domingo, 18 de janeiro de 2015

Colunaço do Pêta

Petinhadas
“Jesus/Maria/José”…, a conspiração tá é grande nos ‘porões dos porões’ do ‘Poder Rangedor’!!! Uma informação da mais alta ‘fidedignidade’ obtida pelo Dr. Pêta, na última sexta-feira, dá conta de um ‘movimento conspiratório’, já ‘cozinhando’ em ‘fogo brando’, com o objetivo de ‘melar’ a eleição de Humberto Coutinho para a Presidência da ‘casa’!!! Por enquanto, a tentativa de ‘golpe’ está ‘rolando’ apenas entre uma meia dúzia de parlamentares – pelo menos dois deles eleitos – da mais alta confiança dos ‘cabeças da manobra’, o que justifica o fato da conspiração ainda não ter vazado e chegado ao conhecimento do Palácio dos Leões e do próprio Humberto!!! Mas a informação é quentíssima!!! Os autores da ‘intentona’ já deram algumas pistas aos mais atentos!!! O jornal “do outro lado da ponte”, por exemplo, anda muito interessado em, ‘vira e mexe’, dizer que a eleição de Humberto Coutinho para dirigir o legislativo estadual está consolidada!!! E pra quê isso???!!! Para tranqüilizar e acomodar o Palácio dos Leões e o seu candidato, tentando evitar que continuem trabalhando com afinco nessa reta final!!! Outra evidência: a ainda Diretora de Comunicação do ‘Poder Rangedor’, Dulce Brito, que estava meio que desinteressada e até afastada de lá, voltou a freqüentar assiduamente o seu gabinete!!! Não se sabe, por enquanto, qual é o cargo que está reservado a ela na hipótese do golpe se concretizar, mas para substituí-la no comando da Comunicação da ‘casa’ um nome já é certo: o do ex-diretor de Redação defenestrado do jornal “do outro lado da ponte” Ribamar Correa!!! O ex-redator chefe da coluna ‘Estado Maior’ foi secretário de Comunicação do Estado no governo João Alberto e, embora não pareça, mantém um vínculo muito forte com ele até hoje!!! Um parlamentar ligado a João Alberto ‘trabalha’ intensivamente por Ribamar Correa!!! Bom, taí a informação!!! Quem quiser acreditar, que acredite…, quem não quiser, depois ‘me espia’!!!
É, meu amigo, a ‘vassourada’ correu foi solta lá pras bandas da Camboa!!! Com a vitória de Flávio Dino, a ‘descida de ladeira’ do grupo Sarney e as expectativas que não são nada alvissareiras, o jeito é ‘enxugar’ a casa!!! Primeiro foi a dupla ‘TéFé’, lá “do outro lado da ponte”, que mandou uns para casa e diminuiu o salário de outros!!! Agora, a ‘bagaceira’ virou para o lado do ‘Sistema da Camboa’, que está dando ‘bilhete azul’ para vários profissionais, principalmente da TV, conforme postou nas redes sociais, em tom de lamentação e desabafo, um dos diretores da casa!!! Resultado: o que tem de ‘nego’ com aviso prévio ‘correndo atrás’ e encaminhando currículo na ‘praça’ é uma ‘festa’!!! Enquanto isso, no Instagram, as fotos em ‘Sampa’ ‘bombam’!!!
E a nossa deputada mais bonita do Brasil eleita pela Playboy, hein???!!! Pois é…, hoje ‘Dr. Pêta’ tem que ‘acertar a moleira’ dela!!! Viram essa aí, da bela, anunciando que sua primeira ação quando assumir a cadeira no ‘Poder Rangedor’ será apresentar um projeto para garantir o pagamento de servidores no mês trabalhado???!!! Marrapá…, ‘cheirou’ oportunismo!!! Só porque o governo divulgou uma tabela informando que vai pagar os servidores no início do mês seguinte ao trabalhado, a filha de ‘Don Ricardon’ sai com essa proposição “da mais alta relevância e importância para o desenvolvimento do Maranhão”!!! Ora, me compre um bode, minha querida!!! Tava indo tão bem, chamando a atenção com sua desenvoltura!!! Pois é…, por ter ‘manha’, algo diferenciado, ‘Andrelita’ consegue chamar a atenção para si naturalmente…, tem a famosa estrela que brilha…, o que muitos querem, mas poucos conseguem!!! Tem condições de ir longe!!! Mas, para isso precisa fazer uma oposição diferenciada, sem radicalismos e oportunismos!!! Tem que procurar galgar um novo caminho sem a cara dos Sarney!!! Requisito importante para isso é usar a tribuna com seriedade, com responsabilidade e sem demagogia!!! Se seguir a dica, pode ajudar o ‘pai coruja’ em futuras jornadas na ‘Grande Ilha’!!! Taí a consultoria grátis!!!
