quarta-feira, 20 de abril de 2011

Saiba o que é um "laranja"‏

A última operação especial realizada, em Barra do Corda (MA), pela CGU e pela Polícia Federal chamou a atenção de todos em um aspecto. Apenas duas pessoas chegaram a desviar R$ 50 milhões dos cofres do município. Foram desviados recursos das áreas de Saúde, Educação, Assistência Social e Convênios.
Nesta mesma operação, foram apreendidos um avião bimotor, um helicóptero, carrões importados, e joias de luxo como relógios Rolex, Bulgari e Ferrari. Esta quadrilha que, possivelmente, era chefiada pela família do prefeito, esbanjava riqueza à luz do dia.
E o mais curioso desta história toda, é que o 'dono' do helicóptero era tão pobre, que não tinha nem uma bicicleta para andar. Todos nós estamos carecas de saber que ele não passa de um 'laranja'.
Ou seja, é uma pessoa do povo que as quadrilhas utilizam para colocar os bens adquiridos em nome dela. Os noticiários demonstram que os recursos mais desviados pelos prefeitos e secretários são das áreas de:
a)Educação, que deveria pagar salários dignos aos professores;
b)Saúde, que deveriam manter os hospitais funcionando com médicos, medicamentos e , até, ambulância;
c)Convênios para a realização de estradas, conjuntos habitacionais e sistemas de abastecimento de água.
A lógica é a seguinte, quando estes gestores corruptos (prefeitos e secretários) desviam o dinheiro público, não podem aparecer com bens como casas, terrenos, sítios, fazendas ou carrões. Compram tudo e colocam em nome de outras pessoas.
Assim, quando vão fazer a declaração de Imposto de Renda, ou mesmo prestar informações à Justiça Eleitoral para se candidatar, não tem nada em seu nome. Nem um penico para usar na madrugada.
Assim, os prefeitos e secretários posam de 'pobre' e boa parte da população cai nesse velho golpe.
Quem não conhece alguém que tem apenas um 'empreguinho', mas tem uma excelente casa, sítio e carrão?
Welliton Resende
Auditor da CGU-MA
Ex-Auditor do TCE-MA
Movimento de Controle Social e Combate à Corrupção do MA
Núcleo de Ação da Prevenção à Corrupção/CGU-MA
Blog http://blogdocontrolesocial.blogspot.com

Nenhum comentário:

Assassino da drag queen Paula Ferraz é condenado a mais de 13 anos

Em julgamento realizado na tarde desta quarta-feira (13), no Fórum Desembargador Sarney Costa, o réu Genilson da Silva Reis foi condenado a ...