sexta-feira, 30 de maio de 2014

SE FOR ROBERTO ROCHA O CANDIDATO, A OPOSIÇÃO PERDE O SENADO

 JM Cunha Santos


Flavio Dino e João Castelo
Se Roberto Rocha for o candidato, a oposição perderá a vaga no Senado para Gastão Vieira. A máquina do governo já se mexeu para colocar sessenta prefeitos no lançamento da candidatura de Gastão, por sinal feito sem qualquer comunicação ao presidente da Assembléia, deputado Arnaldo Melo e passando por cima das manifestações de 25 deputados estaduais.
O rolo compressor se moveu e não tem outro candidato com peso eleitoral na oposição que não João Castelo par enfrentar essa máquina de abuso de poder. Roberto Rocha, da mesma forma que se elegeu vice-prefeito, pretende se eleger senador pendurado nos votos de Flávio Dino. Não tem cacife eleitoral para disputar o Senado da República e isso já ficou demonstrado nas pesquisas de intenções de votos.
O governo sabe que não tem como eleger Edinho Lobão, que por si só é uma piada. Por isso vai apostar todas as suas fichas (e olha que é muita ficha) na conquista de mais uma cadeira no Senado da República.
Há cenários em que João Castelo aparece com mais de 50 % das intenções de votos. A lógica é simples: como  candidato a governador, Flávio Dino precisa de apoio popular. Acima de qualquer interesse pessoal está a disputa pelo governo do Estado, a única que, se vencida pela oposição, sacramentará o fim da oligarquia dos doleiros no Maranhão. Flávio Dino precisa de um candidato a senador que some votos à sua candidatura. Roberto Rocha não influi, nem contribui.
O presidente do PSDB, Carlos Brandão, se não tem votos para se eleger deputado federal, precisa ter o desprendimento necessário para concorrer a uma das cadeiras da Assembléia Legislativa, cedendo a vaga de vice para Roberto Rocha. Aliás, como presidente do PSDB, ele deve comandar esse processo de pacificação dentro do Partido e de solidificação da chapa oposicionista. Estaria ajudando à oposição e ao PSDB.
Disputa de cargo majoritário é para quem tem voto. E muito voto. Se Roberto Rocha for o candidato, a oposição vai perder a cadeira no Senado da República. E Flávio Dino será um governador sem representante na Câmara Alta do país. Mais uma vez, para azar do Maranhão.
Mas parece que a oposição não se emenda.
 

Nenhum comentário:

Secretários deixam cargos para disputar eleições municipais de Pinheiro

  O Prefeito Luciano Genésio, anunciou a troca de alguns secretários municipais, que deixarão seus cargos para disputar as eleições municipa...