Alô, alô, Seduc e Palácio dos Leões!!! Tem 60 mil peças de fardamento escolar compradas há alguns anos, sem terem sido entregues ao governo do Estado!!! O material, já dando teia de aranha, está guardado num enorme depósito perto da Uema, na entrada da Cidade Operária!!! Informações obtidas pelo Dr. Pêta dão conta de que o farto material foi pago, mas não recebido…!!! E, pior, que um grupo de espertinhos estaria ‘trabalhando’ junto ao novo governo para vender de novo!!! É mole ou quer mais???!!! Dino e Áurea neles!!!
É, ‘rapá’, esse ‘Don Bigodon’ parece que não se aquieta mesmo!!! Não é que, com o ‘tintinho’ de influência que ainda lhe resta, o ‘cabra’ estaria ‘se mexendo’ para ‘emplacar’ Arnaldo Melo na presidência da Codevasf!!! É ‘mole’ ou quer mais???!!!
Olha essa de um colaborador do Dr. Pêta que se identifica como Carlos Alberto!!! “No perfil de um bom alcaide encontra-se experiência acumulada ao longo da vida pública, espírito empreendedor, liderança, coerência…, em outras palavras: ser bom de voto não significa estar pronto e apto para enfrentar os problemas de uma cidade com mais de um milhão de habitantes. Não existe espaço para experiências”!!!
Meu amigo, o ano de 2015 começou ‘daquele jeito’ para a ‘galera da pena’ que presta serviço à Câmara Municipal de São Luís!!! O salário de dezembro não saiu, e o décimo terceiro, muito menos!!! Tem companheiro enrolado com dívidas e sem perspectivas de honrá-las!!! Mas o presidente não garantiu que pagaria em 10 de dezembro, depois de receber o empréstimo de 1 milhão da Prefeitura da capital???!!! Só consultando os astros para saber quando esse ‘dindim’ sai!!!
Informação quentíssima chegada ao Dr. Pêta dá conta de que no governo da ‘ex’ falsificaram a assinatura de um ex-secretário de educação e do responsável pela licitação e aplicaram um ‘rombo’ de milhões com material escolar não distribuído que permanece num depósito lá pras bandas da Cidade Operária, com aluguel pago pelo estado!!! Vinte três pessoas estariam envolvidas no escândalo, inclusive uma banca de causídicos!!!
Rapaz, o ‘pau tá cantando’ entre um produtor e Dj do bloco da Devassa e ‘BBjúnior’!!! O ‘cabra’ colocou a foto de vários artistas no folder do bloco, mas queria que ‘Bebê’ ficasse exclusivo do bloco dele, sem poder tocar em outro lugar no mesmo que tivesse a ‘Devassa’!!! Com a exigência, lógico, ‘BBjúnior’ ‘caiu fora’ e, consequentemente, começou a baixaria nas redes sociais detonando o badalado cantor e empresário!!! Contrataram até um tal de ‘Coxinha’ para detonar mais ainda o ‘pobre’!!! Rapaz, esse Dj não tem ‘parelha’ não…, já brigou com ‘tudo quanto’ é produtor de festa da ‘Grande Ilha’!!! O único, aliás, a única, que ‘aquietou’ o ‘dito-cujo’ foi a ‘loura perigosa’ que dava golpe nas lojas e que parou no ‘xilindró’!!! Com essa ele ficou (fica) ‘mansinho’, ‘mansinho’!!! Só ‘BBjúnior’ contratando essa ‘loura fatal’!!! Outra: será que esse ‘Coxinha Detonador’ não é o próprio ‘contêiner sem alça’???!!!.
