sábado, 14 de setembro de 2013

Na trilha da cachaça

  • Por Carla Peralva
Eles pegaram a estrada para saber como a cachaça é produzida Brasil afora. Visitaram alambiques, conheceram produtores, beberam bastante. A partir dos vídeos feitos nessas viagens, os produtores multimídia Felipe Jannuzzi e Gabriela Barreto criaram o site Mapa da Cachaça que, hoje, reúne um respeitável acervo sobre a bebida.
Em setembro, quem pega a estrada de novo é Felipe, que vai passar por 30 alambiques de São Paulo, Rio, Minas, Espírito Santo e, talvez, da Bahia. Além de coletar informações para um futuro guia turístico de alambiques, ele vai investigar detalhes da produção cachaceira pelas cidades ligas pela Estrada Real. Você vai poder acompanhar essa viagem no site do Mapa da Cachaça e aqui noPaladar.
Eleito o melhor projeto de Cartografias Colaborativas pelo Ministério da Cultura este ano, o site conta com fichas detalhadas sobre cachaças, contato de alambiques, receitas, álbum de rótulos, indicações de bares e lojas, agenda de eventos. E tudo é colaborativo, o que significa que todos podem, além de consultar, contribuir para ampliar o conteúdo do acervo.
Em suas andanças, e pesquisas, Felipe e Gabriela descobriram que nem só de pinga e marvada se chama a cachaça. A dupla fez um mapa com os nomes mais populares da branquinha em cada região do País. Aqui, aparecem apenas alguns dos mais de 400 sinônimos que o Mapa já coletou e está reunindo em uma lista que você pode acessar aqui.
Leia aqui:

Nenhum comentário:

Chuvas já desabrigaram mais de 940 famílias no MA; desalojadas ultrapassam 2.600

Os temporais das últimas semanas já deixaram mais de 940 famílias desabrigadas no interior do Maranhão, além de 2.663 desalojadas – segundo ...