terça-feira, 20 de maio de 2008

BATE PAPO COM O PRE-CANDIDATO A PREFEITO DE PINHEIRO










Pedro Lobato é um dos Pré-candidato a prefeito de Pinheiro pelo PSDB, Partido da Social Democracia Brasileira, ele que já foi prefeito por duas vezes. Conta com o apoio de grandes nomes do partido como Carlos Brandão, João Castelo e da direção Estadual através do seu presidente dep. Roberto Rocha, avalizado também pelo chefe da Casa Civil Aderson Lago que também é do PSDB. Mas, o maior apoio que vem recebendo é o do povo de Pinheiro que se mantém fiel às esperanças de dias melhores.

01. Dr Pedro como o senhor avalia o atual momento político em Pinheiro?
PL. Pinheiro vive um momento ímpar na sua história, primeiro porque hoje Pinheiro conta com uma oposição forte aqui, que tem condições de ganhar as eleições para prefeito, e mudar a página da história de Pinheiro, uma vitória em Pinheiro é uma vitória no Brasil porque é a terra dele, é uma terra que simboliza o nome Sarney, apesar dele não possuir se quer uma casa aqui ele se considera como imbatível, então uma vitória da oposição é um marco histórico muito importante. A nossa oposição é muito forte, entretanto eu vejo que algumas pessoas que se vestem de pré-candidatos da oposição não estão tendo essa sensibilidade, não estão tendo a visão maior, que nós precisamos ficar bastante unidos, e não se dispersar, diluir com tantos candidatos, temos que se unir em torno de um único nome, o nome mais forte. Para que possamos ganhar as eleições de Pinheiro. Essa dispersão eu até considero normal dentro de uma democracia onde todos procuram ocupar seu espaço, mas que vai chegar um momento eu tenho certeza disso, aonde vamos nos unir em torno dos nomes melhores para representar Pinheiro e para disputar as eleições.
02. O Seu nome aparece como o mais cotado para concorrer à prefeitura, mas comenta-se que o senhor estaria sendo boicotado pela chamada “oposição” isso é verdade?
PL. Não! acho que não, A democracia é isso cada um tenta se viabilizar como pode, você ver que dentro do próprio PDT aqui tinha três pré-candidatos dentro do partido, então já foi se desmanchando e ficou apenas um, acho isso importante, acho que cada um deve procurar seu espaço, agora cada um tem que ter reconhecimento, tem que ter a humildade de reconhecer que pode haver um nome melhor e esse nome melhor deve ter o apoio dos demais.

