terça-feira, 29 de janeiro de 2019

NA RETA FINAL DA ELEIÇÃO PARA PRESIDENTE DA FAMEM, ERLÂNIO XAVIER MANTÉM O FAVORITISMO

Prefeito de Igarapé Grande, Erlânio Xavier é apontado com futuro presidente da Famem
Faltando apenas dois dias para a eleição do novo presidente da Federação dos Municípios do Maranhão para o biênio 2019/2020, o prefeito de Igarapé Grande, Erlânio Xavier (PDT), continua aglutinando forças e caminhando a passos largos para vencer a disputa que trava com o atual presidente da entidade, prefeito de Tuntum Cleomar Tema (PSB),
Embora  Tema afirme que conta com a adesão de 105 prefeitos ao seu projeto de continua no comanda da Famem por mais dois anos, o fato é que poucos políticos engajados na eleição acreditam em tal milagre e atribuem a rejeição do atual presidente a falta de transparência da gestão que está se encerrando.
A campanha da chapa “Humberto Coutinho – A Famem é Nossa”, encabeçada por Erlânio reclama o cumprimento de um acordo feito na eleição passada e que motivou o consenso em torno da eleição de de Cleomar Tema. Na coletiva que concedeu semana passada, o prefeito de Igarapé Grande cobrou o cumprimento do acordo e condenou a atitude do prefeitos de Tuntum.
Erlânio explica que sua candidatura já era prevista porque na última eleição, já havia uma pretensão de alguns prefeitos da própria chapa, inclusive ele, de se candidatar à presidência da Federação. “Mas, mediante acordo com o prefeito Cleomar Tema, nós abrimos mão da candidatura para que ele fosse candidato único, em contrapartida ele se comprometeu a não ser candidato à reeleição nesse próximo pleito de 2019-2020”, observou o prefeito de Igarapé grande.
Integrantes da chapa “A Famem é Nossa” reclamam nos bastidores a falta de uma atuação mais arrojada da entidade e defendem a reativação da Escola de Gestão Pública, com a oferta regular e contínua de cursos aos gestores municipais e suas equipes; a inclusão no Portal da Transparência da prestação de contas da entidade; a realização de encontros regionais com palestras de profissionais nacionais sobre temas relacionados à gestão pública; a construção de uma sede própria e implantação de uma subsede na Região Tocantina.
Sem nada de novo a oferecer, até aliados do prefeito de Tuntum tentaram convencê-lo a cumprir o acordo de não disputar a reeleição, mas como ele permanece irredutível em sua decisão de concorrer, mesmo sabendo do elevado índice de rejeição de sua gestão, corre o risco de ser massacrado. “O Tema está para guilhotina que ele mesmo armou”, disse um prefeito ao blog sob a condição de anonimato.
Dos 217 prefeitos existentes no Maranhão só 195 estão aptos a votar e as projeções continuam indicando franco favoritismo de Erlânio Xavier, que afirma contar com o apoio de 160 prefeitos. Tema por sua vez diz possuir a adesão de 105 chefes de Executivos municipais, mas nos bastidores da eleição da Famem são fortes os comentários de o presidente esteja blefando e que sua permanência da presidência encerar quarta-feira 30 de janeiro, data em que acontecerá a eleição da nova diretoria da Federação dos Municípios do Maranhão.

Nenhum comentário:

Secretários deixam cargos para disputar eleições municipais de Pinheiro

  O Prefeito Luciano Genésio, anunciou a troca de alguns secretários municipais, que deixarão seus cargos para disputar as eleições municipa...