quinta-feira, 6 de julho de 2017

Governo dá início às primeiras atividades na Casa de Apoio Ninar

As primeiras atividades na Casa de Apoio Ninar tiveram início nesta quarta-feira (5). No espaço, já estão sendo realizados exames de vídeo eletroencefalograma (vídeo EEG) e reuniões com os profissionais de saúde que atuarão no projeto. A Casa de Apoio Ninar, equipamento mantido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), oferece acolhimento e atendimento às crianças com problemas de neurodesenvolvimento e suas famílias.

Os usuários do novo espaço, entregue na última terça-feira (4), começaram a ser atendidos com os primeiros exames de vídeo eletroencefalograma que já estão sendo executados. O procedimento é o primeiro no estado que realiza, ao mesmo tempo, o monitoramento da atividade cerebral e do comportamento físico do bebê durante o exame. O eletroencefalograma já é disponibilizado no Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, mas na Casa de Apoio o procedimento é realizado com o apoio do vídeo, que contribui para a emissão de um laudo mais preciso.


“Este exame exibe toda a atividade cerebral, além disso, vão ser monitoradas tanto a parte elétrica do cérebro quanto a parte clínica do paciente, que no caso é a filmagem dele.  O resultado é laudado pela neuropediatra. Esse procedimento é importante porque é capaz de detectar se a criança tiver algum evento durante o exame, algum tipo de crise”, disse a enfermeira, Thassia Ribeiro.

O primeiro a passar pelo exame foi Matheus Sales, de onze meses.
A mãe, Marineide Freitas Sales, e o bebê são do município de Amarante. “Há dois meses começamos a ser atendidos no projeto Ninar. Fomos encaminhados para fazer o exame aqui na Casa de Apoio e, como temos uma rotina intensa, achei muito prático. Achei a casa muito bonita e acho que vai ajudar tanto os bebês quanto as mães, pois a assistência no interior não é desse porte. Já estou aguardando o momento de passar pela casa e aprender coisas novas com os profissionais daqui”, contou Marineide.   

Capacitação

Além dos exames, grupos de profissionais que atuarão no projeto estão sendo capacitados e planejam as atividades que serão executadas no espaço.
O objetivo da reunião dos profissionais é proporcionar um atendimento de qualidade aos usuários da Casa de Apoio Ninar. Enquanto psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais, recepcionistas e auxiliar administrativo estão passando por treinamento na área de qualidade do atendimento, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e fisioterapeutas elaboram um planejamento com as atividades que envolverão as crianças e suas famílias.

“Todos os profissionais da área de reabilitação estão capacitados e conhecem o fluxograma da casa, que, inclusive, foi elaborado por toda a equipe. Estamos reunindo agora para discutir as atividades específicas que serão realizadas a cada dia”, afirmou a terapeuta ocupacional e coordenadora da equipe de reabilitação, Valéria Ferreira. “Com o treinamento dos demais profissionais, almejamos um bom atendimento aos pacientes”, destacou a coordenadora administrativa do Instituto Acqua, Kelly Cristina Cunha.

Nenhum comentário:

Chuvas já desabrigaram mais de 940 famílias no MA; desalojadas ultrapassam 2.600

Os temporais das últimas semanas já deixaram mais de 940 famílias desabrigadas no interior do Maranhão, além de 2.663 desalojadas – segundo ...