terça-feira, 15 de maio de 2012

Precisa arrumar a casa



A administração do Prefeito de Pinheiro, José Arlindo é marcada por altos e baixos, ele que se elegeu em 2008 com o apoio do ex-prefeito Filuca Mendes, assumindo em 01 de janeiro de 2009.
No  inicio de seu mandato  teve forte influência do seu antecessor, que direta ou indiretamente indicou o secretariado, passado cerca de um ano o prefeito notou que as coisas não estavam caminhando como deveriam, e descobriu que alguns “secretários” estavam boicotando sua administração. Com isso perdeu praticamente um ano e poucos avanços foram conseguidos.
Num ato de coragem o prefeito resolveu “romper” com as amaras  que atavam seu governo e fez uma reforma administrativas mudando a maioria do seu secretariado que estava diretamente   ligado ao ex-prefeito. As mudanças surtiram efeitos e as coisas começaram a entrar nos eixos, avanços foram notados principalmente na área de educação do município, com a construção de novas escolas, aquisição de ônibus escolares, valorização do professores etc.
Mas, exatamente a Secretaria de Educação, que tem a frente o professor Ribamar Dias, um dos sobreviventes aliado do ex-prefeito, não consegue empolgar, apesar dos avanços. Porque  Secretaria se tornou excessivamente Técnica, esquecendo o lado político não contagia ninguém, pelo contrario cerca de 40% dos docentes não suportam o secretario. “Eu não voto em Zé Arlindo, eu voto contra Filuca” confidenciou um Professor. “Até os Diretores são maus escolhidos, que agora “eles” estão fiscalizando os professores em sala de aula, proibindo até os professores de merendar nas escolas” desabafou outro professor que disse preferir viajar a ter que votar em qualquer um dos candidatos a prefeito. Ou seja, o secretario não traz votos pelo contrario tira.
Já a Secretaria de Saúde, hoje nas mãos da Drª. Graça, que tem lutado diuturnamente para melhorar esse quadro, e algumas coisas já estão melhorando, lembrando que a saúde é um calo na maioria das administrações municipais, devido aos repasses do SUS, que não dão para cobrir todas as despesas. Uma secretaria “Técnica-politica” que chegou para somar trazendo votos.
Com este artigo quero somente fazer um contraste entre o secretariado que deveria realmente “vestir” a camisa da administração a qual  fazem parte. E tem secretários que parecem não está “antenado” com os problemas de Pinheiro. Eu apesar de não fazer parte do governo José Arlindo, sou apenas um entusiasta. Digo: “eu e minha casa veste 40”, lição que deveria ser seguida   por todos, cuidando de "arrumar"  suas casa. 

Nenhum comentário:

Chuvas já desabrigaram mais de 940 famílias no MA; desalojadas ultrapassam 2.600

Os temporais das últimas semanas já deixaram mais de 940 famílias desabrigadas no interior do Maranhão, além de 2.663 desalojadas – segundo ...