sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

O Rio Pericumã sumiu do mapa!

O Rio Pericumã tem uma importância para Pinheiro como também é importante para a população que a Bacia abrange, seja por seus recursos naturais, ou pelo complemento às atividades domésticas e transporte, considerado como pai e mãe de muitos pinheireses é a principal industria de Pinheiro, e emprega direta ou indiretamente cerca de 50% da população.

 A Bacia do Rio Pericumã que desemboca na Baia de Cumã, ocupa uma área de 4.500km² (SEMA. 1997) situada no interior da Baixada Maranhense. No intuito de minimizar a penetração da água salina e facilitar a navegação foi criada a Barragem do Pericumã pelo DNOS. Mas, sumiu do mapa.
Por algum motivo que desconhecemos o Rio Pericumã não foi cadastrado em 2011 pelo IBAMA no Ministério da Pesca e no Ministério do Meio Ambiente o que pode trazer  um prejuízo muito grande para a classe humilde dos pescadores que poderão ficar sem receber o Seguro Defeso, espécie de seguro desemprego pago aos pescadores no período da Piracema. Esperamos que isso não seja uma retaliação dos sarneis aos nossos pescadores.

Nenhum comentário:

Assassino da drag queen Paula Ferraz é condenado a mais de 13 anos

Em julgamento realizado na tarde desta quarta-feira (13), no Fórum Desembargador Sarney Costa, o réu Genilson da Silva Reis foi condenado a ...