E a ‘Pastoral/Jardineira do Grogue’ saiu ontem pela cidade, a partir do Bar ‘O Pioneiro’, da Litorânea!!! Durante a concentração, foi lido manifesto de desolação e estímulo a Eike Batista e aos três Reis Magos: Cerveró, Youssef e Duque, ao mártir tupinambá Tibira, e a Lawrence da Arábia!!!
forme reza o seu ‘estatuto’, “a Pastoral’, primeira e única ONG etílico-carnavalesca, com propriedade perpétua e vitalícia da subsidiária ‘Jardineira do Grogue’, é uma instituição falida e quebrada que luta com todos os seus esforços ergométricos para resgatar o autêntico carnaval da Cidade de São Luís e alhures!!! “Criada em 1996, em sessão secreta e escondida – para não ser captada pelos grampos telefônicos -, por jornalistas, intelectuais, profissionais liberais e boêmios entusiastas do carnaval, é referência da folia maranhense e espalha alegria por onde circula”!!! Formadora de opinião, a brincadeira divulga pela mídia, a cada saída, manifesto à população, incluindo detalhes do roteiro, com texto de linguagem irreverente, destacando o fato mais marcante da semana!!! Por determinação do grupo controlador da agremiação, toda e qualquer doação – em espécie, vale-transporte ou moeda haitiana depositada pelos cambistas de Youssef -, será sempre bem-vinda e ajudará a conter os elevados e exorbitantes custos de cobertura da brincadeira, que não obteve, assim como o governo federal, superávit primário neste exercício fiscal!!! O ‘Ônibus/Jardineira, com bancos paralelos, conhecido por transportar turistas nos roteiros histórico e cultural de São Luís, foi devidamente adaptado para trafegar no percurso especialmente elaborado pelos organizadores!!! Com lotação composta de 60 participantes, mais os componentes da banda musical, a ‘Jardineira do Grogue’, no seu primeiro percurso de 2015, concentrou no ‘Pioneiro’ (parada técnica para abastecimento), seguindo pela orla até o ‘Encontro da Pororoca’!!! O slogan deste ano é: “Médicos Cubanos lançam vacina contra frieira e curuba”!!!
Meu amigo, o negócio é sério mesmo!!! Um movimento silencioso, auto-intitulado ‘Renova 33’, formado por profissionais liberais, educadores, empresários, servidores públicos, sindicalistas, etc tem se reunido semanalmente para discutir estratégias, metas e ações visando renovar a Câmara Municipal de São Luís nas próximas eleições!!! Bem vindo!!!
Olha ele aí…, ‘Cabelo de Trim’ ‘pintando no pedaço’ de novo, depois de um longo e tenebroso inverno!!! Pois é…, e quinta-feira a galera estava reunida comemorando o aniversário do causídico ‘Chicão’, na churrascaria Sol e Brasa, quando ‘Cabelo’ chegou com os olhos ‘remelentos’, lacrimejantes e quase fechando!!! Assustado com o semblante do amigo, ‘deputado-ex-presidente’ ‘mandou bala’: “que foi isso, ‘babá”???!!! “Não sei…, estou assim desde que dei uns mergulhos na piscina do Edmar” (Conselheiro-ex-presidente), respondeu ‘Cabelo de Trim’!!! Que coisa!!! ‘Será se’ foi algum ‘produto’ colocado pela ‘ex’ araponga na piscina, naquele dia???!!!
E quem está ‘enfiado’ num baita de um problema de gestão fiscal/administrativa/familiar é um prefeito da Baixada Maranhense!!! Pra querer economizar ‘dindim’ no pagamento de INSS, FGTS e outros benefícios, o alcaide pagou indevidamente, ao longo de dois anos de gestão, todos os seus secretários municipais por meio de ‘contratos temporários’, em vez de Cargos Comissionados!!! Sem formalizar nada…, portanto, sem ciência até dos ‘contratados’!!! Só um auxiliar municipal não foi pago desse jeito: o filho dele, secretário de Finanças, que teve nomeação como ‘Cargo em Comissão!!! Agora, passados dois anos de administração, com o término dos contratos temporários e sem amparo legal algum para renová-los, o prefeito se viu na obrigação de anunciar a demissão em massa de todos os seus assessores (secretários), exceto o filho, é claro!!! O ‘parangolé’ tá é grande na Cidade dos Lagos!!! E agora, ‘Chiquito’!!!
