quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

POSITIVANDO O IDH - MPMA requer da Cemar melhoria do fornecimento de energia no interior

A procuradora-geral de Justiça, Maria de Fátima Rodrigues Travassos Cordeiro, recebeu nesta segunda-feira, 23, o diretor de Relacionamentos Institucionais da Cemar, José Jorge Leite Soares, para discutir o problema de fornecimento de energia elétrica ao município de Centro do Guilherme. A reunião é consequência da audiência pública do projeto “Positivando o Desenvolvimento Humano”, realizada no referido município em 26 de outubro de 2011, quando a população se queixou da baixa qualidade no fornecimento de energia. Participaram, também, da reunião os prefeitos de Centro do Guilherme e de Maranhãozinho.
A procuradora-geral entre o diretor da Cemar, os prefeitos e a coordenadora do projeto Positivando o IDH
O diretor da Cemar, José Jorge, atendendo à solicitação do Ministério Público apresentou as medidas que a concessionária vem realizando para solucionar o problema. “Estamos apresentando à procuradora-geral de Justiça o plano de investimento em curso, o qual culminará com a implantação do Ponto de Suprimento em Encruzo, permitindo, a partir dele, a expansão da oferta de energia a todos os municípios do entorno dessa subestação incluindo ai Centro do Guilherme”, disse José Jorge.
Questionado por Fátima Travassos sobre o prazo para a solução do problema, José Jorge disse que a partir de agosto a Cemar já poderá ofertar energia de qualidade para a região. A procuradora-geral pediu mais agilidade por parte da Cemar, visto que a energia é um fator de desenvolvimento e melhoria de qualidade de vida da população.
“Nas audiências públicas que realizamos nos municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano, a população reclama muito da falta de energia. Em Centro do Guilherme escolas, hospital, acessibilidade digital funcionam precariamente por falta de energia. O que nós queremos é melhorar a qualidade de vida da população e, para isso, é preciso ter energia de qualidade”, enfatizou a procuradora-geral de Justiça.
PROJETO
Iniciado em outubro de 2011, o projeto “Positivando o Desenvolvimento Humano” já visitou seis municípios maranhenses com IDH baixo da média nacional, conforme constatado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O primeiro momento do Positivando consiste em audiências públicas realizadas para ouvir a população sobre a qualidade de vida, que engloba aspectos como aplicação de políticas públicas, execução de convênios, qualidade nos serviços de energia elétrica, saneamento básico, telefonia, educação, saúde entre outros. Após este momento, são feitas mediações entre gestores públicos e empresas que fornecem serviços na região, a fim de garantir os direitos dos cidadãos dos municípios envolvidos no projeto.
As audiências públicas, também possibilitam que cidadãos, gestores públicos, autoridades civis e religiosas e líderes sindicais, analisem juntos as deficiências do local e o que é necessário fazer para melhorar a qualidade de vida da população. O projeto também permite aos promotores de Justiça, responsáveis pelas Comarcas que englobam os municípios visitados, estar mais próximos do cidadão.
(CCOM-MPMA)
Do: JP ON_LINE

Nenhum comentário:

Chuvas já desabrigaram mais de 940 famílias no MA; desalojadas ultrapassam 2.600

Os temporais das últimas semanas já deixaram mais de 940 famílias desabrigadas no interior do Maranhão, além de 2.663 desalojadas – segundo ...