03. O senhor realmente será candidato?
PL. Com certeza! Desde o primeiro momento eu que eu disse que eu era pré-candidato e continuo sendo. Até porque no momento político de Pinheiro meu nome é aquele nome congrega, que passa uma confiança maior para sociedade, é um nome que tem uma história política em Pinheiro, que tem uma folha de serviço prestado muito grande, tem honradez, que tem lealdade em manter seus compromissos, acho que meu nome não surgiu do acaso, ele surgiu através de uma história política que eu tenho em Pinheiro, uma história de trabalho, uma história que eu construir durante todos esse anos, que eu estou aqui em Pinheiro. Por isso é que eu sou pré-candidato e eu acho que meu nome é o que soa mais forte por tudo isso que falei, e as pesquisas estão ai para mostrar isso, e eu não vou fugir desse compromisso com o povo de Pinheiro, e sou pré-candidato. Entretanto, ressalvo aqui com toda humildade se tiver um nome mais forte do que o meu na oposição, nome que congregue que some mais, que tenha condições de ganhar a prefeitura aqui, eu serei um soldado desse candidato irei trabalhar a favor dele, o que quero é libertar Pinheiro das mãos dessa oligarquia poderosa que este ai que humilha que faz tudo que não deve fazer.
04. Hoje o senhor é dos Pré-candidato mas atacado, isso se deve a que?
PL. Provavelmente, ninguém joga pedra numa árvore que não dar fruto só se joga pedra em quem dar fruto bom! Então esses ataques feitos a minha pessoa, até dentro do próprio grupo (fogo amigo), são Ataques que eu considero também normais, exatamente por isso o meu nome preocupa existe pessoas que para subir eles precisam derrubar alguém, elas não sobem só com seus méritos próprios, algumas dessa pessoas podem achar que em enlamear meu nome possa subir e fazer com que eu caia nas pesquisas, muito pelo contrario minha historia é bastante sólida meu trabalho é bastante concreto e não vai ser destruído assim, por vaidade de alguém por maldade de alguém, eu acho que todas essas criticas contra mim são próprias do momento político, mas acho que eu supero tudo isso, minha historia é bastante compactar minha historia é bastante intensa, então não é o discurso de um pré-candidato que vá destruir, que vá fazer eu descer nas pesquisas.
05As pesquisas que já foram feitas mostram o senhor sempre na frente, no grupo das oposições o senhor atribui a que esse desempenho?
PL É aquilo que já falei, o povo de Pinheiro conhece minha história, a história se faz com trabalho, a história se faz com o tempo, e não se pode destruir rasgando as páginas da história, não, ela fica em nossas memórias. Essa influência é fruto de um trabalho. Eu fui prefeito dez anos tenho um trabalho que até hoje meus adversários não conseguiram destruir. Mesmo querendo tirar meu nome de obras etc.; mas não conseguem destruir. - Taí a Praça do Centenário o Prédio da Câmara, da Prefeitura, o próprio Babaçu, enfim muitas obras que construir, mas naquele tempo não tinha televisão, e se tivesse eu não iria usar o dinheiro da prefeitura para fazer promoção pessoal minha, então por isso que algumas pessoas dizem que Pedro Lobato não fez nada, mas está ai! Não conseguiram destruir o que eu fiz então é esse trabalho que não se destrói com facilidade é que mantém meu nome em primeiro lugar na pesquisas, eu até o momento permaneço firme em meu trabalho, ainda não cair em campo, não fiz churrasco não fiz comício não fiz jantar não fiz nada para atrair ninguém, mas eu sou firme eu continuo dizendo que minha historia é o meu maior cabo eleitoral meu passado político é o grande empreendedor da minha campanha isso prova mais uma vez que meu trabalho que faz eu me manter bem nas pesquisas.
06. A um reclame por parte de alguns correligionários que o senhor ao contrario dos seus adversários não estaria fazendo nem um tipo de campanha? Isso é alguma estratégia?
PL. PL. Até certo ponto eu acho que sim porque, veja bem, o que acontece com os outros pré-candidatos eles vão para reunião deles, vão para os churrascos para os almoços para os encontros enfim, então eles ficam tentando subir derrubando os outros, falando mal do Pedro Lobato, falando mal deste ou daquele e eu estrategicamente preferir me recolher porque eu tenho certeza que o meu nome será o primeiro lugar nas pesquisas, meu nome é o nome mais forte que tem para ser o candidato a prefeitura de Pinheiro, e eu vou precisar desses companheiros que hoje falam de mim, então eu não vou falar deles porque amanhã eu tenho certeza que eles vão estar do meu lado e vai ficar ruim deselegante desagradável agente falar mal de uma pessoa, e amanhã ficar junto, por isso eu me recolhi me retrair um pouco talvez pode até ter sido um erro mas estrategicamente eu me preparei pesando nesse sentido porque amanhã eu vou precisar deles, vou precisar de todos eles para nossa campanha aqui em Pinheiro, e eu tenho a Consciência que só se ganha a eleição unidos e eu não vou cuspir no prato que eu vou comer de jeito nenhum!
07 Na sua administração não existia SUS, FUNDEF, era só Fundo de Participação como é que funcionava, o que deu pra fazer?
