O abandono da escola foi tema de muito debate nas redes sociais na noite de domingo e durante toda a segunda-feira. O caso, infelizmente, não acontece apenas em Codó e é uma realidade que precisa ser enfrentada para reverter o baixo desempenho do Maranhão nos índices de Educação.
Dino defendeu um “mutirão” da sociedade pela educação de qualidade. A organização social ocorreria através da articulação de diversas esferas de poder e movimentos sociais ligados à promoção da Educação.
“A Universidade Estadual do Maranhão deve ser instância de coordenação e orientação técnica aos municípios para melhorar qualidade do ensino. A UFMA, o IFMA, sindicatos, Igrejas, todos devem ser chamados a colaborar em um mutirão pela educação, começando pelo ensino fundamental,” sugeriu Flávio Dino.
A atuação do Ministério Público e do Poder Judiciário também são fatores importantes para que o mutirão tenha eficácia na melhoria da Educação nas escolas maranhenses. “(MP e Justiça) Podem ser mais eficazes na investigação e punição nos casos de gestores que desviam dinheiro do FUNDEB,” argumentou, destacando que a corrupção atrapalha desenvolvimento do setor.
Atuação pela Educação
Depois de deixar a presidência da Embratur, Flávio Dino volta a dar aula no curso de Direito da Universidade Federal do Maranhão de São Luís. “Para mim é uma honra ser professor há mais de 20 anos. Sei o que é corrigir prova, sei o que é estar em sala de aula e aprendi todos os dias nessa função,” relembrou Flávio Dino.
Como deputado federal, Dino atuou fortemente na defesa dos direitos dos professores. Como é o exemplo da sua participação na aprovação do piso salarial nacional para professores.
Além de acompanhar de perto a tramitação na Comissão de Constituição e Justiça, Dino apresentou uma emenda importante que estendeu o benefício dos professores também aos educadores aposentados.
Também nesta Comissão, Dino votou pela obrigatoriedade de que os professores tenham 1/3 da carga horária semanal dedicada ao planejamento e preparação para as aulas. Trata-se de uma reivindicação antiga dos professores que teve atuação direta de Dino como deputado federal.
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