Marrapá, olha só essa!!! Convidado para assumir a Coordenação de Jornalismo e Esportes da Rádio Timbira, o radialista Gil Porto se apressou, pediu demissão no jornal que trabalhava, e agora, para sua surpresa, foi avisado que está fora…, ou seja, o convite foi ‘pro beleléu’!!! Desempregado, Gil está à procura de um porto seguro!!!
Meu amigo, o que tá rolando de ‘fofoca’ no meio político é uma ‘festa’!!! Agora, diz que ‘Don Carcará’ quer tomar do Cleber Verde a Superintendência de pesca no Maranhão!!!
Recordando o saudoso senador Alexandre Costa, que previu o fim do grupo Sarney a partir do momento em que o chefe maior ‘emplacasse’ a filha como governadora, pode-se fazer uma comparação com a realidade de um ex-alcaide de cidade maranhense do baixo Parnaíba!!! Depois que um certo ‘casal vinte’, formado por filho e nora do ‘dito-cujo’, assumiu a Prefeitura local, a coisa desandou…, a começar pelo atraso no salário dos ‘barnabés’!!! Quem assistiu à minissérie Gabriela, vai lembrar do coronel Coriolano!!!
Lembram essa Petinhada de domingo: “Gente, quem passa pela avenida dos franceses e olha para a antiga sede da Semus, ao lado da ‘Guarda Municipal, no bairro da Alemanha, imagina que o prédio está em obras!!! Mas, na verdade, está sendo é saqueado”!!! Pois é…, no dia seguinte, a Semus disponibilizou um vigilante para as ‘ruínas’ da antiga sede da secretaria!!! É isso aí!!!
Durante a campanha, o então candidato ao Senado Gastão Vieira já sinalizava aos correligionários que, caso fosse eleito, daria início à formação de um grupo político renovado!!! Hoje, ‘Don Gastone’ sinaliza que levará a sua promessa adiante…!!! Pois é…, com a carência de nomes experientes para gerir uma cidade com os inúmeros problemas como São Luis…!!!
E quem passa pela Ivar Saldanha percebe que a fachada do prédio que abrigou uma indústria e onde funcionou uma faculdade está recebendo nova pintura, sem dar sinais de que haverá intervenções sérias para melhorar o trânsito na área!!! Tendo em vista que a faculdade é um pólo gerador de tráfego, estamos diante de mais um triste exemplo de que a “casa é de ferreiro e o espeto é de pau!!!!
E pra fechar…
Prezado Dr. Pêta;
Pelo visto, basta o governador tomar qualquer atitude para melhorar as condições do povo do já combalido estado, e até mesmo honrar os compromissos de campanha, que logo aparece a figura das carpideiras de plantão fazendo média para o seu guru (o sem voto José Sarney).
Flávio não deve ligar para esses pseudo críticos; só tem que ter cuidado; afinal de contas, quem está exigindo mudança é o povo e povo está com ele.
Governador, sem estória de reduzir cargos comissionados da Fundação José Sarney. A extinção de todas essas mazelas é uma exigência daqueles que o colocaram no poder, inclusive eu. Quanto ao acervo, doe ao museu – que é o local adequado. Levar para universidade, vai haver protestos.
O melhor que o ex-senador deveria fazer era levar todo o seu acervo para a Ilha de Curupu, para visitação. Isso para turismo-aventura é uma ‘uva’.
Existem duas situações à espera de respostas concretas: onde foi parar o dinheiro desviado do Estado durante o governo da socióloga? E a questão dos empréstimos da Câmara no Bradesco.