PL. Deu fazer muita coisa, eu lembro bem que, eu fui um dos campeões, a historia ela é assim, os mais Jovens talvez ainda não tenham lido bem a historia recente de Pinheiro, mas aqueles um pouco mais velhos se lembram que eu fui o prefeito até hoje, mesmo sem ter televisão para dizer isso que mais construiu escolas, fiz escolas funcionar em Pinheiro, enquanto hoje se constrói escolas núcleos e se destrói uma serie de escolas, eu, em cada povoado, levava a escola ao aluno não trazia o aluno a escola, então naquela época construir mais de 100 salas de aula no município de Pinheiro com a ajuda do incansável Pe.Risso muitas vezes levando materiais, tijolos em lombos de animais. Naquela época era chamado de ginásio que é o segundo grau hoje, e que não tinha aqui, o município não tinha, Pedro Lobato implantou, não só aqui na sede, mas nos povoados de Bom Viver, de Paraíso, de Pedro do Rosário, Pimenta em Pacas, um trabalho assim hercúleo porque nós não tínhamos condições que se tem hoje, o trabalho nosso era feito com recursos do município, com o FPM veja bem, nós administrávamos com dificuldades, mas a coisa funciona assim... No momento em que o administrador não mistura os recursos do município com os bens particulares ele administra! Eu nunca me utilizei do dinheiro da prefeitura por isso dar, agora aquele cidadão que chega para desviar o recurso da prefeitura em seu bem próprio ele não vai fazer nada, e eu tenho a honra e falo isso de cabeça erguida e o povo de Pinheiro me conhece, conhece a minha história de que eu empregava o dinheiro da prefeitura em benefício da cidade por isso eu construir tanta escolas, várias praças e uma serie de prédios que meus adversário não conseguiu destruir. Apenas com o FPM, e Pinheiro tinha uma área bem maior, tinha a área que pertencente aos dois municípios desmembrados de Pinheiro. Naquela época eu administrava além de Pinheiro, Presidente Sarney e Pedro do Rosário apenas com um Fundo de Participação e se os dois povoados foram elevados a categoria de cidade foram porque eu implantei trabalho de infra-estrutura nesses dois povoados, porque senão eles ainda eram os mesmos Pimenta e Pedro do Rosário.
08. A saúde e a segurança em Pinheiro hoje é um caos o que fazer para melhorar?
PL. Veja bem, naquela época que eu fui prefeito nós tínhamos quatro hospitais funcionando, quatro hospitais de médio porte, hospital de médio porte é aquele que tem 50 ou mais leitos, hoje tem apenas um capenga, que mais parece um lixeiro humano, quando fui prefeito já tinha o SUS e o hospital de Zé Genésio que era meu adversário eu em nem um momento tirei uma AIH do hospital dele. Porque tirando ia fechar o hospital dele e eu não estaria prejudicando ele, mas quem? – a população de Pinheiro carente, então na minha administração você tinha quatro hospitais, as pessoas tinham opções de escolher e hoje só tem o Antenor Abreu e diga-se de passagem é o pior hospital que publico que eu conheço na minha vida, ali não se trata pessoas parecem que tratam animais, eles não querem saber o tipo de tratamento eles querem saber da quantidade de atendimento, então na minha administração foi implantado o primeiro programa de Agentes de Saúde, o primeiro Conselho Municipal de Saúde, nós começamos a Municipalização da Saúde, nós tínhamos atendimento nos Bairros nós tínhamos atendimento volante, naquela época nós tínhamos quatro hospitais, bons médicos, hoje é essa indecência que está ai. – A segurança agente vê em Pinheiro os crimes acontecendo ai de forma bárbara, eu no meu governo, me reunir com o Juiz de direito Dr. Sauhaia com o comandante de Policia Militar que era o cap. Agostinho, com o Promotor de Justiça o já falecido Dr. Dantas, nós nos reunimos e traçamos um estratégia de trabalho em conjunto para que a Justiça pudesse andar, com que as coisas pudesse andar, então como é que funcionava. A prefeitura entrava com uma parte, entrava com carros, com combustível, com pessoal o Delegado que prendia fazia o inquérito encaminhava para o MP o Promotor se comprometia de fazer a denúncia no prazo certo e o Juiz julgava, a coisa funcionava. Hoje é diferente é um puxando para outro, e não pode funcionar bem o Sistema de Segurança se não for integrado a Justiça a Policia a Prefeitura juntos. Hoje o que se ver é esse absurdo a cocaína, a mela, naquele tempo não se ouvia falar de assaltos assassinatos etc.
09. Hoje um candidato para concorrer não pode ter pendência nem uma com o tribunal de contas, as suas contas foram aprovadas?
PL. Isso é um atestado da minha idoneidade da minha honestidade, eu Pedro Lobato em dez anos nunca tive uma prestação de conta rejeitada pelo Tribunal de Contas, nunca! Todas estão aprovadas tanto pelo TCU e pela Câmara Municipal de Pinheiro. Todas as minhas prestações de contas graças a Deus graças a minha honestidade e ao grupo que trabalhou comigo não tenho nem uma pendência junto ao Tribunal de contas ou na Câmara de Vereadores
10. Quem é Pedro Lobato?
PL. Uma pessoa bacana, cabeça aberta mais jovem que meu corpo mais jovem de que muitos corpos novos que andam por ai querendo renovação, que vive para o trabalho, hoje sair da minha casa por volta das sete horas da manhã, já é cinco da tarde ainda estou aqui sem intervalo para o almoço. È esse trabalho que quero desenvolver na prefeitura assim foi quando eu administrava a prefeitura, eu sempre atendi povo na prefeitura quando fui prefeito, tenho hora para chegar não tem para sair. Assim sou eu, não gosto de brigas não tenho inimigos não gosto de confusão, esse é Pedro Lobato. Finalizando quero aproveitar para convidar a todos, para a nossa Pré-convenção que será no ZOOM neste sábado dia 24, espero que todos estejam lá, os amigos, os não, os simpatizantes o povo que vai me dar apoio lá será oficializada a minha pré-candidatura rumo à prefeitura de Pinheiro rumo à vitória.

Nenhum comentário:

Secretários deixam cargos para disputar eleições municipais de Pinheiro

  O Prefeito Luciano Genésio, anunciou a troca de alguns secretários municipais, que deixarão seus cargos para disputar as eleições municipa...