulhamento tanto no João Paulo como no Largo de São Pedro.
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marco Antônio Alves, afirmou que o planejamento foi montado para garantir que as festas de São Pedro e a de São Marçal ocorram com segurança. “Nosso planejamento foi pensando com base em levantamentos, principalmente, dos pontos sensíveis nestas duas festas. Distribuímos nossas equipes para que os brincantes e o cidadão que forem a estes locais possam fazer uma grande festa popular com tranquilidade e paz”, afirmou o comandante-geral da Polícia Militar.
No tradicional encontro de bumba meu boi dos sotaques costa de mão, zambumba e baixada, no Largo de São Pedro, na Madre de Deus, homens do 9º BPM, coordenados pelo CPAM I, estarão distribuídos em dois giros.
 De acordo com o comandante do CPAM I, coronel Pedro Ribeiro, o primeiro de 18h à 00h e o segundo giro das 23h ao final da festa. “Empregamos, ainda, viaturas do Ronda da Comunidade e motocicletas que percorrerão toda a área próxima a Praça e farão em pontos distintos do Largo, um ponto-base. Estaremos atuando em várias modalidades justamente para garantir que não seja registrada nenhuma incidência criminal nesta festa”, comentou o oficial.
 Na área do Itaqui-Bacanga, militares do CPAM III estarão atentos a qualquer movimentação e coibindo assaltos, retirando de circulação armas e apreendendo drogas.
 Seguindo, ainda, a programação de São Pedro, haverá procissões marítima e terrestre, na segunda-feira (29). Neste evento, a Polícia Militar atuará em conjunto com a Capitania dos Portos do Maranhão. Viaturas e motocicletas estarão no local garantindo a segurança dos fieis durante as homenagens a São Pedro.
Já no bairro da Raposa, o Comando de Policiamento de Área Metropolitano II (CPAM) mobilizou equipes a fim de garantir segurança aos fieis que forem ao cais do Porto do Braga, na Raposa, acompanhar a procissão. O coronel Antonio Vieira de Aquino, comandante do CPAM II, assegurou que seis motocicletas e duas viaturas do 13º BPM estarão a postos realizando abordagens de suspeitos e combatendo o uso de armas.
 São Marçal
 Já na festa de São Marçal, na terça-feira (30), serão empregados cerca de 350 homens. Para facilitar o acesso das equipes da cavalaria, as ruas do bairro do João Paulo passaram por um processo de limpeza e receberam reparos na iluminação por parte dos órgãos municipais. No período em que há maior movimentação de pessoas, a Polícia Militar terá atenção redobrada. Pontos de observação foram espalhados em todo o percurso por onde vão passar os grupos de bumba meu boi.
“No horário de maior concentração de pessoas, os militares estarão atentos a qualquer movimentação com características de ocorrência criminal. Nossas equipes estarão prontas para atuar em qualquer circunstância”, completou o coronel Pedro Ribeiro.
 Nas avenidas Kennedy, Getúlio Vargas e Franceses, viaturas do 9º BPM farão o patrulhamento ostensivo evitando os assaltos a coletivos. “Estamos dando uma atenção especial para as paradas de ônibus a fim de garantir que o cidadão que for ao local de coletivo possa chegar e transitar sem ser vítima de roubo ou qualquer prática delituosa”, garantiu o comandante do 9º BPM, tenente-coronel Bayma do Lago.
 Além da Polícia Militar, autuarão no João Paulo, equipes do Corpo de Bombeiros, Exército, Samu, Polícia Civil, Guarda Municipal, Blitz Urbana, a Comissão do evento, entre outros órgãos.
 Dicas de Segurança
- Ao estacionar os veículos verificar se os mesmos estão trancados
- Levar dinheiro trocado e em pouco valor, apenas o necessário para suas despesas
- Evitar levar joias e celulares
- Estacionar o carro em locais vigiados e visíveis. Outra dica que ajuda a evitar roubos é nunca permanecer parado durante muito tempo dentro do veículo. 
- Evitar o consumo de bebida alcoólica, se for dirigir veículo

Nenhum comentário:

Assassino da drag queen Paula Ferraz é condenado a mais de 13 anos

Em julgamento realizado na tarde desta quarta-feira (13), no Fórum Desembargador Sarney Costa, o réu Genilson da Silva Reis foi condenado a ...