(Walber Macrino – Cohatrac, São Luís MA)
Bom dia, Dr. Pêta;
Sou um servidor publico, do interior de Pinheiro, e estou há uma semana na capital com a pressão na casa dos 20/14. Depois de passar duas vezes pela UPA e duas pelo Socorrinho do São Francisco, resolvi buscar atendimento na Urgência e Emergência do Hospital São Luis, mas, para minha surpresa, o medico de lá, assim como os da UPA e do Socorrinho, encaminham-me para um cardiologista. Ora, mas lá não é “Urgência”? Por que foi isso que me disseram os médicos: “procure com urgência um cardiologista; sua pressão tá muito alta. Com a pressão 18 por 12, fui medicado; uma hora depois, caiu para 15 por 12 e fui liberado com um encaminhamento para agendar um cardiologista no Calhau, que só tem para daqui a um mês. Isso depois de atravessar a cidade. Falta alguém avisar que defunto não consulta. Espero, sinceramente, que o novo governador e sua equipe vejam isso.
(Gustavo Lopes – Pinheiro MA)
Caro Dr. Pêta;
A velhice é uma idade sagrada. Foi venerada em todos os tempos. Na antiguidade teve obséquios e cultos oficiais. Aprecia-se o grau de cada civilização pelo respeito e pela atenção dispensados aos velhos. Excelente o trabalho que o Procon/MA vem realizando na fiscalização das agências bancárias sobre o cumprimento da Lei Estadual nº 7.806/02 (lei das filas) e Lei Federal nº10.048/00. No entanto, carece uma observação quanto ao tratamento que vem sendo dado à lei federal. O dispositivo legal, no seu artigo 1º, dispõe sobre um ‘’atendimento prioritário’’ nos termos da lei, ratificando no seu artigo 2º. Porém, em face da verve brasileira, exímia em burlar a lei, não vêm sendo cumpridos os artigos supramencionados. Explica-se: a entidade bancária ou órgão público geralmente elege um caixa ou ponto de atendimento e o denomina de ‘preferencial’’. A população beneficiária da prioridade legal já é muito elevada e a tendência é aumentar. Ora, esta fila chamada ‘preferencial’ deixa de ser quando concentra um grande número de beneficiários da prioridade. Exemplificando: um cidadão, de idade profecta, chega à fila e é o vigésimo. Onde está a prioridade do atendimento? Inexiste o cumprimento da lei! Para se fazer cumprir o riscado da lei, todo caixa ou ponto de atendimento atenderia os egressos da terceira idade, apenas obedecendo a um rodízio. Assim, atende um menor de 60 anos, em seguida um da terceira idade; consequentemente, em todos os pontos de atendimento. A lei em comento não manda criar caixa ou ponto de atendimento específico de preferência, e, sim, diz: um atendimento prioritário. Salvo melhor juízo, o saneamento desse senão cabe ao Ministério Público.
(Barroso Filho – Balsas MA)
Prezado Dr. Pêta:
Ninguém se lembra, mas nós já fomos Charlie. Fomos Charlie dos anos 1969/1991, quando o nosso maior jornal contra a ditadura – O Pasquim -, incomodava com Millôr Fernandes, Jaguar, Sérgio Cabral, Henfil, Ziraldo, Paulo Francis, Ivan Lessa entre outros.
Os fundamentalistas fardados ainda invadiram a sede do Pasquim, encarcerando todos os que estavam por lá. Porém, não chegaram a extremos com os nossos craques do lápis e das idéias. Infelizmente, muitos outros irmãos considerados subversivos/comunistas não tiveram a mesma sorte. Ainda bem que Maomé nasceu e morreu bem longe daqui; senão, a desgraça seria maior.
Pois bem: tô muito preocupado com o que ando vendo e lendo na internet ultimamente. Diz lá que os milicos estão silenciosos só esperando a hora para darem o pulo do gato outra vez. A zanga continua a mesma; ou seja, uma possível vermelhidão no verde e amarelo com resquícios bolivarianos em nossa pátria. Será?
Mas sabe, meu povo, que o culpado desses bochichos pode ser a gente mesmo? Por que que nós tínhamos de colocar a Dilma lá de novo? Será que nós queríamos testar a solidez da nossa imberbe democracia? Não estamos preparados nem mesmo pra fazer fuxico, quanto mais pra brincar com coisa séria.
A cada dia a coisa sai do prumo. Os impostos sempre nos assombrando; os bandidos cada vez mais garantidos no poder e nas ruas; a justiça sempre falha e injusta, e nós não nos reformamos nunca. As reformas só funcionarão se forem as nossas reformas de consciência; isto é, se não quisermos adotar a burca mulçumana em vez do nosso colorido vestuário.
