domingo, 18 de junho de 2017

Governo comemora 100% de adesão dos municípios ao Programa Saúde na Escola

Mais de 1,3 milhão de estudantes serão beneficiados com o Programa Saúde na Escola (PSE) após a adesão dos 217 municípios maranhenses. Apenas o Maranhão e o Amapá, com 16 municípios, tiveram êxito na adesão da totalidade dos seus municípios. Em função disso, o prazo da adesão foi prorrogado até o dia 23 de junho.
O Programa dos Ministérios da Saúde e da Educação garante investimentos para execução de ações de prevenção de doenças e promoção da saúde nas escolas públicas estaduais e municipais de todo país, por meio dos profissionais da Estratégia de Saúde da Família.
A Coordenação Estadual do Programa Saúde na Escola, vinculada as Secretarias da Saúde e da Educação do Maranhão, articulou junto às secretarias municipais de educação e saúde as ações a serem executadas pelo período de dois anos nas 7.486 escolas públicas e 2.642 creches que participam da pactuação no estado. O planejamento prévio é condição necessária à adesão ao PSE.
“As ações são planejadas levando em consideração a peculiaridade daquela unidade escolar, observando o contexto social e comportamental do grupo. Vai além de atualizarmos a carteira de vacinação. As ações de promoção e prevenção da saúde visam a garantia de um ambiente escolar saudável por meio das estratégias adotadas pelo PSE”, explica a coordenadora estadual do Programa Saúde na Escola da SES, Patrícia Veras.
Por meio do PSE, as equipes da Estratégia de Saúde da Família desenvolverão atividades de prevenção de DST/AIDS e prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas. Haverá também promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos; incentivo a atividade física e lazer nas escolas; e ainda atividades de prevenção das violências. Também serão identificados educandos com possíveis sinais de agravos de doenças, como hanseníase e tuberculose. Os estudantes participarão de avaliação de saúde bucal e aplicação de flúor, dentre outras atividades.
Este ano, a adesão ao Programa Saúde na Escola ocorreu entre os dias 30 de abril e 14 de junho.

Nenhum comentário:

Secretários deixam cargos para disputar eleições municipais de Pinheiro

  O Prefeito Luciano Genésio, anunciou a troca de alguns secretários municipais, que deixarão seus cargos para disputar as eleições municipa...