quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Todo poder emana do povo

Hoje uma data histórica para o Maranhão. O dia em que a Democracia será restabelecida nos Tribunais!?. Onde STF irá julgar a competência ou não do TSE para cassar governadores e deputados federais.

Curiosamente é do ministro Eros Grau a liminar que suspendeu todos os processos de cassação de governadores, senadores e deputados federais que tramitam no Tribunal Superior Eleitoral. A liminar foi concedida em ação movida pelo PDT, PMDB, PRTB, PPS e o PR. Eles questionam a competência do TSE para julgar, originariamente, os pedidos de cassação derivados de eleições estaduais e federais. Ele Grau, foi o relator do processo que culminou com a cassação do governador eleito e que empossou a derrotada Roseana Sarney No Tribunal Superior Eleitoral, agora tem uma visão diferente no STF da que tinha no TSE.

De acordo com o Art. 1º, parágrafo único da Constituição federal sim: "Todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição”. Diz a lei - “Todo poder emana do povo” espera-se que nos tribunais ela volte a prevalecer e o Maranhão volte ao regime Democrático espantando para longe o golpismo via judiciário, ou teremos que esperar mais um ano para redemocratizar nosso estado.

Nenhum comentário:

Secretários deixam cargos para disputar eleições municipais de Pinheiro

  O Prefeito Luciano Genésio, anunciou a troca de alguns secretários municipais, que deixarão seus cargos para disputar as eleições municipa...