Do lema revolucionário francês – Liberté, Igalité, Fraternité -, que a França nunca teve, nós, brasileiros, ainda podemos nos vangloriar da nossa imensa fraternidade. Então, por que não usá-la pra mudar tudo? Nós temos que deixar essa notável cegueira/surdez de lado, antes de nos sairmos gabando de que o Brasil é maravilhoso, e que não temos tsunamis, terremotos, maremotos, homens-bomba etc. O problema não é só de óculos/cotonete, mas de consciência. A coisa também pode apertar pro nosso lado.
P.S. Nós precisamos ser Charlie de verdade. Democracia acima de tudo: tal é o lema. Je vous salue, Brasil: um país cheio de graça.
(Antônio Carlos – São Luís MA)
Mistérios
Qual deputada eleita anda querendo ‘sentar’ na cadeira de uma secretária de estado, tentando ‘emplacar’ alguns ‘companheiros’ na pasta???!!!
Qual adjunto assumiu o cargo com a intenção de ‘vigiar’’ quem está no comando da pasta???!!!
Quem foi o dono de agência que recebeu da Prefeitura de São Luís a importância de 80 mil reais para pagar um certo veículo de comunicação e ‘embolsou’ a grana???!!! Pior é que, além das ‘oitenta mil pilas’, está devendo mais de ‘duzentas’!!!
Será verdade a informação passada por um Pêtanauta, de que “Don Bigodon’ estaria “mexendo os pauzinhos” que ainda lhe restam para colocar ‘Don Arnaldon’ na Codevasf???!!!
Qual é o ex-deputado e atual vereador emplumado da ‘Grande Ilha’ que sempre é visto em supermercados comprando o seu vinho favorito (Chalise), de ‘míseros’ ‘nove pilas’???!!! ‘Curuuuuuuzes’…, esse leva a ‘cara-metade’ pra ‘Zero Um’ pra não pagar a ‘prosti’!!!
Qual é o secretário de pasta ‘peso pesado’ de ‘E-36’ que está sendo chamado pelos amigos de ‘Tio Patinhas’???!!! Pois é…, na hora do ‘racha’ nas contas de restaurante, o ‘cabra’ sempre diz que esqueceu a carteira na gaveta da mesa de trabalho!!! Só rezando pro ‘santo casamenteiro’!!!
Qual é o colunista fashion que vive ligando para agências de publicidade para que consigam com seus clientes patrocínio para suas festas???!!! Pior é que o ‘dito-cujo’ avisa logo que quem não patrocinar vai sair de cena pelo menos três meses de sua coluna colorida!!! Calma, ‘baiaca’!!!
Qual é o delegado que está ‘debruçado’ sobre um processo volumoso envolvendo uma banca de causídicos, com comprovação de falsificação de assinaturas de dois ex-secretários de estado e de integrantes de comissão de licitação???!!! Pior é que já houve emissão de mais de 134 cheques sem fundos e compra de veículos de varias revendedoras da cidade com cheques de terceiros com ‘repasse’ de carros como quitados!!!
Qual é a figura, ‘aliançada’, moradora de um prédio com vistas para o mar, que criou institutos e colocou inocentes a emitir cheques e assinar contratos com empresas e governo???!!! Quase 250 ‘borrachudos’ estão ‘voando’ na ‘praça’!!!
Qual dos ‘rebentos’ de Zequinha ‘furou’ a sociedade e virou diretor no Sistema de Comunicação “do outro lado da ponte”???!!!
Quem foi o blogueiro que utilizou um comentário pertinente e sério do Dr. Pêta, publicado no Colunaço deste domingo, para tentar fazer intriga no governo do Estado, especulando, desinformada e irresponsavelmente, que a “consultoria do Dr. Pêta” foi elaborada à (sic) várias mãos, cabendo ao colunista do Jornal Pequeno dar o acabamento final (sic-sic)”???!! “Respeita a Polícia”, ‘cara-pálida’!!!

Nenhum comentário:

Assassino da drag queen Paula Ferraz é condenado a mais de 13 anos

Em julgamento realizado na tarde desta quarta-feira (13), no Fórum Desembargador Sarney Costa, o réu Genilson da Silva Reis foi condenado a ...