segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Toma cuidado Zé Arlindo, desesperado o dragão é capaz de tudo!


Assassinatos criam tensão eleitoral no interior do MA

A polícia investiga se os três homicídios – ocorridos em menos de uma semana em Barra do Corda, Santa Luzia do Tide e Arame – têm vinculação política; ameaças e intimidações também foram denunciadas em Godofredo Viana e Formosa
Por OSWALDO VIVIANI (Jornal Pequeno)
Homicídios que, em menos de uma semana, vitimaram dois políticos, um empresário e um borracheiro estão causando tensão política em três municípios do interior do Maranhão: Barra do Corda, Santa Luzia do Tide e Arame. Denúncias de ameaças de morte em Godofredo Viana, de intimidações em Formosa de Serra Negra e até de uma bomba atirada na casa de um candidato a prefeito em Arame completam o preocupante ambiente pré-eleitoral nessas cidades maranhenses.
Alguns desses episódios podem até não ter nada a ver com disputas políticas – como a polícia do Maranhão faz questão de ressalvar –, mas, ocorridos a poucos dias das eleições, inserem o pleito municipal num contexto que tem deixado em alerta as autoridades. Três dos quatro homicídios tiveram características de execuções.
No sábado (22) à noite, foi assassinado, em Barra do Corda (a 459 quilômetros de São Luís), o vereador e candidato à reeleição no município Antonio Aldo Lopes Andrade (PSDC), de 48 anos. Ele chegava de carro a um lava-rápido, por volta das 23h, no Bairro Altamira, e, quando desceu do veículo, o garupa de uma moto, que já o aguardava no local, efetuou vários disparos contra ele.
O vereador foi atingido por quatro tiros, dois na nuca e dois no tórax. Um homem de nome Almir, dono de uma borracharia vizinha ao lava-rápido, também foi alvejado. Aldo Andrade morreu no local. O borracheiro foi socorrido, mas faleceu antes de chegar ao hospital da cidade. A polícia investiga se os pistoleiros tiveram a intenção de atingir o trabalhador – pelo fato de ele ter testemunhado o crime – ou se Almir foi vítima de uma bala perdida.
Aldo Andrade pleiteava seu terceiro mandato e fazia parte da coligação ‘Unidos pela Liberdade’, encabeçada pelo candidato a prefeito da oposição Wellrik Oliveira Costa da Silva, o Eric Costa (PSC), 28 anos, que disputa a prefeitura com o candidato apoiado pelo grupo da situação, Carlito Lopes dos Santos (PT do B), 55 anos, da coligação ‘Unidos pela Vitória’.
No fim da tarde de quinta-feira, 27 (cerca de 17h30), o secretário de Indústria e Comércio de Santa Luzia do Tide, Elias Mendes Souza, de 52 anos, foi assassinado na porta de sua casa, localizada na Avenida Newton Belo, área central do município.
Elias – integrante da equipe do prefeito Márcio Leandro Antezana Rodrigues (PMDB), 35 anos, candidato à reeleição pela coligação ‘Pra Continuar Trabalhando’– foi morto com seis tiros de pistola, também disparados pelo garupa de uma moto, que passou diante do portão de sua residência quando o secretário acompanhava a passagem de uma carreata do principal adversário do prefeito, Veronildo Tavares dos Santos, o Vera (PRB), 44 anos, da coligação ‘Santa Luzia é do Povo’. Os tiros atingiram o secretário no tórax, abdômen e pescoço.
Esse não foi o primeiro episódio de violência supostamente política em Santa Luzia (a 294 quilômetros de São Luís). Há cerca de um mês, um comício do prefeito Márcio Rodrigues foi interrompido por um tiroteio, no povoado Santo Onofre. Na ocasião, um aliado do prefeito foi atingido com três tiros por um desconhecido, mas sobreviveu.
Na mesma quinta-feira em que ocorreu o homicídio que vitimou o secretário municipal de Santa Luzia, o empresário Vilson Guimarães Sousa, conhecido como ‘Grande’, de 43 anos, foi assassinado no município de Arame (a 476 quilômetros de São Luís), quando chegava, aproximadamente às 19h, a um evento político no povoado Lagoa do Cocal, a 50 quilômetros da sede. Ele levou três tiros – um no ouvido e dois na nuca –, disparados por um homem, a curta distância.
‘Grande’ era ligado a Ludemir Lima Bonfim (PTB), 63 anos, vice-prefeito e atual candidato a prefeito de Arame pela coligação ‘Todos pelo Arame’. Seu adversário na eleição é Marcelo Lima de Farias, 33 anos (PMDB), da coligação ‘Liberdade e Progresso Vamos Conquistar Juntos’.
Poucos dias antes do assassinato de ‘Grande’, o candidato Ludemir denunciou à imprensa que uma bomba caseira havia sido atirada no quintal de sua casa.
Ameaças e intimidações de fundo político também foram denunciadas, nesta semana, à polícia e à Justiça Eleitoral, pelos prefeitos de Godofredo Viana (Maria da Conceição dos Santos de Matos, do DEM, 53 anos) e de Formosa da Serra Negra (Enésio Lima Milhomem, do PSDB, 51 anos). Em ambos os casos, pessoas de fora estariam nas cidades promovendo as intimidações.
Apesar de a polícia prosseguir nas investigações, ninguém foi preso até agora por envolvimento nos assassinatos e tampouco nas ameaças e intimidações.
Dos cinco municípios mencionados, quatro receberão tropas federais durante as eleições de 7 de outubro – Barra do Corda, Santa Luzia do Tide, Formosa da Serra Negra e Godofredo Viana.

Nenhum comentário:

Assassino da drag queen Paula Ferraz é condenado a mais de 13 anos

Em julgamento realizado na tarde desta quarta-feira (13), no Fórum Desembargador Sarney Costa, o réu Genilson da Silva Reis foi condenado a ...